9 truques para dar nova vida a seus móveis antigos e danificados
O passar do tempo deixa marcas em todos os lugares, até nos móveis que temos em casa: ferrugem, rachaduras no couro dos sofás ou manchas teimosas no estofamento são evidências do uso diário dos objetos que temos em nossas casas. Embora muitas vezes nos pareça que uma peça de mobiliário que esteja muito maltratada precise ser substituída, na realidade nem sempre é esse o caso.
Antes de comprar móveis novos, você pode tentar empregar uma série de técnicas práticas para dar uma segunda vida a eles. Aqui estão 9 dicas que você pode testar.
1. Remover as manchas gordurosas da tapeçaria
Antes de decidir trocar o estofamento ou jogar fora um sofá que ainda está em bom estado, mas com manchas de sujeira oleosa e gordurosa, experimente esfregar com giz e remover tudo com um pano úmido.
2. Contra as rachaduras nos sofás de couro
Se não for tratado com regularidade, o couro de um sofá pode se danificar e apresentar rachaduras que o tornam muito desagradável esteticamente, mas existem kits de reparação com o chamado couro líquido, com os quais você poderá fazer seus móveis voltarem a brilhar. Para a manutenção de rotina, lembre-se de limpar com um leite nutritivo.
3. Contra a ferrugem
As formações de ferrugem mais superficiais podem ser tratadas com um ácido não muito forte, como o contido no suco de limão. Basta cortar um limão ao meio e esfregar nas partes afetadas e, em seguida, passar uma esponja ligeiramente abrasiva umedecida com água. Se são móveis que você pode desmontar, coloque em uma bacia com água e suco de limão por um tempo e depois passe por cima uma esponja de aço.
4. A superfície danificada de uma mesa de centro ou mesmo a porta de um armário podem se tornar um quadro-negro
Se a porta de um armário ou uma mesa de centro estão danificados de tal forma que nem mesmo lixar e repintar seria capaz de restaurar sua aparência original, por que não aplicar uma camada de tinta efeito quadro-negro e fazer um lugarzinho onde os pequenos artistas de casa possam treinar suas habilidades?
5. Para tratar a superfície danificada de um parquet
Quando o parquet estiver danificado por manchas superficiais, trate-o com uma mistura composta por um quarto de óleo e três quartos de vinagre: basta derramar um pouco sobre um pano e esfregar o chão para que fique novamente brilhante.
6. Para usar velhos azulejos
Se sobrar ladrilhos de alguma obra em casa, você pode usá-los para fazer uma linda mesa, só precisa de cola e um móvel novo com um aspecto rústico.
7. Para camuflar os arranhões da madeira
Contra os arranhões mais leves da madeira há uma solução que talvez nem todos conheçam e que consiste em esfregar com firmeza um miolo de noz na parte danificada. Depois de ter umedecido um pano macio, passe sobre os arranhões: parece que os restos da noz e o óleo produzido pela fruta podem selar o arranhão.
8. Para dar vida nova aos velhos móveis
É a solução mais comum, mas nem sempre pensamos nisso: colorir um móvel antigo que não gostamos mais com algumas demãos de tinta pode ser a solução para deixá-lo diferente e dar um toque de novidade ao ambiente.
9. Mudar alguns detalhes
Quando temos um móvel há muito tempo, ou talvez seja um presente que não podemos recusar, mas que não gostamos muito, antes de nos livrarmos dele, podemos sempre pensar em uma pequena reforma: mudar detalhes como o alças, adicionando toques de cor aqui e ali ou aplicando recortes de papel de parede, podem mudar a aparência da peça de mobiliário e transformá-lo em algo que realmente gostamos.
Às vezes, uma pequena modificação como essa é o suficiente para dar uma atmosfera totalmente nova a uma sala!