Os truques dos profissionais para pintar qualquer ambiente com rapidez e eficiência
Pintar um ambiente é um trabalho cansativo que requer tempo e paciência, mas saber as dicas certas pode eliminar alguns atrasos e fazer você terminar o trabalho um pouco mais cedo. Basta se acostumar com algumas técnicas e se equipar imediatamente com todas as ferramentas necessárias e então, em um final de semana de trabalho, você poderá desfrutar de uma sala com um novo visual.
Obviamente, primeiro você precisa preparar o ambiente, depois tirar todos os móveis ou pelo menos arrumá-los no centro e protegê-los com um pano, e o chão, principalmente perto das paredes, também deve estar bem coberto. Na verdade, é impossível evitar a queda de gotas de tinta. Às vezes também é necessário consertar rachaduras ou outros problemas na parede. Então, prepare a parede como se deve, limpe tudo e depois pode iniciar a fase de pintura.
Antes de começar a pintar, despeje toda a tinta dos diferentes potes em um balde maior e coe para remover grumos.
Mesmo quando você compra todos os potes da mesma cor, eles podem ter algumas diferenças. Misturar todos imediatamente garante que você use sempre a mesma tonalidade. Também é possível que haja caroços, e que eles fiquem grudados na parede. Você terá que retirá-los manualmente e depois passar novamente o rolo... melhor perder algum tempo primeiro para eliminar os possíveis problemas.
Usando um pincel com as cerdas mais longas no centro e com um pouco de prática, você pode pintar as janelas rapidamente
Encha o pincel com tinta, depois passe-o na moldura da janela ficando a cerca de um centímetro do vidro, quando tiver "esvaziado" o pincel de cerca de metade da tinta, refaça os mesmos passos e preencha quase tocando o vidro. Isso evitará deixar riscos, que você terá que eliminar depois.
No canto entre o teto e a parede você pode criar uma espécie de rachadura usando uma espátula inclinada, que raspa o gesso do teto.
Isso é para garantir que, ao passar as cerdas da escova perto do canto, elas escorreguem para o recesso criado, em vez de sujar o teto.
Você pode até não usar fita adesiva para proteger batentes e janelas
Usando cuidadosamente um pincel modelado, você pode aprender a se aproximar dos batentes e das molduras das janelas sem sujá-los. Com os verticais é muito simples e não ter que protegê-los economiza muito tempo.
Mais uma vez, basta mergulhar o pincel na tinta, tirar o excesso e pintar a cerca de 1 cm de distância da moldura, e quando o pincel tiver despejado a maior parte da tinta na parede, aproxime-se com cuidado da própria moldura. E dê uma pincelada que se afasta dela, passando por cima da parte já pintada.
Cubra a tinta
Sempre que quiser fazer uma pausa, mesmo que por 10 minutos, lembre-se de fechar as tampas dos baldes de tinta ou usar papel alumínio para cobrir a tinta nas bandejas de rolos, para evitar que a pátina mais dura se forme na superfície e acabe nas paredes.
Se o trabalho demorar muito, ajude a manter a tinta fresca e úmida por mais tempo, adicionando produtos especiais
Eles são frequentemente chamados de "extender" e são usados para aumentar o tempo "livre de poeira" e a expansão da tinta.
Lubrifique bem o seu rolo
Além disso, se você precisar cobrir paredes muito grandes, invista nos rolos maiores com pinos em ambas as extremidades.
Sempre mantenha um cesto de lixo e uma lata de removedor de tinta por perto, para limpar rapidamente objetos que você sujou acidentalmente
A lata de lixo é útil para evitar que você ande pela casa carregando coisas sujas de tinta pelos outros cômodos: sempre há lixo para jogar fora durante essas obras.
A melhor ordem é: rodapés primeiro, depois o teto e finalmente as paredes
Por este motivo, é aconselhável cuidar dos rodapés no dia anterior, deixá-los secar perfeitamente, cobri-los (ao contrário de portas e janelas verticais, as superfícies horizontais quase certamente ficarão sujas) com fita adesiva (melhor uma que possa ser removida facilmente) e continue com o resto.
No dia da grande obra, cuide primeiro do teto: ele produzirá inevitavelmente uma névoa de tinta que acabará em todos os lugares, inclusive nas paredes... por isso é melhor trabalhar nelas por último.