10 truques criativos para deixar a sua casa imediatamente mais arrumada e organizada
A maior parte das tendências de mobiliário acabam por ficar antiquadas, pode acontecer que, passados alguns anos, nos encontremos em casa com um conjunto de soluções cujo design já não está de acordo com o que consideramos bonito e que ajuda a dar a impressão de que a casa parece "cansada" e desarrumada. Mas também algumas tendências contemporâneas, embora esteticamente atraentes, envolvem um pouco mais de trabalho em termos de gerenciamento.
Vale, portanto, considerar algumas pequenas reorganizações e substituições de peças nos vários espaços que servem para retirar aquela "pátina" de abandono e fazer com que cada cantinho da casa se destaque da melhor forma possível.
1. O sofá-cama
Se a casa é pequena, às vezes há quem prefira comprar um sofá-cama para ter mais espaço no quarto caso venham convidados. Porém, considerando que na maioria das vezes você mora sozinho e que essas estruturas não são muito confortáveis, além de não serem muito cômodas por terem que ser abertas e fechadas diariamente, é melhor investir diretamente em uma cama, mesmo que ocupe um pouco mais de espaço.
2. Sacolas de plástico
Embora seja preferível tentar eliminar as sacolas de plástico descartáveis, todos nós ainda usamos muitas delas. E o mínimo que podemos fazer é usá-las o maior número de vezes possível. Mas o problema é guardar esse tipo de sacola de uma maneira organizada.
Então, é melhor preparar dispensadores (você também pode fazer isso de várias maneiras), cestos ou caixas, para que essas sacolas fiquem organizadas dentro dos móveis.
3. Muitas caixas e cestos
Escolher caixas e cestos para arrumar as estantes ou as várias prateleiras é o primeiro passo para reorganizar essas superfícies, mas quando caixas pequenas ou médias são muitas, o impacto não é particularmente claro: é melhor usar menos recipientes, mas maiores, talvez com um bom acabamento e coloridas.
4. Muitas roupas no cabide
Colocar jaquetas, casacos e talvez até cachecóis e bolsas na entrada de casa (ou pior ainda nas costas das cadeiras e poltronas) é uma forte tentação a qual frequentemente cedemos. Mas a princípio, a menos que realmente haja muita gente morando na casa, não há necessidade de deixar mil casacos pendurados na entrada: deixe sempre apenas o mais usado naquele período do ano, e espaço livre para dar um maior impressão de ordem.
5. Sapatos
Ninguém gosta de ver pares de sapatos empilhados, mas infelizmente nem mesmo alinhá-los com ordem no chão é suficiente. Procure a melhor solução para montar uma sapateira - pode ser até uma do tipo faça você mesmo - nos vários ambientes onde os sapatos se acumulam em casa.
6. Espelhos grandes demais
É verdade que os espelhos ajudam a tornar os ambientes mais espaçosos e claros, mas quando eles são muito grandes e talvez ocupem uma parede inteira, eles não funcionam mais tão bem. Melhor optar por soluções pequenas, talvez até com espelhos grandes, mas não de parede inteira.
7. Prateleiras abertas
Principalmente na cozinha, a tendência de instalar prateleiras abertas para arrumar os utensílios, e não só, está se tornando cada vez mais popular: escolher o tamanho, o material e a cor certos enfeita o ambiente, mas também significa ter muito mais superfícies para serem limpas constantemente, para evitar poeira e teias de aranha. Portanto, se você quiser ter um pouco menos de trabalho com a limpeza, escolha armários fechados.
8. O espelho do banheiro
Ter um espelho grande no banheiro é muito cômodo, mas preste atenção em como arrumá-lo: é bom que a parte de baixo não desça até ficar atrás da torneira: é melhor levantá-lo um pouco (ou escolher um de um tamanho menor), para evitar todos aqueles respingos de água na extremidade inferior.
9. Abajures escuros
A menos que tenham um valor predominantemente decorativo (e portanto a iluminação real da sala é confiada a outros sistemas), evite abajures e lustres escuros ou muito coloridos, que não deixam passar muita luz.
10. O carpete
O carpete é uma solução muito adotada em países de clima frio, pois sem dúvida ajuda a manter a temperatura da casa, mas é um inferno mantê-lo limpo e em 99% dos casos sempre parece muito empoeirado ou manchado. Um piso de madeira ou piso frio é certamente a escolha que melhora muito o aspecto da casa e também facilita a limpeza.