Cuide dos seus calçados: as dicas certas para cada tipo de material
Você já pensou em quantos desafios nossos sapatos enfrentam todos os dias e como eles são importantes? Provavelmente entre as várias peças de roupa que fazem parte do dia a dia, as que vestimos nos pés, que vão ao chão, apoiam o nosso corpo e favorecem uma postura mais ou menos correta são as que mais sofrem com o passar do tempo.
Por isso é inevitável que se deteriorem, sujem e comecem a apresentar sinais de desgaste. Assim, até mesmo os sapatos que mais gostamos e que nos orgulharam quando os compramos, se não forem bem cuidados, correm o risco de se tornarem objetos velhos e feios de se ver. Com a devida atenção, porém, sempre é possível recuperá-los. Por isso, criamos um guia prático que irá ajudá-lo a manter os sapatos da melhor maneira, com métodos simples, baratos e diferentes de faça você mesmo em função do material e da cor. Pronto para fazer o bem aos seus sapatos?
Creativo
Por estar em contato com o solo, é praticamente inevitável que os sapatos fiquem sujos ou, pior, que se estraguem. Como você os limpa? Tem certeza de que o fez da maneira mais adequada? Cada material e cada cor requerem cuidados específicos.
Sapatos de couro
Lindos e atemporais, os sapatos de couro são tão populares quanto delicados. Para limpar e cuidar deles, antes de mais nada, é sempre bom se certificar de que a sujeira e o pó não fiquem muito tempo em sua superfície.
- Remova tudo com uma escova de dentes velha ou escova para sapatos, tendo o cuidado de limpar essas ferramentas depois de cada uso para evitar arranhões.
- Se seus sapatos têm cadarços, remova-os e, nesse ponto, você estará pronto para a limpeza propriamente dita. Com um pano limpo e seco, limpe os locais onde os sapatos estão mais sujos. Você também pode usar um pano de prato ou guardanapo de cozinha velho. Para manchas, nesta fase, o talco ou os lenços umedecidos para crianças mais delicados, também são úteis.
- Neste ponto, após retirar a sujeira “seca” mais evidente, umedeça outro pano com água quente - sem exagerar - e comece a passar delicadamente no calçado de couro. Você também pode usar uma pequena quantidade de sabão neutro, que deve ser removido com cuidado.
- Deixe-os secar ao ar livre, sem expô-los ao sol ou a fontes de calor fortes e, se desejar, trate o couro com uma cera.
Sapatos de camurça e nobuck
Para esse tipo de material, que é particularmente delicado, é necessário obter um pincel específico e uma “borracha mágica”. São objetos facilmente encontrados em lojas que vendem produtos de higiene pessoal e com baixo custo. Como alternativa à borracha mágica, até mesmo uma borracha muito simples serve.
- Com a escova - deve ser usada sempre com a devida delicadeza - remova a sujeira, a terra e a poeira, movendo-a apenas em uma direção.
- Neste ponto, retire as manchas mais escuras da camurça com a borracha, esfregando sempre levemente para não danificar o delicado material.
- Se a camurça ou nobuck estiverem manchados, remova a graxa ou manchas de graxa com uma pequena dose de amido de milho, deixe descansar por 2 a 3 horas e depois escove.
Sapatos de lona
Esse material também é muito popular entre os calçados, especialmente na primavera ou no verão: veja como fazê-los parecer novos... de novo.
- Em primeiro lugar, remova toda a sujeira com o auxílio de uma escova de dente velha ou de sapato. Sempre tome cuidado para não causar danos.
- Para limpar a sola, pode-se preparar uma mistura de água e bicarbonato em partes iguais, para obter uma pasta. Sempre com uma escova de dentes, passe-a embaixo dos sapatos e depois lave a pasta com um pano úmido.
- E as manchas? Obviamente, os sapatos de lona podem ser colocados na máquina de lavar, tendo sempre o cuidado de escolher um programa delicado a baixas temperaturas. No entanto, se não ficarem limpos o suficiente, você pode prosseguir com um tira-manchas para tecidos, primeiro testando em uma área escondida para ter certeza de que não causa danos. Trate previamente seus sapatos, deixe agir e depois lave-os - mesmo na máquina de lavar.
- Para secar? Escolha sempre um local não exposto à luz direta ou fontes de calor.
Creativo
Sapatos de couro envernizado
Quer sejam para homens ou mulheres, com salto ou mocassim, o calçado de verniz é outro clássico do vestuário elegante. Para cuidar deles e fazer com que sempre fiquem com aspecto de novos, a primeira coisa a fazer é sempre se certificar de que não se acumule excesso de sujeira e poeira sobre eles. A mesma velha escova de dentes ou escova de sapatos vai ajudar.
