Vamos descobrir 18 usos alternativos da água oxigenada, desde a higiene pessoal até a limpeza doméstica

por Roberta Freitas

13 Maio 2021

Vamos descobrir 18 usos alternativos da água oxigenada, desde a higiene pessoal até a limpeza doméstica

Uma das substâncias que nunca deveria faltar em casa é a água oxigenada. Além de ser um dispositivo médico usado para tratar vários tipos de feridas, esse produto químico é útil em muitas outras ocasiões em nossa vida diária.

Na verdade, o peróxido de hidrogênio é água com uma molécula de oxigênio extra, e essa composição a torna um poderoso oxidante: por isso se presta a ser usado na limpeza de muitos objetos e superfícies, que graças ao peróxido de hidrogênio são desinfetados, mas pelo mesmo motivo, é uma substância que deve ser usada com cautela em nós e nos animais.

Higiene pessoal

Higiene pessoal

pixabay

Higiene oral

O peróxido de hidrogênio está presente em muitos enxaguatórios bucais, pois limpa e higieniza a cavidade oral, além de acabar clareando os dentes com o tempo. Você pode então fazer um enxaguatório bucal misturando partes iguais de peróxido de hidrogênio e água pura, usando-o como um produto comprado.

Também é usado para higienizar escovas de dente e outros aparelhos dentários: basta mergulhá-los regularmente em um copo com água oxigenada e deixá-los por alguns minutos. Isso não significa que as escovas de dente ainda possam ser usadas além dos três meses de uso geralmente recomendados antes de substituí-las, mas certamente é uma medida que contribui significativamente para eliminar bactérias e garantir a higiene bucal adequada, e funciona muito melhor do que enxaguar as escovas com a água da torneira.

Para os pés

Às vezes, os fungos podem se desenvolver nos pés, e uma maneira de evitar isso é usar peróxido de hidrogênio: encher uma bacia com água quente e peróxido de hidrogênio em partes iguais e deixe os pés de molho regularmente, mas não com muita frequência. Na verdade, o peróxido de hidrogênio também tende a ressecar a pele.

Clarear suas unhas

Às vezes acontece que as unhas estão com uma coloração amarelada, primeiro é preciso averiguar o motivo, que às vezes é hepático. Frequentemente, esse fenômeno se deve ao uso excessivo de esmaltes ou tratamentos constantes de manicure com reconstrução de unhas e similares. Uma medida preventiva a lembrar ao aplicar o esmalte é sempre usar uma boa base que proteja a unha. Mas quando você quiser remediar e clarear as unhas, pode usar água oxigenada.

Una 3 colheres de sopa de água oxigenada com meia xícara de água quente em uma tigela, misturando bem. Mantenha as unhas nesta mistura por dois minutos, depois com uma escova de dentes macia e limpa esfregue suavemente a superfície das unhas, voltando a mergulhá-las na solução. Em seguida, enxágue as mãos e aplique um pouco de loção hidratante. É uma operação que deve ser repetida 2 ou 3 vezes por semana.

Esterilizar pincéis de maquiagem

Os pincéis com os quais aplicamos maquiagem no rosto, assim como as esponjas, devem ser limpos e higienizados regularmente. Lave os pincéis com um pouco de xampu, depois enxágue e mergulhe em uma tigela de água com 1 colher de chá de água oxigenada a 3%. Você também pode usar essa solução para limpar seu curvex para os cílios, mas tomando cuidado para enxaguar e secar perfeitamente para evitar problemas nos olhos.

Na cozinha

Na cozinha

Creativo

Pia

Quando precisar lavar bem a pia, pode molhar a superfície, depois esfregar com uma esponja borrifada de bicarbonato de sódio, de ação abrasiva. Em seguida, despeje água oxigenada e deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar bem.

Bancadas e tábuas de corte

Um estudo da Ohio State University Extension mostrou que a limpeza de bancadas com peróxido de hidrogênio pode matar bactérias como E. coli e Salmonella, se você deixar agir por 10 minutos em temperatura ambiente.

O mesmo período de tempo é suficiente para higienizar tábuas de corte imersas em água oxigenada.

Esponjas e panos para limpeza

Sempre temos uma esponja ou pano para lavar a louça e limpar as várias superfícies do banheiro e da cozinha, e não nos preocupamos com frequência com suas condições sanitárias. Pelo menos uma vez por semana, então, é bom mergulhá-los em uma bacia com água e peróxido de hidrogênio em partes iguais por pelo menos 10 minutos, para remover os germes, higienizá-los e evitar o mau cheiro que possam emanar. Se depois de enxaguar bem você perceber que ainda estão sujos ou fedorentos, é hora de jogá-los fora.

Para tirar o queimado das panelas 

Se panelas, frigideiras forem danificadas por uma camada queimada, polvilhe com bicarbonato de sódio, com água oxigenada e deixe agir por uma hora (até 3, nos casos mais graves) antes de remover toda a sujeira.

Desinfetar cestas de lixo

Esses recipientes também precisam ser limpos com frequência e higienizados regularmente. Depois de lavados bem com água e sabão, em seguida, pulverizar uma mistura de peróxido de hidrogênio e água em partes iguais, e deixá-los ao sol até que sequem: é uma forma simples e eficaz de matar germes e bactérias e de evitar odores também.

