Como construir uma pipa: um projeto simples, adequado para pequenos e grandes

por Roberta Freitas

28 Maio 2021

Como construir uma pipa: um projeto simples, adequado para pequenos e grandes

A pipa é um daqueles objetos que nos levam automaticamente de volta à infância, a uma época despreocupada, onde não estávamos envolvidos nos grandes problemas da vida e onde a única coisa que realmente nos importava eram as férias de verão e nossos amigos, quando brincávamos a tarde toda. A juventude de hoje, talvez, tenha perdido um pouco o hábito de brincar ao ar livre, compartilhando momentos despreocupados na ausência de smartphones e tablets, mas lembre-se de uma coisa: nunca é tarde para consertar isso! A pipa é definitivamente um daqueles brinquedos atemporais, adequado para crianças a partir de 3 anos, mas também para adultos, como Mary Poppins nos ensina no famoso filme de 1964 onde, na cena final, o Sr. Banks realmente entende o que é mais importante do que qualquer outra coisa: a sua família. Empinar pipa parece uma atividade bastante simples mas, além de esconder consideráveis ​​dificuldades técnicas, também oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem para os pequenos. Para começar, é uma atividade que precisa ser realizada ao ar livre, - perfeita, portanto, para colocar o nariz para fora de casa em um lindo dia de sol, para passar com toda a família! Em segundo lugar, a atividade em si representa um jogo com propriedades lúdicas ocultas: induzir as crianças a agirem instintivamente e ensiná-las que nenhum resultado é absolutamente melhor do que os outros; um jogo que permite experimentar a cooperação e que valoriza mais a participação dos jogadores. Quem poderia imaginar que por trás de um jogo tão simples um mundo pudesse se esconder? Obviamente, existem muitos modelos de pipas no mercado e certamente não terá dificuldade em encontrar uma para o seu filho ou neto mas, se você tiver a possibilidade, seria ainda melhor construí-la do zero. Se você não sabe o que inventar para envolver seus filhos em alguma atividade criativa, criem uma pipa: um projeto simples que vai te dar muita satisfação, além de fazer com que vocês passem alguns momentos juntos!

Neste artigo, explicaremos como fazer um determinado tipo de pipa, a pipa "delta", junto com seus filhos. Esta é a pipa clássica que, pelo menos uma vez, todos nós tentamos fazer voar ou vimos alguém tentar.

linchiestaquotidiano.it

linchiestaquotidiano.it

Comece a obter o material necessário: o que você precisa? Com certeza, você terá que ir a uma loja de bricolage para poder remediar dois pauzinhos arredondados de madeira de 5 mm de espessura e 60 e 50 cm de comprimento respectivamente; um lápis, uma tesoura, uma régua, um canivete ou uma pequena serra, alguma fita adesiva, um cordão muito longo e uma folha inteira de jornal (como alternativa, você também pode usar um saco plástico, papel de ovo de Páscoa ou, melhor ainda, papel colorido para presente). Assim que todos os materiais forem coletados, você pode iniciar o processo:

