Dê vida a móveis antigos: os truques para deixá-los novinhos
Cada casa que se preze tem um móvel ou peça de decoração que é um verdadeiro tesouro. Que se trate de um móvel de design ou de um mobiliário antigo passado de geração em geração, todos temos algo que vale muito mais com o passar do tempo. Nem todo mundo se muda do zero para uma nova casa, então é razoável pensar que muitos dos móveis antigos da família aparecem dentro de nossas novas casas, um pouco para manter vivas as tradições e a memória de nossos avós ou dos nossos bisavós, em parte porque um toque de vintage e antiguidades em casa é exatamente o que é preciso às vezes.
Mas o passar dos anos certamente não ajuda nossos móveis antigos, que estão ali para causar boa impressão, mas que não fazem nada além de acumular poeira e se deteriorar. Como então guardar e limpar essas lindas antiguidades sem correr o risco de que o material com que foram feitas se estrague e gere bolor? Aqui estão alguns truques de DIY realmente fáceis que você pode fazer em casa com tranquilidade.
- Como limpar móveis estofados antigos
Primeiro você tem que verificar as etiquetas dos estofados para entender como é possível limpá-los; preste atenção aos símbolos que estão impressos no rótulo: W (você pode lavar com água), S (sem água), WS (com ou sem água) ou X (contate um profissional). Se quiser usar um aspirador para dar uma limpeza leve ao estofamento, é sempre melhor escovar o tecido antes de fazê-lo.
Porém, se a etiqueta assim o determinar, é possível limpar os móveis estofados com um detergente caseiro. Por exemplo, para eliminar odores pode-se preparar um solvente doméstico com uma gota de bicarbonato de sódio e uma tampa de vinagre branco, para tirar manchas um preparo de água e duas gotas de sabonete líquido, inclusive aqueles para louças. Esfregue a esponja em um canto escondido do móvel e, em seguida, aplique uma segunda vez com um pano seco; se a mancha não sair, consulte um profissional.
Como limpar móveis de couro antigos
Quanto aos estofados, recomenda-se o uso de aspirador de pó para remover o excesso de poeira dos móveis e para aqueles de couro, uma escovação cuidadosa. Para remover manchas, sujeira e as marcas feias do tempo, você pode usar um detergente doméstico feito com água e 1 ou 2 colheres de sopa de sabão em pó. Tenha cuidado e passe o detergente neutro primeiro com uma esponja umedecida em água e, em seguida, com um pano macio. Caso a sujeira não desapareça, antes de entrar em contato com o profissional, pode-se usar vinagre branco ao invés do detergente, sempre misturado em partes iguais com água. Para remover manchas em móveis de couro branco ou bege, recomenda-se um preparo caseiro de suco de limão e creme de tártaro; para manchas de tinta ou mofo, experimente álcool desnaturado e cotonetes.
Depois de limpar completamente a sujeira da mobília de couro, você deve garantir que a superfície esteja bem hidratada e com brilho. Para fazer isso, você pode tentar uma mistura composta de uma parte de vinagre e duas de óleo de linhaça; espalhe com cuidado sobre a superfície do couro, deixe secar por cerca de 10 minutos e retire com um pano seco. Além disso, para evitar que os móveis de couro sequem ou quebrem mais, certifique-se de que eles estejam a pelo menos 60 centímetros de distância das fontes de calor da casa, sejam elas radiadores, desumidificadores ou a própria luz solar.
- Como limpar móveis de madeira antigos
Antes de mais nada, antes de limpar os móveis de madeira, é preciso verificar com que acabamento estamos lidando: se o móvel foi tratado com tinta ou verniz deve-se agir em conformidade; lembre-se também que os móveis de madeira não precisam de muita água para a limpeza; o excesso de água racha e deforma o material. Para retirar o pó ou sujeira simples da madeira, use um pano macio e seco, nunca espanador, pois pode arranhar o material; quanto a manchas e halos, use uma mistura caseira de água e sabão em pó, primeiro com um pano úmido, depois enxugue com um pano seco; se a auréola não desaparecer com o preparo, use aguarrás. N.B. A aguarrás só é recomendada para móveis modernos; para os mais antigos, não se sabe ao certo como a madeira reagiria a essa solução; você pode fazer um teste para ver o resultado usando em um canto escondido do móvel, para não danificá-lo ainda mais.
Para limpar a madeira mais fina, uma mistura de óleo de linhaça e terebintina é recomendada. Misture 180 ml de óleo de linhaça fervido em 250 ml de terebintina em um frasco e agite bem, em seguida, despeje um pouco em uma pequena almofada de lã de aço; esfregue nos veios da madeira e, em seguida, limpe com um pano seco. A aguarrás é especialmente indicada para móveis de madeira crua, pois confere resistência e não os seca ou racha. Por fim, se quiser polir a madeira, lembre-se: se for madeira encerada basta óleo de limão e um pano úmido, se não for encerada basta cera própria para o móvel que queremos tratar.
- Como limpar móveis antigos de acrílico e polimetacrilato de metila
Os chamados móveis de plexiglás (PMMA) não precisam de limpeza particularmente, mas se quiser retirar o excesso de poeira, basta usar um pano novo, limpo e macio, que não tenha sido usado para limpar ou polir outros tipos de móveis; sua sujeira residual pode arruinar o material acrílico. Quanto à limpeza propriamente dita, não utilize detergentes multiuso para essas superfícies transparentes, mas apenas soluções específicas para polir ou limpar materiais plásticos, utilizando um pano macio e seco.
- Como limpar móveis trançados antigos
Em primeiro lugar, certifique-se de que o móvel trançado é de vime, bambu, ratã ou papel, pois cada um desses materiais necessita de um tratamento específico. Em primeiro lugar, retire as almofadas do móvel trançado e lave-as separadamente conforme recomendado na etiqueta do fabricante, a seguir utilize o aspirador com o acessório escova, muito adequado para vime trançado ou bambu onde o pó fica bem escondido. Se mesmo com o acessório da escova ele não sair, use uma escova de dentes.
Para limpar ou lavar o móvel trançado, escove-o com água e sabão com amônia. Basta misturar uma parte de amônia com duas de água em um balde e, por fim, adicionar um pouco de sabão líquido; para esfregar você pode usar a escova, mas também um pano macio e seco.
A última fase é também a mais delicada: é preciso certificar-se de que os móveis de vime, papel ou bambu estejam completamente secos; esses materiais precisam de muito sol e muitos dias antes de poderem ser usados novamente; a água não faz nada além de encolhê-los, então o retorno à sua forma original na fase de secagem é muito mais lento.
Esses métodos de limpeza que acabamos de listar não são apenas simples de aplicar em casa, mas darão um novo brilho aos seus móveis, que não são mais tão novos como antes. Quer sejam em pele, madeira ou vime, temos a solução para deixá-los como novos.
Fácil, não é?