Lavar máquina de lavar louça e geladeira

Não nos damos conta com que facilidade uma máquina de lavar louça pode ser afetada por fungos, às vezes até muito prejudiciais à saúde. Quando se formam, geralmente podemos vê-los em lacres de borracha, até mesmo na máquina de lavar roupas.

Portanto, é aconselhável limpar periodicamente também esses aparelhos, pulverizando uma solução de água e peróxido de hidrogênio em partes iguais em todas as partes mais difíceis de alcançar, como os interstícios e, de fato, as juntas. Você também pode criar um detergente para usar em um ciclo de lavagem, feito com peróxido de hidrogênio, bicarbonato de sódio e algumas gotas de um óleo essencial (eucalipto, menta, lavanda, limão). Ainda assim, não é um mau hábito adicionar um pouco de peróxido de hidrogênio ao detergente para a louça a ser lavada à mão ou na bandeja da máquina de lavar louça.

O mesmo tipo de spray de água e peróxido de hidrogênio atua na higienização da geladeira: borrife essa solução, deixe agir por 10 minutos e depois remova toda a sujeira.

Limpar legumes e frutas 

Lavar as frutas e verduras frescas que compramos no supermercado ou no mercado serve para eliminar a terra e a sujeira, mas também para higienizá-las e fazer com que durem mais. Basta colocar 60 ml em uma tigela grande com 3,5 litros de água. Vegetais mais delicados, como saladas, precisam ser deixados de molho por até 20 minutos antes de serem enxaguados. Cenouras, batatas e outros vegetais com casca mais grossa podem permanecer por até meia hora. Sempre seque bem antes de guardar.

Banheiro e roupas

Banheiro e roupas

Creativo

Banheiro

O peróxido de hidrogênio pode remover os vários microorganismos que se escondem no banheiro ou em suas superfícies, incluindo fungos, leveduras, bactérias, vírus e esporos. De vez em quando, despeje meia xícara de água oxigenada no vaso sanitário e deixe descansar por pelo menos 20 minutos antes de dar a descarga.

Para a cerâmica amarelada

Quando você notar que algumas louças sanitárias no banheiro apresentam manchas amareladas, você pode torná-las brancas esfregando um pano levemente úmido no qual derramou bicarbonato de sódio e, em seguida, limpar com uma esponja umedecida com água oxigenada.

Para remover resíduos de sabão e gordura

Na pia ou na banheira, ou na base do chuveiro, pode se formar uma camada de sabão e sujeira gordurosa que é realmente anti-higiênica. Então, prepare uma pasta com 1 xícara de bicarbonato de sódio e ¼ xícara de vinagre branco e adicione duas colheres de sopa de água oxigenada. Espere que as substâncias parem de espumar, depois esfregue a superfície, deixe agir um pouco e enxágue bem.

Você também pode usar o spray de água e peróxido de hidrogênio em partes iguais para desengordurar a cortina do chuveiro.

Espelhos

Os espelhos do banheiro são os que mais sujam, e esses também (como qualquer outro que você precisa limpar em casa) podem ser lavados rapidamente e sem deixar marcas com uma mistura de água e peróxido de hidrogênio em partes iguais, para ser borrifar no próprio espelho e depois retirar com jornal, papel de cozinha ou pano sem fiapos.

Contra mofo

Se você notar manchas de mofo nas paredes de casa, borrife água oxigenada pura e deixe agir por pelo menos 30 minutos antes de enxaguar. As propriedades antibacterianas do peróxido de hidrogênio permitirão que você elimine o mofo, mesmo que as manchas de umidade desagradáveis ​​permaneçam, para acabar com elas você pode usar vinagre e bicarbonato ou, alternativamente, alvejante. Em seguida, deixe a parede secar perfeitamente (com a ajuda de ventiladores ou secador de cabelo se necessário) e aplique uma nova demão de tinta.

Remova manchas e branquear tecidos

O peróxido de hidrogênio pode eliminar muitos tipos de manchas difíceis: grama, suor, sangue, sucos de frutas, vinho. Mas primeiro você precisa ter certeza de que o peróxido de hidrogênio não irá danificar os tecidos, experimentando em um canto para ver se ele descoloriu. Caso contrário, remova as manchas esfregando suavemente no verso da roupa, de acordo com a mancha. Se as manchas são recentes, quase sempre saem completamente e, para as mais antigas, às vezes é necessário tentar várias vezes.

No caso de manchas de suor em particular, você pode misturar com o detergente em partes iguais e deixar a roupa de molho em uma bacia na qual você adicionou esta mistura por uma hora. Na hora de esfregar a mancha, você pode se servir de um pouco de bicarbonato de sódio. Para manchas de sangue, no entanto, despeje peróxido de hidrogênio na área a ser limpa, deixe agir por alguns minutos e enxágue com água fria.

Um excelente detergente de branqueamento para roupas ou lençóis acinzentados, então, pode ser preparado com meia xícara de carbonato de sódio e meia xícara de peróxido de hidrogênio. Para usá-lo da melhor forma, espere que a máquina de lavar se encha de água após o início do ciclo de lavagem, suspenda por algumas horas e reinicie.

Toalhas

Outro truque a se tentar é tratar as toalhas deixando-as de molho antes de lavar por 15-20 minutos em uma bacia de água morna com meia xícara de vinagre e meia de peróxido de hidrogênio, é um remédio que elimina facilmente os maus odores.

Realmente vale a pena ter água oxigenada em casa, não acha?