Os métodos simples e caseiros para limpar as manchas deixadas pelos vasos no chão
Pode acontecer que, mesmo tendo o cuidado de não deixar a água sair dos pires das plantas que temos em casa, um pouco alcance o chão e com o tempo manche o piso. Geralmente se trata de manhas causadas exatamente pela água que, se não eliminadas imediatamente, são bastante difíceis de serem removidas.
Mas antes de recorrer a produtos químicos específicos, você pode experimentar alguns métodos caseiros, talvez primeiro testando em uma pequena parte da superfície a ser tratada para avaliar se o resultado é eficaz ou não.
Pisos frios (como de cerâmica, mármore, grés...)
1. Bicarbonato de sódio: em uma tigela pequena misture o bicarbonato com água para formar uma pasta macia e esfregue nas áreas a serem tratadas com uma escova de dente velha e depois lave com água quente.
2. Bicarbonato e limão: despeje o bicarbonato na área a ser tratada, corte um limão ao meio e esfregue na mancha, como uma esponja no bicarbonato, e depois lave com bastante água quente.
3. Vinagre: despeje meio litro de água quente e 100 ml de vinagre de vinho branco (melhor ainda se destilado) em um balde, molhe um pano e, com ele, limpe o chão. Enxágue com água morna. Você também pode tentar esse remédio em pisos externos, sempre testando primeiro apenas em uma pequena parte escondida.
4. Sabão de Marselha: dissolva um pouco do sabão em água quente e esfregue com uma esponja ou pano na área afetada. É um remédio que pode ser experimentado nos pisos mais preciosos e delicados, como os de mármore.
Pisos de madeira
No caso dos pisos de madeira, a questão fica um pouco mais complicada: as manchas no parquet são mais difíceis de serem removidas, por isso é preciso ter muito cuidado e, se não tiver certeza, pergunte a profissionais do setor. Se você quiser experimentar, antes de mais nada, você deve distinguir entre os vários casos:
- No caso de acabamento em cera: esfregue lã de aço grau "000" e cera sobre a mancha de água. Se isso não funcionar, você pode tentar lixar com uma lixa muito delicada (sempre tentando em um pequeno pedaço de piso primeiro) e, em seguida, limpar a área recém trabalhada com lã de aço grau "00" e aguarrás ou um detergente para pisos de madeira. Deixe secar e depois passe o corante (ou mesmo um renovador), a cera e o polimento à mão.
- Para acabamentos superficiais, entretanto, é necessário usar tanto detergentes quanto (nos pontos mais difíceis) esponjas específicas, por exemplo, aquelas para acabamentos de poliuretano.
- Se nenhum desses métodos funcionar, você pode tentar cobrir a mancha com um pano de algodão seco, passando em cima um ferro quente (sem vapor) por 2 a 3 segundos e, em seguida, passar um pano umedecido com álcool desnaturado, esfregando por alguns segundos.
- Para círculos ou manchas d'água: são manchas que penetraram mais profundamente, portanto, há duas opções:
A primeira é mergulhar uma escova de dentes em um alvejante e esfregar na área. Faça uma segunda vez após várias horas e deixe a área secar até o dia seguinte.
Caso contrário, terá de intervir na única peça de madeira, extraindo-a, lixando e reinserindo após o tratamento, se possível.
Pisos de cimento
Para pisos de concreto, existem várias soluções, dependendo do tipo de mancha a ser removida.
- Para os mais leves, experimente com detergente e água, passe um pano e enxágue.
- Se não funcionar, experimente com sabão em pó: molhe um pouco a área a ser tratada, borrife o sabão e deixe por 10 minutos, depois esfregue e enxágue. Antes de tentar outro método, tente repetir esta etapa mais de uma vez.
- Se a mancha permanecer, cubra com vinagre destilado, deixe agir por algumas horas (colocando mais se secar)
- O próximo passo é tentar uma solução de água e oxigênio ativo (o oxigênio deve ser a metade da água): aplique e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, esfregue com mais um pouco de água morna.
- A última proporção é o fosfato de sódio, que no entanto deve ser usado longe de crianças e animais: despeje um copo dele em 3,5 litros de água, deixe na mancha por 20 minutos. Na hora de enxaguar, se você estiver fora e a água escorrer para canteiros de plantas, atenção: é melhor secar tudo rapidamente, porque a substância pode ser letal para as plantas.
Um cuidado geral: lembre-se de usar luvas e manter o ambiente bem ventilado, especialmente quando usar produtos químicos.