Certifique-se de que o comprimento dos pauzinhos esteja correto, caso contrário você terá que encurtá-los com a ajuda de uma serra e uma régua. Lembre-se que, para este tipo de pipa, o pauzinho do apoio vertical deve ter 60 cm de comprimento, enquanto o de apoio horizontal deve ter 50 cm. Nesse ponto, você precisará fazer incisões nas extremidades dos pauzinhos, de modo que fiquem perpendiculares ao comprimento do pauzinho. Obviamente, não deixe as crianças fazerem isso! Para facilitar, recomendamos a utilização de uma madeira leve, como a balsa, que é muito fácil de esculpir. Uma vez que esses pequenos entalhes tenham sido aplicados, medidas devem ser tomadas para posicionar as ripas de modo que formem a estrutura básica da nossa pipa. Coloque o pau mais comprido, o de 60 cm, sobre a mesa e meça 15 cm, tendo o cuidado de marcar o ponto exato com um lápis ou hidrocor; da mesma forma, meça 25 cm no pau mais curto, o de 50 cm, e faça uma marca nesse ponto. Agora você pode sobrepor os dois palitos, o mais longo verticalmente e o mais curto horizontalmente, usando a marca de lápis que acabou de marcar. O que você precisa obter é, em essência, uma cruz. Agora, pegue o barbante (a linha de pesca também funciona bem) e amarre os dois gravetos no ponto de encontro central. Ao enrolar o cordão, tente formar uma espécie de "X", mas preste atenção para manter as duas peças sempre na mesma posição, perpendiculares uma à outra. Este nó deve ficar bem firme no lugar, mas lembre-se: NÃO corte o cordão depois de ter feito o nó, pois você precisará dele para passar por toda a estrutura da pipa! Reforce o ponto de encontro dos dois palitos com fita adesiva, para se certificar de que a estrutura da sua pipa é suficientemente robusta. Em seguida, passe o fio, no sentido horário, dentro das incisões que você fez no início do projeto; passe o fio por cada ponta, sempre tentando mantê-lo bem esticado e, ao final, leve-o de volta ao centro para amarrá-lo em volta do "X" feito anteriormente. Neste ponto, seu quadro está pronto!

Agora vamos fazer “a vela” e dar vida à nossa pipa! Escolha o material que mais lhe agrada, entre os que indicamos, e proceda com todas as decorações que desejar. Este passo será particularmente interessante para os seus filhos, porque poderão dar asas à imaginação e dar ao papagaio o look que mais desejam.

Pixnio

Pixnio

Coloque o material escolhido, como papel para presente, sobre a estrutura e comece a traçar a forma. Atenção: a forma traçada deve ser um pouco maior que a moldura, no mínimo 3 ou 5 cm. Recorte o molde com uma tesoura e fixe-o na moldura. Dobre as pontas em excesso sobre o barbante que forma a moldura e prenda-as com fita adesiva forte. Reforce ainda mais as bordas e as pontas da pipa com fita adesiva adicional. Agora é necessário fazer o freio da pipa, que é uma corda que se estende por toda a extensão da estrutura, na qual está preso o cabo de retenção. Use um lápis, ou algo mais fino, para fazer um pequeno furo nas duas pontas da pipa, a superior e a inferior, que você já reforçou com fita adesiva. Pegue 60 cm de corda e passe uma ponta da corda pelo orifício superior e a outra pelo inferior e dê um nó. Agora amarre o cabo de restrição ao freio, no ponto onde os dois pauzinhos se cruzam. Então, segurando a pipa pelo freio, encontre o ponto exato onde sua pipa está paralela ao solo: é exatamente nesse ponto que você precisará prender o cabo de restrição. Em seguida, dê um nó com a ponta da corda ao redor do freio.

Nesse ponto, só falta colocar fitas coloridas para decorar ainda mais a pipa.

Você sempre pode usar o mesmo cordão, ao qual você pode aplicar fitas de cores diferentes usando um nó ou fita adesiva. O mesmo cordão pode ser preso na pipa com um pouco de fita adesiva ou, alternativamente, passando-o de volta pelo orifício localizado na extremidade inferior. Essa linha pode ter de 2 a 6 metros de comprimento, dependendo do peso da pipa.

Seu projeto está concluído: você só tem que esperar por um bom dia de vento para tentar empinar sua pipa caseira! Obviamente, tente voar em um espaço aberto, livre de quaisquer obstáculos, como árvores, edifícios ou cabos de luz, caso contrário, você corre o risco que a pipa se enrosque imediatamente. Se você tiver dúvidas sobre como fazê-la voar pela primeira vez, siga estes simples passos: fique de costas para o vento e comece a alimentar a pipa, lembrando de manter sempre o cabo de retenção firmemente em suas mãos. Se o vento estiver forte o suficiente, você não deve ter problemas: nesse ponto, você pode dar ainda mais linha para fazer a sua pipa voar cada vez mais alto!

O que você está esperando? Use este projeto simples para entreter seus filhos e ensiná-los a fazer seu primeiro brinquedo do zero!