Uso do vinagre na limpeza da casa: vamos ver em quais situações ele é útil e em quais deve ser evitado

por Roberta Freitas

22 Abril 2021

Uso do vinagre na limpeza da casa: vamos ver em quais situações ele é útil e em quais deve ser evitado

O vinagre branco (de vinho ou de maçã) é certamente um dos ingredientes culinários mais frequentemente utilizados para realizar muitas tarefas domésticas: seu componente ácido, de fato, é muito útil para dissolver e remover manchas de sujeira persistentes em muitas superfícies e para eliminar incrustações ou vestígios de calcário que que podem se formar no banheiro, na cozinha ou talvez até nos vidros das janelas, espelhos e muito mais.

A mesma acidez, entretanto, pode arruinar o acabamento de várias outras superfícies ou ser muito corrosiva para alguns tipos de tubos a longo prazo. Por isso, é bom lembrar em quais situações é possível usar o vinagre como aliado na limpeza e quando deve ser evitado.

Quando usá-lo

Quando usá-lo

pixabay

Para lavagem de roupas e limpeza da máquinas de lavar

Adicionar um pouco de vinagre à roupa é uma forma de neutralizar os maus odores. Ao contrário do que se possa pensar, de fato, o cheiro forte de vinagre não permanece nos tecidos, e mesmo quando lavamos roupas usadas para atividades esportivas ou que ficaram impregnadas com cheiro de fumaça, um pouco de vinagre adicionado ao tambor ou no compartimento do detergente (meio copo é suficiente, mas preste sempre atenção aos tecidos a serem lavados, certificando-se de que podem entrar em contacto com o vinagre) é uma solução econômica que pode ser experimentada.

O vinagre também ajuda a amaciar as roupas: a acidez do vinagre é suficiente para dissolver os resíduos de sabão alcalino (ou seja, a maioria dos detergentes para a roupa) que se acumulam entre as fibras dos tecidos, especialmente quando colocamos muito detergente, uma prática que devemos evitar. O tecido, portanto, fica mais macio ao toque. Talvez não para todos os ciclos de lavagem, mas de vez em quando, quando notar que as roupas parecem sair da máquina de lavar um pouco rígidas, pode adicionar meio copo de vinagre. Ou, você pode diluir 250 ml de vinagre em 3 litros de água e deixar as roupas de molho por uma hora antes de lavar.

Se quiser usar para deixar os brancos mais brilhantes, misture 130ml de vinagre, 130ml de suco de limão e 1 colher de sopa de bórax: você pode usar esta mistura na máquina de lavar (mesmo diretamente no tambor) ou dissolvê-la em 3 litros de água e mergulhar a roupa por uma hora antes de lavá-la.

Se você adicionar 130ml de vinagre na bandeja de detergente de vez em quando, o vinagre tornará as cores dos tecidos mais vivas.

O vinagre também limpa a própria máquina de lavar. Como a usamos com frequência ela entra em contato com sujeira, bactérias, resíduos de sabão. Ocasionalmente, portanto, além de limpar o filtro, lembre-se de lavar também o compartimento do detergente e o próprio cesto: você pode retirar o filtro e deixá-lo de molho em água com um pouco de vinagre (e desta forma você também removerá o calcário) e, em seguida, encher uma bacia com água quente e meia xícara de vinagre, usando a mistura com um pano de microfibra para lavar a bacia.
Além disso, uma vez a cada poucos meses, comece uma lavagem vazia inserindo 250 ml de vinagre na bandeja e selecionando um ciclo curto a 50° C de temperatura.

Se você notar que se formou mofo na vedação da porta, o que geralmente causa cheiros ruins até mesmo na roupa, pegue um pano de microfibra, umedeça-o com vinagre e limpe entre as dobras da vedação e, em seguida, polvilhe com uma colher de bicarbonato, deixe agir e enxágue com o pano úmido. Você também pode evitar o enxágue e, em vez disso, proceder à lavagem a com vinagre, conforme indicado. Depois, lembre-se de manter a porta sempre aberta por pelo menos meia hora após a retirada da roupa, para evitar a formação de mofo no futuro.

Creativo

Creativo

Fogões 

Se tiver uma placa de vidro, pode proceder à sua limpeza normal com vinagre. Sempre espere até que esteja bem frio, então encha um borrifador com vinagre e borrife na superfície, esfregando com um pano de microfibra umedecido com água e enxágue com outro. Você poderá desengordurar e evitar halos desagradáveis.

