Sobras de sabonete: 11 maneiras alternativas de reutilizá-las
Para cada sabonete que usamos em casa, há sempre uma última parte que nunca conseguimos consumir, por mais que tentemos, sem falar no incômodo de ter que segurar em pedaços de sabão que escorregam de nossas mãos ou se quebram.
Em vez de nos estressarmos tanto, podemos deixar as sobras de lado e usá-las de muitas maneiras diferentes; não só é possível continuar a usar essas sobras para lavar as mãos ou o corpo, mas há vários outros usos que podem ser úteis na vida cotidiana.
Creativo
Unir as sobras com a próxima barra de sabão
A ideia mais simples e intuitiva é continuar usando o sabonete como fizemos até então, mas por conveniência, em vez de esfregar um resíduo fino e evasivo entre as mãos, podemos adicioná-lo, com a ajuda de um pouco de d água, na próxima barra inteira de sabão, principalmente se for do mesmo tipo de produto.
Portanto, será suficiente umedecer os resíduos e um lado da nova barra de sabão e pressioná-los um contra o outro.
Crie uma nova barra de sabão
Se, por outro lado, prefere uma barra de sabão mais homogênea, ainda pode usar as sobras para fazê-la, assim que tiver acumulado o suficiente. Para ajudá-lo, mantenha sempre um pote de vidro com tampa, como os de compotas, no banheiro ou na cozinha, para enchê-los aos poucos com as sobras.
Para fazer uma nova barra de sabão você só terá que dissolver os pedaços de sabão em uma panela em banho-maria, adicionando apenas uma gota de água para ajudá-los a se tornarem líquidos (uma ou duas colheres de chá, ou um pouco mais dependendo do quantidade de sabão), misture com uma concha de madeira para evitar grumos. Quando bem derretidos, coloque numa forma de metal para cupcakes, mas também saboneteiras ou pequenos recipientes em tetra-pak recuperado, ou ainda taças de vidro ou cerâmica.
A esse ponto, você só precisa deixá-los esfriar até que se solidifiquem. Isso levará algumas horas e sua nova barra de sabão estará pronta.
Se não quiser derreter o sabonete em banho-maria, pode colocar as sobras em uma panela e adicionar água até que fiquem cobertas, acendendo o fogo em média intensidade. Cozinhe por alguns minutos, mexendo delicadamente com uma colher de pau e quando os pedaços de sabão estiverem maleáveis, coloque tudo em uma peneira para retirar o excesso de água.
Transfira a massa de sabão macio para o molde, compactando bem. Deixe solidificar e esfriar e, em seguida, retire do molde; às vezes você tem que se ajudar delicadamente com uma faca para separar o sabão das bordas. Você também pode adicionar algumas gotas de óleo essencial quando as sobras tiverem acabado de ser drenadas, mas é melhor fazer isso se as várias peças de sabão iniciais forem inodoras ou se todas tiverem o mesmo aroma do óleo essencial.
Um truque útil, em ambos os casos, é espalhar um pouco de óleo nas formas em que você vai fazer as barras de sabão.
Sabonete líquido
Porém, se você já tem outros sabonetes sólidos e seria mais conveniente para você ter um pouco de sabonete líquido, pode sempre prepará-lo a partir das sobras. O procedimento é muito simples: rale o sabonete e despeje em uma panela, acrescente água até ultrapassar o limite do sabonete de um dedo (pode-se então colocar mais água para deixar mais líquido), aqueça até o sabonete derreter, mexendo com uma concha. Se desejar, você também pode adicionar glicerina vegetal (1 colher de sopa para cada quilo de sabão).
Deixe esfriar por 12-24 horas no máximo, mas se perceber que o sabão é muito duro, acrescente água e aqueça um pouco mais para misturar. Com um batedor elétrico deixe a mistura homogênea e lisa, e ela estará pronta para ser despejada na saboneteira.
Um método alternativo para obter um sabão líquido é ralar apenas 15 gramas, levar um litro de água para ferver em uma panela, desligar o fogo e despejar o sabão na água. Também neste caso, mexa até que tudo fique bem homogêneo e deixe esfriar. Adicione o óleo essencial a gosto e despeje tudo em uma garrafa adequada. Se gostar da ideia, você também pode preparar mais a cada vez que quiser fragrâncias diferentes.
Limpador spray multiuso
Com um sabonete como o de Marselha (mas você também pode experimentar com outros), você pode preparar um detergente em spray multiuso para limpar várias superfícies da casa. Também neste caso é necessário reduzir o sabão em flocos, o equivalente a algumas colheres de sopa, e dissolver em água fervente (cerca de 700ml de água), acrescentando um pouco de bicarbonato de sódio e óleo essencial de tea tree, para ter um bom - e fragrante - componente antibacteriano.
