Guarda-roupa sempre desarrumado? Organize-o com estas dicas úteis

por Roberta Freitas

29 Maio 2021

Guarda-roupa sempre desarrumado? Organize-o com estas dicas úteis

Um guarda-roupa bem organizado é uma grande vantagem para qualquer pessoa: nos ajuda a encontrar rapidamente tudo o que necessitamos, assim como evita que percamos tempo para encontrar espaço para o que precisamos guardar.

Além disso, quando chega a limpeza da primavera, ter um armário bem organizado é um fator útil para fazer o trabalho com rapidez e eficiência.

Quanto maior a frequência com a qual você arruma o guarda-roupa, mais fácil será mantê-lo em excelentes condições! Por isso, vale a pena finalmente organizar o seu interior seguindo algumas dicas úteis.

Emily May/Flickr

Emily May/Flickr

Esvazie e limpe o armário


Em primeiro lugar, esvazie o armário de todas as roupas, recipientes, caixas e os cabides. Deixe vazio como se tivesse acabado de comprar e coloque todas as roupas na cama ou até mesmo no chão, colocando um lençol para que as roupas não sujem.

Neste ponto, divida em categorias e, ao fazer isso, faça uma seleção para decidir se precisa jogar fora ou doar alguns itens. Existem muitos critérios para decidir o que manter e o que não, o mais útil é aquele baseado na frequência de uso: se você os usou com frequência no último ano, então devem ficar, caso contrário, seria melhor considerar o descarte a menos que tenham algum valor emocional particular.

Em seguida, divida as vestimentas de acordo com as estações do ano em que usá-las, a fim de manter em evidência aquelas que são necessárias no momento. E mesmo dentro desses grupos, separe as coisas para vestir todos os dias daquelas que raramente são necessárias. Se houver espaço suficiente, você moverá os itens que guarda por puro valor sentimental, mas que na verdade não precisa, nos pontos mais remotos e difíceis de alcançar. Melhor ainda se você colocá-los em caixas bem fechadas, para serem guardados em cima dos móveis, embaixo da cama ou em algum armário (até na garagem, por exemplo).

Você também pode pensar em aproveitar essas vestimentas que não são mais usadas, mas ainda ama, e transformá-las em objetos de decoração ou para serem exibidas. Existem aqueles que reciclam suas camisetas favoritas fazendo fronhas, enquanto aqueles que emolduram vestidos ou algum uniforme memorável. Você também pode criar trabalhos de patchwork como cobertores e colchas com camisetas, até mesmo esportivas.

Essa seleção e triagem devem ser feitas no final de cada estação, de forma a liberar o guarda-roupa de roupas que nunca foram usadas nos últimos três ou quatro meses, e ter sempre em mãos as roupas adequadas para a estação atual.

Entre as coisas das quais você deseja se livrar, divida aquelas que agora estão inutilizáveis ​​daquelas que podem ser doadas ou vendidas. As primeiras, porém, poderiam dar vida a muitos projetos criativos de reciclagem, especialmente no caso de jeans e camisetas, mas também camisas e suéteres podem ter diversos usos em casa.

É difícil se desfazer de roupas em bom estado, mas se realmente nunca as usamos no último ano e até esquecemos que as temos ou talvez não entrem mais devido a uma mudança de peso, é melhor doá-las em vez de esperar que voltem a servir.

Terminada a separação das roupas, é hora de limpar e refrescar o interior do guarda-roupa. Comece limpando ou espanando completamente todas as superfícies e, em seguida, continue com a lavagem suave das superfícies. Manter um armário limpo e desinfetado também é uma excelente medida contra o aparecimento de traças.

Você pode usar:

  • Vinagre. O vinagre desengordura e elimina os maus odores, além de ser um excelente remédio em caso de humidade. Então, encha uma bacia com água quente e dilua 1 xícara de vinagre branco (de vinho, maçãs ou álcool), depois mergulhe e torça um pano macio para passar para o armário. Tenha também uma bacia com água quente pronta para enxaguar imediatamente com outro pano limpo e também um terceiro pano macio para secar imediatamente. Se desejar, adicione algumas gotas do óleo essencial de sua escolha. Evite vinagre no caso de madeira com acabamento brilhante ou laminado.
  • Bicarbonato: dissolva duas colheres de sopa de bicarbonato em um litro de água quente e depois molhe um pano ou use um borrifador. Mais uma vez, você pode usar óleo essencial para dar um aroma agradável.
  • Sabão de Marselha: quando você tem medo de que outros métodos possam arruinar o acabamento dos materiais, use o sabão de Marselha. Basta dissolver um punhado em uma bacia com água quente e depois lavar como nos demais casos.

E se você quer modernizar o visual do móvel, talvez pintando, agora é a hora.