Se, por outro lado, houver incrustações mais persistentes, depois de borrifar o vinagre polvilhe as manchas com algumas colheradas de bicarbonato de sódio, se formará uma espuma por reação, que deverá deixar alguns minutos. Em seguida, molhe um pano com água quente, esprema um pouco e deixe no fogão por 15 minutos.
Há também quem use papel-toalha (opção um pouco menos ecológica), deixando-o embebido em vinagre sobre as manchas por cerca de 30 minutos. Após este período, retire tudo com uma esponja e finalize a limpeza novamente com um pano macio e vinagre. Após o enxágue, lembre-se sempre de secar, para evitar o menor vestígio de calcário.

O vinagre também é um excelente aliado para a limpeza das várias partes do fogão a gás: encha uma bacia com água quente, despeje 2 copos de vinagre e 2 colheres de sal, mexa para dissolver bem. Em seguida, molhe uma esponja macia na mistura e esfregue-a na prateleira de metal. É uma alternativa válida aos limpadores de fogão. Se houver depósitos duros, polvilhe um pouco de sal na esponja para torná-la mais abrasiva e depois insista em esfregar na sujeira mais difícil.

Se você quiser limpar as bocas ou desengordurar as grades, encha uma panela (ou, para churrasqueiras, uma bacia grande o suficiente para contê-los) com água fervente e despeje um ou mais copos de vinagre (se quiser, você pode adicionar também bicarbonato de sódio). Deixe de molho por uma hora e depois faça uma massa misturando o bicarbonato de sódio com o vinagre, para esfregar as várias partes com a ajuda de uma escova de dentes e uma esponja.

Vidros e espelhos

Seja uma janela, um espelho de banheiro ou um box de chuveiro, o vidro da casa sempre acaba ficando sujo com algumas manchas, principalmente quando as gotas de água secam na superfície, deixando um rastro de calcário. Para eliminar esses halos e manchas irritantes, você pode usar vinagre.

Em seguida, dilua 100 ml de vinagre em 300 ml de água quente e encha um borrifador com a mistura. Você pode borrifar diretamente sobre o vidro a ser limpo, mas geralmente é aconselhável molhar um pano macio (microfibra) e bem limpo e, em seguida, esfregar o vidro com ele.
Você sentirá o cheiro forte do vinagre por um tempo, mas se ainda quiser evitá-lo, pode adicionar algumas gotas de um óleo essencial de sua escolha, sem exagerar.

Quando evitar o uso do vinagre

Quando evitar o uso do vinagre

piqsels.com

  • Sobre superfícies de madeira com acabamento encerado, incluindo parquete. Nestes casos, a acidez do vinagre acaba corroendo o acabamento encerado, causando mais danos do que qualquer outra coisa. Portanto, é melhor usar sabonetes alcalinos adequados.
  • Mármore ou granito: o vinagre pode ser muito agressivo nessas superfícies, deixando-a opaca. A abrasão causada pelo vinagre de fato torna essas superfícies mais porosas, tornando-as mais propensas a reter sujeira e, portanto, cada vez mais difíceis de higienizar. Melhor usar água morna com algumas gotas de detergente e uma colher de chá de álcool etílico.
  • Pisos de pedra natural: substâncias agressivas e altamente ácidas como vinagre, amônia ou limão afetam a superfície da pedra, deixando o acabamento opaco e arruinando a sua aparência, além de dificultar cada vez mais a limpeza sequencial. Sem falar que restaurar o estado original desses pisos torna-se muito caro.
  • Quando os ovos caem no chão ou na superfície de trabalho, não limpe com vinagre. Parece a melhor solução desengordurar e remover todos os vestígios de odor que possam surgir de resíduos de ovo deixados na superfície, mas na realidade o vinagre faz com que o ovo coagule, dificultando a remoção. Água quente com sabão funciona melhor.
  • Nunca misture vinagre com água sanitária ou água oxigenada: a interação dessas substâncias, de fato, libera gases tóxicos que são prejudiciais à saúde.
  • Nas pérolas: entre os componentes das pérolas está o carbonato de cálcio, que tende a se dissolver em contato com o vinagre. Portanto, não o use se você planeja fazer suas joias brilharem novamente. Em vez disso, é melhor mergulhar um pano macio em uma solução de água quente na qual você tenha dissolvido algumas gotas de detergente neutro ou mesmo um pouco de sabão de Marselha.

Nunca deixe de ter alguns frascos de vinagre branco para cuidar da limpeza, mas lembre-se que nem sempre é a melhor solução.