10 métodos do tipo "faça você mesmo" para se livrar do mau cheiro dos sapatos de maneira fácil e eficaz
De todas as peças do nosso cotidiano, o calçado é o que mais facilmente pode emanar maus odores, geralmente devido à umidade que também favorece a proliferação de bactérias.
Se forem calçados esportivos ou os mais confortáveis e de uso frequente, nos quais os nossos pés suam diariamente, é ainda mais necessário tomar medidas para evitar que fiquem com um odor desagradável. Quando não basta mantê-los em locais ventilados e expostos ao sol, existe uma série de remédios que são úteis, dependendo do tipo de calçado e da gravidade do "problema".
1. Tênis de lona e tênis esportivos
São os modelos mais simples de lavar, porque podemos colocá-los na máquina de lavar (mas nunca com temperaturas muito elevadas para não danificar as partes de borracha). Para que os odores desapareçam, podemos também colocar um copo de vinagre branco no cesto e, quando terminar a lavagem, é bom deixar secar ao ar livre.
Outro remédio para esse tipo de calçado é preparar uma bacia com água quente e adicionar 4 pastilhas efervescentes para dentaduras, esperar que se dissolvam completamente e inserir o calçado durante 2 ou 3 horas, depois secar ao ar livre.
2. Sapatos de couro
Misture em um borrifador meia xícara de água, meia xícara de vinagre branco e cinco gotas de óleo essencial de tea tree, borrife o interior do sapato sem abundar e deixe secar ao ar livre.
3. Solas e palmilhas de cortiça
Muitas sandálias e outros calçados de verão têm sola de cortiça, e a melhor forma de desodorizá-las é fazer um pó caseiro com 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa de amido de milho e cinco gotas de óleo essencial de sua preferência. Basta polvilhar um pouco desse pó nas solas dos sapatos, deixar descansar durante a noite e sacudir tudo na manhã seguinte antes de usá-los novamente.
4. Solas internas
Para palmilhas removíveis: lave com água morna e sabão, esfregando bem para tirar toda a sujeira. Jogue fora a água e encha a pia ou bacia novamente com dois copos de água e um de vinagre e deixe as palmilhas de molho por 10 minutos, depois enxágue bem, pressione-as entre as bordas de uma toalha para remover a umidade e permitir que seque por 24 horas antes de colocá-las de volta nos sapatos.
Para palmilhas não removíveis: prepare uma solução de água com vinagre branco destilado ou álcool e passe dentro do calçado, ou molhe algumas bolas de algodão e coloque durante a noite no calçado e deixe secar completamente ao ar livre depois.
5. Desodorante todos os dias: com bicarbonato, café ou chá
Se você deseja manter os odores ruins sob controle diariamente, existem três soluções alternativas para você tentar:
- Bicarbonato de sódio: polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio no interior do sapato e deixe descansar durante a noite, sacudindo o resíduo na manhã seguinte.
- Saquinhos de chá: pegue saquinhos novos e coloque-os no sapato por um dia inteiro. Eles vão deixar um ótimo cheiro.
- Café moído: a solução para aqueles sapatos que você usa com menos frequência, que podem cheirar a velhos por estarem muito tempo guardados. Basta preencher saquinhos com borra de café (bem secas) e colocá-los no sapato, mantendo-os assim por até um mês.
6. Congelar os sapatos
Certifique-se de que seus sapatos estejam secos, coloque-os em um saco hermético e leve ao freezer por 24 horas. Antes de voltar a utilizá-los, devem estar completamente descongelados e secos, mas já não irão cheirar mal!
7. Lenços para a secadora
Um método um pouco mais longo, mas eficaz: todas as noites, por duas ou três noites seguidas, coloque lenços para a secadora nos sapatos. Provavelmente, eles terão neutralizado quaisquer odores ruins, deixando um cheiro agradável e de sapato limpo.
8. Talco, serragem ou arei para gatos
Deixe um pouco de talco nos sapatos durante a noite e sacuda-o na manhã seguinte - um remédio fácil e barato. A mesma técnica funciona com sacos de serragem, que vão deixar um cheiro muito agradável. E se você não tem bicarbonato de sódio ou talco em pó, experimente a areia a caixinha dos gatos!
9. Desodorante com óleos essenciais, raspas de limão
Derramar três ou quatro gotas de óleos essenciais nos sapatos, quando eles não estão com um cheiro muito ruim, é a melhor maneira de desodorizá-los. Escolha essências perfumadas frescas, como lavanda, limão ou tea tree para uma sensação de maior frescor.
Os óleos essenciais também podem ser usados para fazer sprays "faça você mesmo": misture álcool desnaturado, vinagre de maçã e algumas gotas de óleo de limão e borrife nos sapatos conforme necessário.
Uma solução ainda mais natural é usar as raspas de limão, que devem ser deixadas dentro do sapato durante a noite.
10. Limpeza à vapor
Um método muito rápido envolve o uso de um limpador à vapor: basta inserir o bico em cada sapato e deixar por 30 segundos, e depois deixar secar completamente ao ar livre.
Com esses truques você pode dizer adeus aos maus odores nos sapatos!