Repelentes e armadilhas faça você mesmo para manter as baratas longe de casa

por Roberta Freitas

17 Maio 2021

Repelentes e armadilhas faça você mesmo para manter as baratas longe de casa

Existem muitos animais que podem entrar nas nossas casas, dependendo de onde vivemos, mas existe uma categoria de pragas que podem rastejar por quase todo o lado: as baratas.

Esses animais se alimentam de resíduos alimentares do lixo, mas também de excrementos ou corpos de outros animais mortos. Portanto, se os encontrarmos andando nas superfícies da cozinha, há o risco de contaminarem os alimentos que ingerimos: a contaminação das superfícies por até mesmo uma única barata pode levar à propagação de bactérias nocivas como E. Coli ou Salmonela e seu corpo pode abrigar bactérias que causam doenças digestivas humanas. Além disso, as fezes ou pele descartada pelas baratas podem estimular problemas respiratórios em humanos, como reações asmáticas. Se forem ingeridas por nossos animais de estimação, podem causar reações, principalmente se por acaso cães e gatos entrarem em contato com insetos mortos por inseticidas.

Se considerarmos também os danos causados ​​aos materiais como o papel de parede, os rodapés, livros e documentos que podem comer, a presença de apenas algumas baratas em casa se torna uma campainha de alarme para evitar que a infestação degenere e nos obrigue a chamar um serviço profissional de controle de pragas, o único que pode efetivamente eliminar grandes quantidades de insetos de nossas casas.

É uma das categorias mais antigas de animais ainda existentes na Terra: existem fósseis que datam de mais de duzentos milhões de anos atrás, e isso significa que as baratas são capazes de se adaptar a muitos ambientes e mudanças. Em suma, isso as torna difíceis de eliminar, razão pela qual os repelentes usados ​​para o controle de pragas contêm produtos químicos muito agressivos e, portanto, potencialmente prejudiciais à nossa saúde e àquela de nossos amigos de quatro patas.

No entanto, existem vários remédios caseiros menos invasivos que podemos tentar usar para repelir esses hóspedes indesejados.

SuperJew / Wikimedia commons

SuperJew / Wikimedia commons

Borra de café fresca

Um local da casa onde pode acontecer de ver baratas com mais frequência é perto do café na cozinha: acredita-se que o café as atrai, mas é mais provável que esses animais sejam atraídos pelo açúcar ou por qualquer resíduo de alimento próximo ao café. Assim, mantendo o açúcar em um local distante e tomando cuidado para não deixar resíduos de alimentos por perto, você evita atraí-los.

Quanto ao café em particular, a cafeína contida nele é letal para esses insetos. Portanto, um método natural para eliminá-los e mantê-los afastados é borrifar borra de café que ainda esteja perfumada o suficiente no ponto da cozinha em que elas ficam: é a posição que provavelmente os obriga a ingerir de alguma forma a cafeína que os mata.

Bicarbonato de sódio e açúcar

Já o amor das baratas pelo açúcar pode ser explorado para induzi-las a ingerir bicarbonato de sódio, outra substância altamente venenosa para elas. O método é simples: basta encher um pires, ou mesmo as velhas tampas de geleia, com uma mistura de bicarbonato de sódio e açúcar fino em partes iguais. Há quem recomende adicionar vitamina C em pó ou fermento em pó, mas mesmo sem esses últimos igredientes, o remédio funciona.

Arrume tudo em um local onde tenha a maior presença de baratas e deixe que se alimentem delas. As baratas estão sempre à procura de comida, por isso é mais provável que apareçam na cozinha: essa e outras armadilhas podem ser colocadas debaixo do forno, debaixo ou atrás do frigorífico, sob pias e armários de cozinha. A cada dois ou três dias verifique se há necessidade de reabastecer os pires.

Ácido bórico

Esse ingrediente é talvez o mais eficaz, pois é altamente tóxico para as baratas, mas deve ser absolutamente evitado em lares onde também existem crianças ou animais de estimação. Na verdade, o ácido bórico desidrata o corpo das baratas, causando danos ao sistema digestivo e ao exoesqueleto, levando à morte.

Também é fácil de usar: basta colocar um pouco em um pequeno recipiente, como fizemos com o bicarbonato de sódio, e deixar funcionar. Do contrário, é possível usar de outra forma, junto com farinha e açúcar, que atraem esses insetos.

Na verdade, se você combinar ácido bórico, farinha e açúcar em partes iguais, misturando com algumas gotas de água para criar uma pasta maleável, você terá preparado uma armadilha de pesticida faça você mesmo muito eficaz: na verdade, você só precisa destacar pequenas porções e colocá-las nos lugares onde achar que tem mais baratas entrando e saindo, e elas vão se alimentar delas. Lembre-se de usar sempre luvas ao manusear o ácido bórico e não usar utensílios que depois queira reaproveitar na cozinha.

Se quiser fazer ainda mais rápido, em vez de fazer a massa com farinha, pode misturar um pouco de ácido bórico com manteiga de amendoim.

