As cascas de batata podem ser usadas de várias maneiras: aqui estão algumas dicas ótimas
A batata é um dos alimentos mais populares do mundo: é extremamente versátil porque pode ser cozinhada de diversas maneiras, é fácil de cultivar e barata de comprar. Historicamente, portanto, elas tiveram sucesso em qualquer civilização que entrou em contato com elas e agora estão espalhadas em muitas culturas diferentes. É muito provável que qualquer um de nós as coma com bastante frequência, tendo que descascá-las todas as vezes para preparar alguns pratos.
Mas o que fazer com essas cascas? Costumamos jogá-las no lixo, talvez alguém as coloque na lata de compostagem, mas existem várias outras maneiras de usar as cascas de batata. Na verdade, elas também são comestíveis e, de fato, é nessa parte da batata que se concentram muitos dos nutrientes desse famoso tubérculo.
Elas também podem ser usadas de outras maneiras úteis, para o cuidado do corpo ou do jardim. Em todo caso, se quisermos usar as cascas, é sempre bom limpar as batatas perfeitamente antes de descascá-las, escovando-as para remover todos os restos de terra e sujeira, e eliminando os botões.
Uma atenção especial deve ser dada ao míldio, um tipo de câncer da batata e do tomate. Essa doença infestante se apresenta primeiro com áreas deprimidas vermelho-púrpura na superfície do tubérculo e, nesses pontos, os tecidos adquirem uma consistência esponjosa ou apodrecem como resultado da fixação de fungos e bactérias. Batatas afetadas por essa doença, assim como aquelas com casca ou partes da polpa escuras, não podem ser aproveitadas de forma alguma, nem mesmo para as plantas, portanto devem ser jogadas no lixo (e não na compostagem).
Na cozinha
Embora as batatas sejam extremamente saborosas, muitas vezes não são indicadas em dietas hipoglicêmicas (a batata-doce talvez seja um pouco melhor desse ponto de vista) e naquelas em que o nível de carboidratos deve ser mantido baixo. O valor calórico então muda de acordo com os tipos de cozimento, e assar continua sendo o mais saudável. Porém, de todo o tubérculo, a casca é a parte que sozinha contém 20-50% das fibras, além de ser rica em fenóis, também contém vitaminas (riboflavina, ácido ascórbico, ácido fólico e vitaminas B6).
Consumir cascas de batata como alimento, portanto, pode ser saudável para nós, embora seja sempre necessário ter certeza de que não temos intolerâncias alimentares ou alergias a algum de seus componentes. Para provar as cascas de batata, você pode experimentar duas maneiras.
1. As cascas de batata fritas
As cascas de batata também podem ser fritas, assim como a polpa, e tornam-se um acompanhamento diferente ou um saboroso petisco crocante. Obviamente, as batatas devem ter sido escovadas e lavadas muito bem e, na hora de tirar a casca, é melhor afundar um pouco mais a faca, para obter um pouco de polpa. Em seguida, mergulhe-as em óleo fervente em uma panela ou cozinhe na frigideira por alguns minutos, escorra e saboreie.
2. A alternativa saudável: assadas no forno
Assar batatas no forno é sempre a maneira mais saudável e, tal como acontece com a polpa, este método permite temperá-las de formas muito diferentes e deliciosas. Mergulhe as cascas em uma bacia com água por cerca de 10 minutos, depois escorra bem e tempere com azeite, sal e pimenta. Elas ficam uma delícia também se aromatizadas com as especiarias que você mais gosta, talvez curry ou páprica, ou talvez com ervas aromáticas, especialmente tomilho e alecrim. Mas você também pode tentar uma combinação mais exótica, com suco de limão e pimenta rosa!
Depois de temperar e deixar descansando um pouco (não é preciso esperar muito, bastam 10 minutos), forre uma assadeira e arrume as cascas (vai precisar de muitas, pelo menos aquelas de dois kg de batata) em uma camada fina, tentando não sobrepor muito. Cozinhe a 180 graus por cerca de 25 minutos até que estejam crocantes e gostosas.
Para cuidar do corpo
As cascas de batata também podem ser usadas para preparar tratamentos de beleza ou para fins terapêuticos limitados.
Como um tratamento capilar
Online existem vários depoimentos de pessoas que afirmam usar o suco de batata (ou suas cascas) para ter cabelos saudáveis, ou talvez até mesmo para cobrir os primeiros cabelos brancos. Todas essas são afirmações que ainda não foram comprovadas cientificamente. No entanto, é verdade que as batatas (e as cascas) contêm vários elementos que podem ajudar no crescimento do cabelo.
Em particular, como nas batatas encontramos vitaminas B e C, zinco, niacina e ferro que nutrem os folículos, pode ser verdade que um suco obtido a partir de cascas de batata fervidas, escorridas e resfriadas, ajude a curar o couro cabeludo, reduzindo o sebo.
