Na nossa redação realizamos diariamente operações de Fact Checking, ou seja, a verificação das notícias e temas abordados, visando verificar a validade do que foi escrito.

Nosso trabalho de Fact Checking parte da avaliação de fontes: para interceptar notícias e assuntos contamos com fontes confiáveis, com certo grau de autoridade no assunto e de reconhecida confiabilidade. Distanciamo-nos de todos aqueles sites cujo objetivo é criar sensacionalismo com base em notícias vazias e inúteis.

Comparar fontes é outro método que usamos para testar a veracidade de notícias e argumentos: não basta que um site declare algo, queremos ter certeza de que o fato é compartilhado e contado por vários meios de comunicação confiáveis, pelo menos aqueles que devem ser objetivos e que não se baseiam na opinião pessoal.

Contamos com uma das mais famosas ferramentas externas independentes para avaliação de itens com base na confiabilidade e temos orgulho de poder confirmar que sempre recebemos excelentes feedbacks de suas avaliações.

Queremos que os nossos leitores tenham a oportunidade de verificar por si próprios a veracidade do que dizemos nos nossos artigos, razão pela qual são frequentemente incluídos nos artigos links para estudos, investigações ou órgãos governamentais, que ajudam o leitor a reconstruir o percurso no qual nos baseamos para escrever o artigo.

Tudo isto não significa que nunca estejamos errados: a verificação de fatos é uma atividade prática e não isenta de margem de erro. Para cumprir o nosso objetivo de fornecer informações verdadeiras e precisas, a contribuição que os próprios usuários podem dar é de um valor precioso: se houver algum erro em nossos conteúdos, seja um erro de digitação ou dados incorretos, teremos prazer em fazer as correções necessárias mediante notificação. Por esse motivo, elaboramos uma “política de correções” que permite a qualquer pessoa comunicar um erro enviando um email para m.renzi@psycode.it .