8 dicas úteis para cuidar da limpeza dos cantinhos mais difíceis e negligenciados da casa
Limpar nunca é um grande prazer, mas certamente existem espaços e cantinhos da casa que são muito mais difíceis do que outros, e por isso acabamos por negligenciar muito mais. É o caso, por exemplo, da sujeira que se acumula nos rodapés, nas grades que cobrem os ventiladores ou talvez nos nossos abajures.
Para cada uma dessas superfícies é bom proceder com uma limpeza periódica, e para cada uma delas existem métodos eficazes que é sempre bom termos em mente.
1. Rodapé
Mesmo que nos preocupemos em aspirar constantemente esses lugares da casa, é provável que - especialmente em alguns lugares - a sujeira se acumule e permaneça incrustada. Para limpá-lo, basta preparar um balde de água morna com um pouco de detergente, molhar um pano velho e esfregar no rodapé.
Se o rodapé for de madeira não tratada, é melhor preferir produtos adequados para madeira ao invés do detergente.
Nos casos de sujeira muito teimosa, que você tenha que esfregar um pouco mais agressivamente, sem danificar o rodapé, experimente uma esponja de melamina. Para todos os cantinhos, use uma escova de dentes velha. Lembre-se sempre de secar com um pano seco.
2. Ventiladores e lustres
Depois de remover a maior parte da sujeira com um aspirador de pó (de preferência com o acessório escova), limpe as superfícies com um pano levemente umedecido. Para os ventiladores de teto, existe um remédio caseiro muito usado, que consiste em amarrar uma fronha velha em cada lâmina e acionar o ventilador de forma que o próprio movimento faça cair a sujeira, imediatamente capturada pela própria fronha.
3. Os interruptores
Assim como os rodapés, muita sujeira também é depositada periodicamente nos interruptores. Além disso, pelo uso que fazemos deles, são superfícies cheias de bactérias, por isso é recomendável a utilização periódica de lenços desinfetantes. Caso queira limpar com um produto em spray, deve sempre borrifar em um pano e nunca diretamente no interruptor.
Para alcançar as lacunas e cantos difíceis, você pode usar cotonetes (melhor se umedecidos com um produto desinfetante).
Esse tipo de limpeza é válido apenas para as superfícies e esquadrias externas, e deve ser realizada de forma a não permitir a infiltração de umidade no interior do interruptor.
4. As portas
Mesmo que as vejamos todos os dias, nem sempre percebemos como as portas também estão sujas. Para a maior parte da poeira ou pelos de animais que se instala na superfície podemos usar o aspirador de pó, e somente depois proceder com um pano umedecido em água e sabão, prestando atenção a todas as molduras, a maçaneta e a parte inferior.
No caso da madeira nobre, é melhor usar produtos para madeira, e para os sinais que estragam uma porta pintada, a esponja de melamina pode ser útil.
5. Televisões e telas
A melhor solução é um pano de microfibra, mais do que suficiente quando a tela não está excessivamente suja. Se, por outro lado, você não conseguir remover toda a sujeira, borrife algumas gotas de água destilada no pano e esfregue suavemente com movimentos circulares.
6. Grades de cobertura de circuitos de ventilação
Embora seja muito chato ter que limpá-las, essas grades devem ser mantidas o mais livres de sujeira possível, para evitar que o fluxo de ar emitido pelos ventiladores faça poeira e outras partículas circularem pelo ar, nos obrigando a respirar a sujeira.
Desligue o sistema de ventilação, aspire a maior parte da sujeira e use um pano de microfibra para terminar o trabalho (de preferência enrolado em algo fino o suficiente para passar pelas aberturas da grelha). Para a sujeira mais persistente, use uma esponja de melamina ligeiramente umedecida.
7. Abajures
Periodicamente, um fino véu de poeira se acumula sobre os abajures e, não raro, até mesmo algumas teias de aranha podem aparecer. A maneira mais eficaz de remover tudo isso é passar um espanador.
8. Latas de lixo
As lixeiras, mesmo quando as forramos com sacos plásticos, acabam ficando sujas em pouco tempo e de uma forma muito chata. Quando chegar a hora de limpá-las, use luvas de borracha e use o jardim para enxaguar a sujeira com a mangueira. Caso precise fazer isso em casa, retire o maior volume de sujeira com papel toalha e vá para a banheira.
Encha o fundo da lixeira com água (de preferência quente) e vinagre. Feche e deixe agir por um tempo. Em seguida, com a ajuda de uma escova de cerdas duras, esfregue bem todas as paredes e a tampa e enxágue bem.
Bom trabalho!