10 truques para limitar o problema de poeira em casa e passar menos tempo limpando
Em qualquer casa, a poeira e os pequenos fragmentos de sujeira que se depositam todos os dias em todas as superfícies são inimigos a serem enfrentados em qualquer época do ano. Esses detritos permanecem suspensos no ar e podem causar problemas respiratórios, e se livrar deles completamente significa ter que tirar o pó constantemente.
Aqui está uma série de precauções a serem implementadas habitualmente a fim de limitar a produção de poeira em casa.
1. Não use sapatos em casa
Andar na rua significa acumular muita sujeira sob as solas dos sapatos que inevitavelmente trazemos para dentro de casa, e isso é ainda mais verdadeiro se tivermos um jardim. Assim, se acostumar a deixar o calçado que usamos para sair na entrada de casa e trocá-lo por chinelos confortáveis para serem usados apenas dentro, reduzirá consideravelmente a sujeira que se acumulará no chão.
2. Não use tapetes grossos ou com pelos longos
Os tapetes são receptáculos de poeira e sujeira, principalmente os muito grossos ou de "pelo longo", mesmo que sejam limpos periodicamente com aspirador de pó, nunca conseguimos nos livrar completamente da poeira: quem andar ou se sentar sobre eles irá colocar inevitavelmente a poeira em circulação, poeira essa que se acumula nas superfícies circundantes, por isso é melhor evitar o seu uso.
3. Lavar os lençóis com frequência
Um pouco como os tapetes, grandes quantidades de sujeira se escondem até mesmo entre os lençóis, constituída principalmente de pele morta que carrega muitos ácaros. Por isso, devem ser trocados uma vez por semana.
4. Umedecer o ar
Se o ar da casa estiver muito seco, a quantidade de poeira nos ambientes aumenta, por isso é bom umedecer o ar com aparelhos especiais ou com remédios caseiros, como a água fervente sem cobrir a panela ou deixar as roupas secarem no varal.
5. Limpar o aspirador de pó
Na utilização do aspirador, a primeira regra é manter sempre o contentor que recolhe a sujeira limpo, para que a própria máquina não entupa, espalhando mais sujeira do que removendo!
6. Escovar os animais ao ar livre
Se você tem um jardim, a melhor coisa a fazer para evitar que pelos de gato e cachorro encham sua casa é escová-los regularmente ao ar livre. Mesmo sem área verde disponível, escovar o pelo muitas vezes ajuda a concentrar a queda de pelos em momentos (e locais) limitados, pois você já terá tirado todos os pelos mortos.
7. Limpe as grades de ventilação
Muita poeira se deposita nas grades de ventilação, principalmente nos banheiros, que depois se espalha para o ambiente com o fluxo de ar: portanto, é aconselhável limpá-las periodicamente, desmontando-as sempre que possível, ou usando um pano úmido ou um eficaz aspirador de pó.
8. Evitar a bagunça
Quanto mais as superfícies estiverem bagunçadas e cheias de objetos, mais difícil será limpá-las de todo o pó que se acumula sobre elas: se você não quiser tirar o pó todos os dias, evite encher prateleiras e mesas com muitos enfeites.
9. Conter o acúmulo de pó durante o trabalho
A dedicação a projetos do tipo faça você mesmo, principalmente quando se trata de trabalhar com madeira, gera acúmulos de resíduos como a serragem que é facilmente transportada para outros ambientes, aumentando o problema de depósitos de poeira. Um aliado eficaz nestes casos pode ser o aspirador de cinzas para fogões, capaz de retirar detritos maiores do que os que eliminamos com os aspiradores, sem nos preocuparmos em entupir o aparelho.
10. Limpar regularmente cortinas e persianas
Como todos os tecidos e superfícies que ficam expostos na casa, o tecido das cortinas ou as ripas das venezianas são receptáculos de poeira, e é bom lavá-los com frequência. Se o tecido permitir, as cortinas podem ser lavadas na máquina de lavar, caso contrário terá de recorrer a serviços profissionais. Quanto às venezianas, será suficiente limpá-las com um pano úmido.
Experimente esses truques e você verá que terá que lutar com o pó com muito menos frequência do que o normal!