As melhores maneiras de limpar o quarto de uma criança (fazendo com que elas te ajudem)

por Roberta Freitas

31 Maio 2021

As melhores maneiras de limpar o quarto de uma criança (fazendo com que elas te ajudem)

O quarto das crianças é, muitas vezes, um dos cômodos mais desafiadores de limpar: trazer de volta a ordem entre os brinquedos e roupas espalhados por todos os lados e depois limpar e higienizar as várias superfícies da melhor maneira possível para o bem dos nossos pequenos certamente requer um empenho especial, e nem sempre é uma ideia que enfrentamos de boa vontade.

Pode, portanto, ser útil transformá-lo em um desafio lúdico no qual obter ajuda das crianças com jogos e competições, economizando tempo e responsabilizando os pequenos pela correta manutenção do seu quarto. Jogos, música e prêmios podem motivar muito crianças e adultos, e fazer o trabalho doméstico se torna um pouco menos oneroso para todos.

Dean Terry/Flickr

Dean Terry/Flickr

Música e planejamento

Música alegre é sempre o melhor antídoto para o tédio e a indiferença, então procure os álbuns e listas de reprodução mais engraçados que também sejam amados pelas crianças. Quer sejam as músicas dos filmes e séries de animação preferidos de toda a família, para serem cantados em conjunto, ou alguma canção que transmitiste aos pequenos alegria: desde que sejam rítmicas e simpáticas, ajudam a todos a fazer coisas com o sprint certo. Talvez evite músicas lentas ou melancólicas e, se necessário, pode usar as listas de reprodução de serviços de streaming como Spotify, Apple Music, YouTube Music e similares.

Planeje algumas recompensas, para você e para os filhos: trabalhar muito sabendo que, no final do trabalho, algo agradável nos espera é sempre um excelente incentivo para todos. Com uma motivação semelhante, todos vão querer se apressar mais para completar suas tarefas: pode ser uma brincadeira, assistir a um filme todos juntos, comer algumas guloseimas... Depende do que você e seus filhos quiserem fazer naquele dia. O importante, porém, é não se apressar muito e fazer um trabalho superficial apenas para terminar mais rápido.

Mesmo que não percebamos, fazer uma lista de todas as tarefas a serem concluídas antes de começar ajuda muito: decidir quais são as coisas a priorizar e distinguir até as tarefas mais difíceis (que você mesmo cuidará) daquelas que, por outro lado, podem ser facilmente realizadas até mesmo pelas crianças. Para torná-lo um assunto mais lúdico, você também pode escrever a lista em um quadro ou quadro-negro, que fique em um lugar onde todos possam ver. Assim, conforme os vários trabalhos forem concluídos é só riscar ou apagar, todos terão uma sensação de gratificação assim. E talvez você também possa pensar em alguns mini prêmios em etapas ou em alguns intervalos lúdicos e divertidos antes de começar a arrumar tudo de novo. Se levar muito tempo para fazer tudo em um dia e as crianças não conseguirem acompanhar o ritmo de uma única sessão de limpeza, divida em vários dias da semana. Calcule bem como dividir a carga de trabalho, para que você possa cumprir o cronograma.

Jogos para envolver as crianças na limpeza

Transformar a limpeza em uma brincadeira é outra ótima maneira de encontrar o desejo de limpar o quarto e envolver ativamente as crianças. Existem vários jogos que podem ser feitos, dependendo do tipo de tarefa que você tem que completar: um prazo dentro do qual terminar tudo, atribuir a vitória a quem juntar mais objetos em um determinado período de tempo...

Aqui estão alguns jogos que você pode experimentar com as crianças:

  • O desafio cronometrado: esse é o jogo mais fácil de fazer. Agende um limite de tempo para concluir a tarefa. Pode ser uma brincadeira a ser disputada uma vez por semana e tentar melhorar o desempenho ou pode se tornar uma competição entre as crianças, talvez a ser traçada com um placar dos vários recordes. Você também pode determinar o vencedor com base em quem conseguir guardar mais objetos em menos tempo, e os adultos podem supervisionar tudo e também indicar quanto tempo resta em intervalos regulares, um pouco como os treinadores, para tornar o jogo ainda mais divertido. 
  • Lavandaria Sprint: você contra as crianças, ou uma competição entre irmãos. Quando terminar de passar e dobrar a roupa, confie aos pequenos a tarefa de colocar tudo no armário certo, quem terminar primeiro ganha.
  • O RPG: atuar enquanto limpa é uma ideia que todos gostam um pouco. Junto com as crianças você pode representar personagens como o mordomo, Cinderela ou qualquer outra figura que você quiser. Fotos e vídeos memoráveis ​​podem ser feitos!
  • O sorteio com dados: há alguma tarefa que ninguém queira fazer? Use algum método de sorteio, como os dados. Associe cada número à matéria relativa, para ajudar a lavar, tirar o pó e a limpar.
  • O jogo com música: como provavelmente você terá música de fundo, use-a para brincar de estátua. Você estará no controle da música e, ao pausá-la, todos terão que congelar na posição em que estavam. Algumas poses muito engraçadas vão sair, e todas podem ser imortalizadas. A pose mais fofa poderia ser recompensada no final.
  • Recompensas escondidas: no caso de uma sessão de limpeza mais longa e exigente, pode esconder algumas agradáveis ​​surpresas nos pontos a serem arrumados, um pouco como uma caça ao tesouro.

