Os conselhos do Feng Shui para tornar a sua casa mais acolhedora e cheia de energia positiva
Na vida moderna feita de ritmos acelerados, muitas vezes difíceis de sustentar, a ideia de fazer da sua casa um oásis de paz e harmonia para se refugiar e recarregar as energias é uma ajuda importante para enfrentar os desafios da vida cotidiana com o devido equilíbrio, e a filosofia do feng shui pode fornecer as indicações certas para tornar nossas casas muito mais habitáveis e agradáveis.
Quando falamos em móveis e decorações esta ciência de origem chinesa se traduz numa consciência atenta dos espaços, que devem ser concebidos e desenhados de forma a deixar fluir as energias positivas, que são acolhedoras, serenas e convidam ao relaxamento e bem-estar mental.
Não há espaço para objetos inúteis, é preciso capitalizar a importância da luz natural e buscar a construção de ambientes agradáveis para se passar o tempo em harmonia consigo mesmo e com os outros.
Os conceitos chaves do Feng Shui
- Equilíbrio: uma forma de alcançar o equilíbrio nas várias peças da casa é colocar em cada uma delas um elemento que represente os diferentes elementos naturais. Portanto, a terra (plantas), o fogo (velas), a água (uma pequena fonte ou talvez um aquário ou uma pequena composição de plantas aquáticas) e, em seguida, elementos em madeira e metal.
- Ordem: é preciso se livrar do supérfluo. Devemos, portanto, revisar tudo o que temos em casa e nos livrar do que nunca usamos e não vamos usar, mesmo no futuro. Acumular objetos não utilizados significa sobrecarregar os espaços e criar uma sensação de opressão, mesmo em um nível psicológico. Então pense em dar, reciclar ou vender o que você não precisa para voltar a ter espaços essenciais onde apenas objetos úteis ou significativos permaneçam.
- Luz natural: aproveitar a luz natural é outro imperativo. Portanto, aproveite ao máximo a luz que vem das janelas, prefira cores claras e brilhantes para paredes e tetos, e tons neutros para os móveis. Portanto, evite cortinas muito pesadas ou escuras, pelo menos em ambientes que não sejam muito claros. A luz e o ar fresco que entram pelas janelas promovem positividade e vontade de fazer as coisas, então lembre-se de abri-las mesmo que por apenas alguns minutos todos os dias, mesmo no inverno.
- Hospitalidade: crie ambientes que incentivem você a estar junto, confortáveis e harmoniosos.
Como mobiliar todos os cômodos de acordo com os ditames do feng shui
Entrada
A entrada da casa é chamada de "boca do qi" (para ser lido mais ou menos "ti"). Qi é a energia vital, e a expressão indica que a porta da frente de nossas casas é o portal para essa força que terá que fluir em todos os ambientes, e isso a torna um espaço muito importante, que deve estimular a entrada e a comunicação imediata de um senso de familiaridade.
Portanto, certifique-se de que é um espaço bem iluminado, livre de desordem e objetos desorganizados, e que a campainha funcione corretamente. Se houver condições de luz e temperatura suficientes, coloque também uma planta, flores ou mesmo uma estátua ou alguma decoração (talvez até pinturas ou fotos) que tornem o espaço agradável.
Sala de estar
A sala de estar é o espaço onde os moradores da casa e os convidados se reúnem para passarem momentos juntos, por isso é pensada mais como o espaço mais "público" da casa, deve ser mantido o mais aberto e convidativo possível.
A disposição dos móveis, neste sentido, é fundamental: se possível, agrupar poltronas, cadeiras e sofás de forma a criar um espaço intimista, no qual as várias poltronas se olhem, evitando, no entanto, que se virem de costas para a porta. Deve-se garantir, de fato, que todos aqueles que se reúnem na sala possam ver quem entra. Quando isso não for possível, um espelho de parede pode ajudá-lo a obter uma perspectiva completa da sala.
É aqui que você pode usar mais facilmente cores e objetos que lembram elementos naturais, e as plantas não podem faltar.
Sala de jantar
Se tem um espaço dedicado a almoços e jantares com convidados, lembre-se de mantê-lo sempre pronto para receber as pessoas, libertando-o sempre que possível dos vários objetos que ocasionalmente colocamos nele. E se você começar a usá-lo com mais frequência para comer, mesmo quando não houver pessoas fora da família, ele se tornará naturalmente um lugar mais acolhedor e amigável. Uma peça central com plantas ou flores servirá não só para embelezar o ambiente, mas também para tornar o ambiente mais agradável: parece que flores frescas e plantas com flores convidam a energias positivas e promovem uma conexão mais harmoniosa com os outros.