- Aja com cuidado e delicadeza. Se arranhões superficiais se formaram em seus sapatos de couro envernizado, tente removê-los com uma borracha muito comum. Sim, mesmo neste caso o acessório clássico de papelaria pode ser muito útil, tendo o cuidado de não usá-la com muita força.
- Se a borracha não for suficiente, você também pode tentar usar um pouco de gel desinfetante para as mãos ou vaselina para evitar arranhões.
- Para o interior, no entanto, você pode usar um pano úmido, como uma toalha velha, umedecido em água morna.
- Se desejar, pode adicionar algumas gotas de detergente para a roupa, para aplicar suavemente e depois retirar com outro pano úmido.
- Antes de calçar novamente os sapatos de verniz, certifique-se de que estejam completamente secos. Também nesse caso, é bom não deixá-los ao sol ou perto de aquecedores. Não vai demorar muito: em cerca de 30 minutos, estarão secos.
Sapatos brancos
Você já teve algum dessa cor? Provavelmente sim. Os sapatos brancos são versáteis, esportivos e elegantes ao mesmo tempo, e nunca saem de moda. Difícil, porém, que fiquem sempre como estavam quando saíram da loja, certo? Se quiser recuperar esse aspecto, no entanto, dedique algum tempo aos cuidados deles.
- Primeiro passo: remova a sujeira da superfície. Dada a cor clara, será necessário repetir esta operação com mais frequência do que as outras cores, principalmente se os nossos sapatos brancos forem de couro. Também para esse material, a pasta de dente será útil no caso de manchas, mas sempre se certificando de que seja da cor branca. Esfregue com um pano úmido e remova com outro pano limpo e seco.
- Sapatos de lona branca? Aqui podemos usar um pouco de sabonete. Escolha um detergente neutro e teste primeiro em uma área escondida. Em seguida, esfregue suavemente com uma escova, enxágue bem os sapatos e mergulhe-os em água quente.
- Você também pode tentar usar alvejante, obviamente deve ser usado de forma limitada e prudente.
- Se não quiser usar essa substância nem a máquina de lavar, lembre-se que também pode atuar com bicarbonato de sódio, água oxigenada e água. Como? Preparando uma pasta em uma tigela com esses ingredientes: uma colher de chá de bicarbonato, metade de água e metade de água oxigenada.
- Esfregue a mistura nos sapatos com uma escova de dentes e coloque os cadarços na tigela também.
- Neste ponto, deixe seus sapatos brancos secarem por cerca de 4 horas, mesmo ao sol. A pátina que foi criada neles pode ser removida batendo-os uns contra os outros.
E não se esqueça das palmilhas
Pode parecer óbvio, mas é fundamental limpar e higienizar as palmilhas como o resto do calçado. Afinal, é exatamente nelas que colocamos os pés, e é ali que, com o tempo, podem se proliferar germes, bactérias e maus cheiros. Portanto, explicamos como proceder.
- Primeiro, remova as palmilhas do calçado. Faça isso com o devido cuidado, procurando não entortá-las ou danificá-las. Para isso, é preferível agarrá-las por trás e puxá-las com cuidado até que saiam.
- Escove-as para remover qualquer sujeira, poeira ou fiapos - uma escova de dentes velha também servirá.
- Em uma pia ou recipiente, prepare uma mistura de água quente e detergente de louça (bastam algumas gotas, de preferência delicado).
- Umedeça uma escova de dente neste composto e, suavemente, comece a esfregar, tomando cuidado para não molhar muito a palmilha, para que ela não se danifique na operação. Se você não confia na escova de dentes, pode escolher uma esponja de prato ou um pano de algodão.
- Esfregue os dois lados e remova a água com sabão residual com outra esponja ou pano limpo.
- Neste ponto é necessário deixá-las secar bem ao ar livre, escolhendo um local bem ventilado, que não seja quente e úmido, condições que favorecem a proliferação de bactérias. A luz do sol também pode ajudar.
- Se quiser garantir um saneamento completo, borrife as palmilhas com uma mistura de água e álcool desnaturado (o clássico álcool de rosas), vinagre de vinho branco ou peróxido de hidrogênio.
- E o bicarbonato de sódio? Também neste caso pode ser muito útil. Colocando nossas palmilhas em um saquinho selável junto com 100 gramas de bicarbonato, sacuda e deixe agir durante a noite, ou pelo menos por 6/8 horas. Ao tirar as palmilhas, você perceberá o poder do bicarbonato de sódio: essa substância terá capturado todos os odores ruins e restaurado a higiene.
Você conhecia esses métodos para cuidar de sapatos e palmilhas? Você está pronto para deixar os seus sapatos novinhos outra vez?