Chad Davis/Flickr

Chad Davis/Flickr

Por onde começar?

A ordem de limpeza de qualquer ambiente é sempre mais eficiente se você começar de cima. Você começa, portanto, a tirar o pó e depois limpa os pontos mais remotos da sala, avançando gradativamente em direção ao chão.

Em seguida, retire tudo que estiver sobre a cama, podendo até retirar os lençóis se necessário, lavando-os e arrumando a cama para que fique bem arrumada. Só isso sempre faz parecer que você terminou metade do trabalho.

Arrume as roupas no chão e espalhe-as: arrume as limpas, dobrando-as bem e jogue num cesto que terá colocado no centro do quarto as que vão acabar na máquina de lavar. Geralmente, se já passaram algum tempo no chão, é sempre melhor limpá-los duas vezes do que colocar algo sujo nos armários e gavetas. Antes de ligar a máquina de lavar, certifique-se de ter terminado de limpar todo o ambiente.

Se houver louças sujas ou brinquedos para lavar, leve-os para a cozinha: nunca deve haver resíduos de alimentos que atraiam formigas e insetos, nem se pode deixar brinquedos, que muitas vezes são manuseados pelas crianças, sem lavá-los de vez em quando, para assegurar higiene adequada.

Traga os cestos de lixo para dentro do quarto, principalmente para a coleta de papel e papelão, para diferenciar imediatamente todo o lixo gerado na limpeza do quarto. Lembre-se de verificar cuidadosamente embaixo da cama e os vários móveis, bem como ao redor e dentro das mesas de cabeceira e gavetas.

Como organizar

Depois de ter organizado o quarto, e antes de limpar, guarde tudo o que encontrar ao redor de acordo com o que já foi dito. Sempre comece com objetos maiores e passe para os menores e reúna todos os semelhantes que você não sabe onde armazenar, talvez fornecendo uma superfície para recolhê-los ou uma caixa no centro da sala. Separe esses objetos no final, para evitar perda de tempo.

Em qualquer ambiente, mesmo no quarto de uma criança, é sempre bom deixar o que há de mais significativo à vista: enfeites, brinquedos, prêmios, tudo isso é uma forma de personalizar o espaço. O importante é evitar que todas as prateleiras fiquem lotadas de objetos.

Quando você faz uma classificação desse tipo, também percebe brinquedos quebrados, para serem consertados, ou que já são inúteis ou supérfluos: pode, portanto, ser uma oportunidade para decidir se deve jogar fora, consertar ou doar.

Limpeza

A primeira coisa a fazer é tirar o pó, começando sempre de cima para acumular aos poucos a sujeira embaixo e evitar ficar limpando várias vezes o no mesmo lugar. Remova o pó manualmente com panos à prova de poeira ou panos de microfibra e, em seguida, passe o aspirador de pó: se for um aspirador leve, as crianças podem ajudá-lo a passar no chão. Se você tiver um ventilador, desligue-o antes de começar a tirar o pó.

Chega então a hora de lavar as superfícies: use produtos adequados ao tipo de material, evitando, por exemplo, o vinagre em madeira encerada ou envernizada. Preste atenção também nas substâncias com as quais as crianças podem entrar em contato: a menos que sejam todas delicadas e as crianças não tenham idade suficiente, esta fase será feita sem elas, e melhor se usar luvas.

Aliás, no quarto das crianças é melhor usar desinfetantes: vinagre, água sanitária, água oxigenada ou até lenços desinfetantes (talvez os reutilizáveis ​​do tipo faça-você-mesmo, mais ecologicamente corretos), de modo a manter um ambiente saudável para os nossos pequenos. Ventile bem o ambiente durante a limpeza, abrindo janelas e cortinas para trocar o ar e deixar entrar luz.

Não se esqueça de higienizar botões, alças e interruptores, que são algumas das superfícies mais infestadas de germes e bactérias em qualquer ambiente e devem ser higienizados uma vez por semana. Em seguida, passe para as janelas e eventuais espelhos, para fazê-los brilhar novamente como novos, e periodicamente limpe também portas e janelas.

Por fim, lave no chão e deixe secar, evitando entrar no quarto até que todos os vestígios de umidade do chão tenham desaparecido. Agora é a hora de aproveitar a sua merecida recompensa!