No entanto, parece que o melhor método para explorar as propriedades da batata nesse sentido é o da polpa. Na verdade, este deve ser reduzido a purê (com a adição de muito pouca água para torná-lo mais cremoso) e, em seguida, filtrado com uma toalha de algodão ou gaze. O líquido resultante pode ser usado para tratar o cabelo e não pode ser armazenado.
Para curar queimaduras solares leves:
As queimaduras cicatrizam melhor em ambientes úmidos (cicratizam mais rápido quando em contato com as bandagens úmidas), e isso torna as cascas de batata um auxílio natural para reduzir a desidratação da pele.
Para utilizá-las dessa forma, podemos deixar o exterior perfeitamente limpo em contato com a queimadura. Em alguns experimentos também foram utilizadas cascas fervidas, em contato com queimaduras muito recentes: os estudos realizados não mostraram um benefício efetivo no tratamento desse tipo de feridas na fase aguda das queimaduras, ou seja, quando a ferida ainda está viva, mas está provado que são um remédio melhor do que gaze na próxima fase de cura.
Como uma bebida
A batata é rica em vitaminas B, C, K, potássio, ferro, cálcio, zinco e antioxidantes, e essas substâncias estão presentes principalmente na casac, portanto também é possível preparar uma bebida com a casca. Você pode beber a água de cozimento das batatas diretamente (se tiverem sido fervidas com as cascas), uma vez resfriadas o suficiente, ou apenas ferver as cascas, um pouco como uma infusão.
O líquido resultante pode ser bebido sozinho, mas é mais frequentemente usado para diluir outros smoothies de vegetais (cenouras, mas não só) e frutas. Caso contrário, também pode ser bebido com um pouco de suco de limão ou lima, o importante é consumi-lo logo que esfrie.
Atenção: se você sofre de alergia ao látex, as batatas podem desencadear as chamadas "reações cruzadas" e causar desconforto.
Benefícios para a saúde
Os flavonóides, carotenóides e ácidos fenólicos contidos na batata, e principalmente em sua casca, são substâncias antioxidantes capazes de neutralizar moléculas potencialmente nocivas, como os radicais livres. Alguns estudos em tubos de ensaio (aqueles em humanos ainda precisam ser desenvolvidos) revelaram que, dos vários tipos de batatas, as roxas contêm muito mais antioxidantes do que as brancas.
Foi demonstrado que os ácidos fenólicos extraídos das batatas evitam a oxidação lipídica e têm propriedades anticancerígenas. Também foram conduzidos experimentos com animais que comprovaram como a casca de batata em pó teve o efeito de reduzir a hiperglicemia e o colesterol, e também parece ter mitigado os danos oculares associados ao diabetes.
Os efeitos benéficos atribuídos às substâncias contidas nas cascas de batata, portanto, são:
- Aumento das defesas imunológicas, graças à vitamina C
- Proteção potencial contra o câncer, devido ao ácido de cloro
- Redução dos níveis de colesterol no sangue, devido a fibras, antioxidantes, polifenóis e glicoalcalóides
- Risco reduzido de doenças cardíacas, graças ao potássio, que reduz a pressão arterial, e ômega-3
Para as plantas
As cascas de batata são um ingrediente perfeito para adicionar à pilha de compostagem, mas nunca devem ser misturadas diretamente no solo sem terem sido compostadas por pelo menos 3 meses, macerando as cascas junto com outros resíduos vegetais, misturando o e umedecendo toda a massa periodicamente.
O que você pode fazer, no entanto, é usá-las para uma espécie de infusão. Coloque as cascas em uma panela cheia de água e ferva sem adicionar nada, por 20-30 minutos. Deixe a água esfriar completamente e depois despeje sobre as plantas com o auxílio de um regador: o amido contido nesta água nutre o solo naturalmente. Esse é um aditivo, não um substituto para quaisquer fertilizantes comumente usados.
E se você costuma ferver batatas sem adicionar sal, então a água fervente das batatas cozidas com toda a casca também pode ser usada da mesma maneira.
De fato, há depoimentos de quem usa fertilizante em spray para borrifar diretamente na planta, obtido do líquido produzido deixando as cascas da batata de molho em água por um dia e depois misturando e filtrando tudo, mas a eficácia dessa prática em plantas não é demonstrável. Além disso, colocar cascas de batata frescas no solo ou enterrá-las na camada superficial do solo certamente é errado: elas apodrecem, atraindo parasitas e também facilitando doenças nas próprias plantas.
Em casa
Você também pode tentar usar cascas de batata para outro remédio muito popular online, que é remover a ferrugem de panelas de ferro fundido, lâminas de facas e outros utensílios. Parece que basta esfregá-los na mancha e, em seguida, com uma escova de dentes ou esponja esfregar a ferrugem, enxaguar e secar imediatamente a seguir.
Você já conhecia esses usos das cascas de batata?