Creativo

Creativo

A caixa com adesivos

Outro método eficaz para eliminar esses insetos é a utilização de armadilhas em forma de caixa que contêm uma isca e cola adesiva da qual os animais não conseguem escapar, acabando por morrer. Existem muitas no mercado e não contêm elementos tóxicos, mas também é possível prepará-las com muita facilidade em casa.

Na verdade, basta usar qualquer caixa de papelão, inserir fitas adesivas que sejam muito pegajosas, para que o lado adesivo fique voltado para cima (dobrando para baixo apenas as pontas que entram em contato com a caixa). Para atrair os insetos, você pode usar comida, ou açúcar, ou melhor ainda, uma colher de manteiga de amendoim com açúcar. Será necessário verificar a cada dois ou três dias e eventualmente criar uma nova armadilha se a primeira estiver cheia.

Temperos: pimenta, alho em pó, cebola em pó

As baratas não toleram os odores fortes das especiarias, assim como outros insetos: você pode, portanto, usar esses que têm um aroma decididamente pungente simplesmente despejando-os pela casa, de preferência onde você identificou os pontos de acesso das baratas, e todos os meses renove o remédio com novos temperos.

Louro

As plantas de louro estão entre aquelas que no jardim ou na varanda ajudam a afastar muitos insetos indesejáveis, e as folhas de louro são particularmente indesejáveis ​​para muitos animais desta categoria devido ao eucaliptol contido nelas, agindo assim como um repelente natural, agradavelmente perfumado. Você pode então colocar as folhas onde você não quer que as baratas cheguem, em sacos ou tigelas.

Catnip

Uma pesquisa da Iowa State University mostrou que a catnip (erva para gatos) é um repelente natural eficaz contra baratas e outros insetos. Você pode, portanto, cultivar essa planta perto de sua casa, na varanda (ela é amada pelas abelhas e borboletas, o que a torna uma ótima opção para o meio ambiente) ou talvez até mesmo em casa, no parapeito da janela da cozinha onde podem circular baratas e formigas.

Assim terá sempre as folhas prontas a secar: é exatamente a infusão destas folhas secas que, borrifadas pela casa, funcionam como um excelente repelente natural.

Terra de diatomáceas

A terra de diatomáceas é um pó obtido dos sedimentos fósseis de algas unicelulares chamadas diatomáceas. É usado em muitos suplementos alimentares, age como um repelente de insetos eficaz (e também mantém os parasitas de cães e gatos afastados). Na verdade, quando animais como as baratas o ingerem, a terra diatomácea absorve os líquidos e as gorduras de seu exoesqueleto e acaba desidratando-a, fazendo com que morra.

Podemos então espalhar no chão ao redor da casa ou em pontos estratégicos internos, uma pitada é realmente suficiente, e você pode usar sozinha ou mesmo misturada com cacau em pó e farinha, para que os insetos sejam atraídos por ela. Se tiver cães ou gatos em casa, não use cacau e em qualquer caso, mesmo que essa terra deva ser seguro para os animais, siga sempre as instruções da embalagem para poder utilizá-la da forma mais segura e eficaz.

Forest Starr and Kim Starr - Flickr

Forest Starr and Kim Starr - Flickr

Óleo de Neem (ou pó)

O óleo ou pó de neem é extraído das sementes da árvore homônima e contém azadiractina (ou azadiractina A), que é um limonóide usado na agricultura como inseticida, acaricida e nematicida biológico. Atua sobre os hormônios das baratas, impedindo sua reprodução, e também é eficaz como inseticida em espécimes mais jovens.

Óleo essencial de tea tree

O aroma do óleo essencial de tea tree é muito desagradável para muitos insetos, incluindo baratas. É também uma substância com propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajuda a manter a higiene em casa, por isso a sua utilização é agradável e benéfica sob vários pontos de vista. Para obter um repelente, misture 3 colheres de sopa de óleo de tea tree com 3 colheres de vinagre e meio litro de água, despeje em um borrifador e borrife onde for necessário, sempre agitando bem antes de usar.

Outros óleos essenciais

Além do óleo essencial de tea tree, você também pode usar os de cipreste, hortelã-pimenta, cravo, lavanda e eucalipto de forma semelhante. Basta derramar algumas gotas (mesmo em abundância, ou misturando nas combinações que quiser) em uma garrafa d'água (há quem coloque um pouco de sal), e depois borrifar em casa e no perímetro externo.

Outras armadilhas

Quando já é tarde para repelentes e você quer usar armadilhas do tipo faça você mesmo, como a da caixa com adesivo, você também pode usar potes de vidro velhos em cujas paredes você espalhou vaselina, escolhendo uma isca à base de alimentos para atraí-las. A viscosidade da vaselina tornará impossível para esses insetos saírem do recipiente.

Parece que as baratas (e outros insetos) também são atraídas pelo cheiro da cerveja. Então, quando sobrar pouco menos de um gole na garrafa, deixe-o, depois passe um dedo sujo de óleo dentro do gargalo, e você obterá uma armadilha que funciona de maneira semelhante à vaselina.

Se nenhum desses remédios for suficiente, significa que a situação é grave o suficiente para chamar os serviços profissionais de controle de pragas.