Para limpar pincéis de maquiagem
O uso diário de pincéis de maquiagem torna imprescindível limpá-los com frequência, de modo a mantê-los em boas condições de higiene e uso.
Na verdade, tudo que você precisa é de uma barra de sabonete, uma faca (ou um ralador, e uma jarra de vidro do tamanho que você preferir). Para um resultado mais agradável, recomendamos uma barra de sabonete colorida, mas qualquer sabonete está bom.
Veja como proceder:
- Corte alguns flocos do sabonete com a ajuda de uma faca. Melhor ainda se usar um ralador, para obter flocos muito finos, mesmo que demore mais tempo.
- Despeje o sabão ralado no frasco.
- Adicione água fervente até que todos os flocos estejam cobertos e espere uma hora, deixando o frasco aberto sem tampa. Após cerca de uma hora, o sabão terá solidificado e seu limpador está pronto.
Para usá-lo, basta molhar um pincel sujo em água corrente e depois esfregar no sabonete, criando uma emulsão que colorirá imediatamente os pigmentos da maquiagem. Quando a escova estiver limpa enxágue em água e deixe secar. Quanto à parte suja do sabonete na superfície do pote, enxágue com água fria e use o mesmo pincel, para deixar o pote pronto para um novo uso.
Prepare uma esfoliação corporal
O esfoliante é um dos produtos de cuidado do corpo que deve ser usado regularmente, de forma a remover as camadas da pele para permitir a regeneração dos tecidos. Existem muitos no mercado, mas também é possível criar facilmente um muito eficaz em casa, mesmo usando restos de sabão. O importante é que seja um sabonete adequado para a sua pele, pois será utilizado em todo o corpo.
O que você vai precisar é: restos de sabão do mesmo tipo (de preferência branco ou natural), óleo essencial de lavanda (ou o que você preferir), álcool em spray e formas de confeitaria como aquelas para muffins. Quanto ao elemento esfoliante, pode-se usar borra de café bem seca ou, para uma esfoliação um pouco mais "agressiva", açúcar de cana.
Veja como proceder:
- Coloque os pedaços de sabão em um recipiente térmico adequado para cozimento no microondas.
- Deixe o forno funcionar por cerca de 30 segundos em alta temperatura.
- Misture o sabão derretido com uma concha de madeira e repita o cozimento da etapa 2 até obter uma preparação lisa e sem grumos. Se parecer apropriado, adicione uma colher de sopa de água.
- Quando o sabonete estiver líquido você pode adicionar o café e misturar. Se você quiser usar açúcar, terá que esperar que o sabonete líquido esfrie o suficiente para não dissolver o açúcar, mas não muito para que não seja mais maleável.
- Quando o sabão estiver um pouco mais frio (ou quando você adicionar o açúcar), acrescente as gotas do óleo essencial, pelo menos uma dúzia.
- Despeje tudo nos moldes.
- Borrife a superfície da mistura em cada molde com álcool para eliminar as bolhas.
- Quando o recipiente não estiver mais quente, você pode colocá-lo no freezer por 15 minutos, caso contrário, espere que solidifique em temperatura ambiente ou na geladeira.
- Retire o sabão das formas e você tem seu esfoliante sólido pronto para usar.
Na luva de banho
Esmague os restos de sabão em flocos e coloque-os em sua esponja ou luva de microfibra quando estiver prestes a tomar banho. Desta forma, você a transformará em uma excelente luva de sabão que liberará uma espuma perfumada ao umedecê-la e passá-la na pele.
No jardim
Se você tem uma fonte ou pia no jardim ou na varanda, você pode guardar seus restos de sabão lá, mesmo pressionados juntos para formar uma barra composta de sabão, para ser usada para lavar as mãos rapidamente antes de voltar para casa depois de trabalhar em seus espaços verdes.
Na viagem
No caso de uma viajem, pode ser útil ter um pequeno sabonete (talvez os maiores) pronto para usar, caso tenha que lavar as mãos em um lugar onde não encontraríamos. Especialmente se precisarmos usar formulações especiais para peles delicadas.
Saquinhos perfumados
Se você gosta do aroma do seu sabonete, mas não quer fazer um sabonete novo, pode cortar o que sobrou em pequenos pedaços ou flocos e colocá-lo em sacos de algodão junto com o arroz, usando-o para perfumar gavetas e armários. Se, por outro lado, o sabonete não tinha um cheiro particularmente intenso, você ainda pode usá-lo dessa forma, mas também adicionando algumas gotas do seu óleo essencial preferido.
Para costura
Nossas avós habilidosas com agulha e linha sabiam de um pequeno e útil segredo: quando não havia giz para o tecido, recorriam aos restos do sabão seco, pelo menos nos tecidos escuros, onde deixa um traço visível que porém desaparece com a lavagem.
Você já usou restos de sabão antes de alguma dessas maneiras?