Pxhere

Pxhere

Organizar suas roupas

Seguindo a classificação que você acabou de fazer, volte a encher o armário. Comece com as roupas para pendurar, talvez até usando os truques para pendurar vários cabides juntos ou usar os cabides para lenços, sutiãs e similares.

Lembre-se de organizar tudo para que você possa encontrar as roupas com mais facilidade. de acordo com a estação, o uso, o tipo de vestimenta. Separe também as roupas de trabalho das de lazer: todas as manhãs e em todas as ocasiões especiais, você saberá onde olhar e o que escolher.

Algumas dicas úteis para aproveitar ao máximo o espaço do armário:

  • Use divisórias verticais para manter as pilhas de camisetas e suéteres separadas nas várias prateleiras. As caixas de plástico, cestos ou caixotes compactos de madeira também são ideais para organizar o armário, embora seja sempre preferível os recipientes com tampa.
  • Adicione uma corrente de plástico leve e uniforme a um cabide para pendurar outros cabides juntos também. Se as roupas penduradas forem leves, você também pode usar o lacre das latinhas.
  • Com os ganchos de plástico das cortinas do banheiro, no entanto, você pode transformar um cabide em um porta-lenço
  • Cabides para gravatas e lenços também podem ser úteis para vestidos leves sem mangas e tops sem mangas
  • Elásticos nas pontas dos cabides ajudam a roupa a não escorregar
  • Prefira cabides de plástico ou madeira; os de metal podem enferrujar ou deformar as roupas com facilidade.
  • Enrole as camisetas para mantê-las arrumadas, abrir espaço nas gavetas e reconhecer instantaneamente o que você está procurando
  • Use caixas de papelão para fazer divisórias de gaveta convenientes
  • Para não estragar o formato das botas, você tem várias opções: revistas enroladas, garrafas plásticas vazias ou até tubos de piscina flutuantes.
  • Se você quiser evitar uma mudança de estação a cada poucos meses, ou se o guarda-roupa for compartilhado por várias pessoas, você pode usar etiquetas que se prendem facilmente ao varão do guarda-roupa para dividir as roupas
  • Você também pode dividir as roupas usando cabides de cores ou padrões diferentes
  • Se houver espaço, adicione outra haste para pendurar outras roupas
  • Coloque os itens que você usa com menos frequência e os que não precisam ficar pendurados nos recipientes de plástico
  • Mesmo os sapatos serão divididos de acordo com a frequência de uso e a ocasião adequada para calçá-los, e se houver espaço no armário, coloco em sapateiras

Se você quiser perfumar o guarda-roupa e as roupas dentro dele, pode recorrer a vários remédios caseiros.

  • Sacos perfumados: você pode inserir flores secas, pétalas ou folhas de ervas aromáticas em sacos de algodão leve, linho ou gaze. Pense em alfazema, pétalas de rosa, folhas de hortelã ou erva-cidreira e muito mais. Se desejar, você também pode derramar algumas gotas de óleo e deixá-las nos vários pontos do armário ou gaveta agora limpos.
  • Cascas de frutas cítricas secas e reduzidas a pequenos pedaços para encher sacos ou taças, onde também se pode inserir especiarias (canela ou anis, por exemplo) ou algumas gotas de óleo essencial.
  • Giz: misture duas partes do molde de gesso com uma parte de água para formar uma pasta, adicionando 5 gotas (ou mais, se quiser) de um óleo essencial de sua escolha. Com esta preparação, encha uma forma de gelo (ou algum molde semelhante, talvez para confeitaria como as de chocolates). Deixe secar completamente e, em seguida, use o giz dentro de recipientes ou saquinhos para inserir nos móveis.
  • Até mesmo um pote de bicarbonato de sódio pode absorver odores e você pode adicionar óleo essencial a ele. Uma essência ideal para um perfume fresco que também tem excelentes propriedades antibacterianas é aquela do tea tree

Às vezes, as caixas também são guardadas nos guarda-roupas com muitos outros objetos além de roupas ou sapatos: fotografias e vários souvenirs, que também serão selecionados para decidir se os guardar, como possivelmente reorganizá-los ou talvez usá-los para alguma decoração.

Livre-se de revistas ou objetos sem valor sentimental para diminuir as caixas que ocupam espaço. E se o armário já estiver cheio, você pode encontrar outros espaços para esses objetos, como em caixas de plástico (de boa qualidade), para serem guardados em cima dos móveis ou em algum armário. Identifique cada caixa, indicando o conteúdo.

Se por acaso houver peças de roupa de casa, considere transferi-las para um armário dedicado, de forma a não haver lençóis e toalhas espalhados pela casa.

Depois de tal operação, seu guarda-roupa certamente ficará muito mais arrumado, cheiroso e agradável.