Cozinha
A cozinha é sempre o coração da casa, e também no feng shui está associada à ideia de bem-estar, fartura e saúde. A forma como nos alimentamos afeta diretamente a forma como nos apresentamos ao mundo e, sobretudo, a cozinha é considerada a parte da casa que está mais diretamente ligada à prosperidade e ao bem-estar.
Portanto, torna-se essencial manter forno e fogão sempre em boas condições e funcionando bem, e usá-los pelo menos uma vez por dia é a regra para manter a energia positiva ativa. Outra indicação a não esquecida é verificar sempre o estado dos alimentos na despensa e na geladeira, evitando que estraguem e descarte-os imediatamente quando isso acontecer.
A sala de estar privada
Nem todas as casas são tão espaçosas a ponto de terem uma sala utilizada para o tempo de convivência com os hóspedes e uma sala ou espaço mais intimista para nos refugiarmos quando estamos sozinhos ou com nossa família. Porém, se esse espaço existe, o feng shui diz que devemos mantê-lo sempre pronto para receber cada habitante da casa com sua poltrona ou cadeira pessoal, decorá-la com as cores relacionadas aos cinco elementos de acordo com o tipo de energia que se deseja cultivar em casa e arrumar um tapete confortável no centro da sala para criar um ponto de conexão que também conecte fisicamente todos os coabitantes àquele espaço.
Dormitórios
Por ser a peça que representa a pessoa ou casal que nele dorme, e muitas vezes aquela em que passamos mais horas em casa, talvez seja a que mais se beneficia das regras do feng shui.
Assim, a cama deve ter uma posição de destaque em relação a qualquer outro móvel, de preferência não no sentido da porta, com o pé da cama voltado para ela. Também é considerado muito importante que a cabeceira da cama esteja bem ancorada à estrutura e que seja a única parte encostada na parede (é melhor se não tem um banheiro atrás dessa parede), deixando o máximo de espaço ao redor possível para os outros três lados. Se o espaço permitir, então, a cama deve estar livre de objetos embaixo, para permitir que o ar e o Qi fluam.
Mesmo que apenas uma pessoa durma no quarto com cama de casal, ainda assim é aconselhável manter sempre duas mesinhas de cabeceira, para não perder a simetria na disposição dos móveis.
Escritório
O escritório onde são tratados os assuntos administrativos da família ou onde você trabalha representa o sucesso profissional e pessoal e de grupo, portanto o feng shui neste espaço afeta diretamente esses resultados.
A escrivaninha deve ter uma posição de comando, um pouco como a cama do quarto. A cadeira utilizada por quem nela trabalha deve ter um encosto confortável, que ofereça apoio e que, quando não sentado à mesa, possa ser posicionada confortavelmente a cerca de um metro dela.
O banheiro
É a sala onde reina o elemento água. O Feng shui recomenda sempre inserir pelo menos uma planta, geralmente acima do vaso sanitário, que sirva para transformar o fluxo de água (associado à ideia de perda de bem-estar econômico) em uma energia que se projeta para cima, pois é a água que faz as plantas crescerem e prosperarem.
O banheiro, então, deve ser o mais limpo e cintilante possível, como se fosse um pequeno spa para relaxar e recuperar energias. Recomenda-se manter a tampa do vaso sanitário sempre fechada quando não estiver em uso, mantendo os espelhos limpos para que os reflexos fiquem nítidos.
Os outros espaços da casa
Em todos os móveis e armários, ou em todo o caso nos espaços fechados, considerados os recantos das nossas casas, deve-se sempre evitar a acumulação de objetos desnecessários, devendo ser limpos periodicamente mesmo nos cantos mais difíceis onde se acumulam pó e sujeira.
Deixar sempre pelo menos algum espaço livre nos guarda-roupas e móveis é um convite a novas oportunidades que podem preenchê-los.
Os corredores, então, são considerados as vias de comunicação de energia para chegar aos vários cômodos da casa, portanto, estes também devem ser o mais claros e arejados possível, especialmente se forem muito estreitos. No entanto, é necessário torná-los agradáveis e habitáveis, por isso é sempre uma boa ideia certificar-se de que estão bem iluminados e decorá-los com fotos, pinturas e objetos semelhantes.
Pronto para receber energia positiva com as regras do feng shui em casa?