Ralos entupidos? Todas as dicas faça você mesmo para liberá-los de uma forma simples e eficaz

por Roberta Freitas

07 Junho 2021

Ralos entupidos? Todas as dicas faça você mesmo para liberá-los de uma forma simples e eficaz

Por mais que sejamos cuidadosos com tudo que vai parar no ralo de pias, chuveiros ou banheiras, é inevitável que de vez em quando se formem obstruções que impeçam o correto escoamento da água. Resíduos de comida, óleo e gordura da cozinha, ou sujeira, restos de sabão, cremes e principalmente os cabelos no banheiro podem facilmente criar obstruções nos canos, e nos deparamos com água que não escoa mesmo depois de muito tempo.

Além de causar odores desagradáveis, essas oclusões também podem causar alguns danos aos tubos a longo prazo, por isso é sempre bom resolver rapidamente o problema. No entanto, antes de recorrer a produtos químicos para drenagem, muitas vezes tóxicos e perigosos para a saúde e o ambiente - bem como possivelmente nocivos para os próprios canos - podemos também experimentar uma série de remédios alternativos, tanto mecânicos como à base de ingredientes já disponíveis na cozinha e não só.

Adrian Black/Flickr

Adrian Black/Flickr

Para as pias

Como muitas vezes parte do que entope os canos da pia é composto de material gorduroso, um componente fundamental que se repete em todo remédio faça você mesmo para a desobstrução de ralos é a água fervente: se a situação não for muito grave, às vezes é suficiente despejar uma panela no ralo para remover a congestão, dissolvendo a parte gordurosa. Se repetindo esse método uma segunda vez não tiver resultados, você pode tentar adicionar uma série de ingredientes ou usar várias ferramentas.

Usar um desentupidor com ventosa

É um método muito simples, mas se você não proceder da maneira certa, às vezes corre o risco de compactar a obstrução em vez de removê-la. Primeiro, você precisa encher a cuba da pia com um pouco de água quente e depois colocar a ventosa bem no ralo. Se a pia tiver duas bacias, cubra a outra com um pano ou esponja.

Segure firmemente a alça do desentupidor e sem separar a ventosa da pia, mova-a para cima e para baixo rapidamente, a seguir levante a ventosa e verifique se a água escoa mais facilmente. Continue a usar o êmbolo dessa forma até que a drenagem volte ao normal.

Água fervente e sal

Nos casos em que a obstrução não seja particularmente grave e você deseja dissolvê-la em vez de removê-la mecanicamente, tente com água e sal. Primeiro despeje 60 gramas de sal de cozinha fino no ralo, depois ferva um litro de água e despeje sobre o sal. Pode ser necessário repetir a operação várias vezes e, no final de cada ciclo, enxaguar com água quente da torneira.

Com vinagre e bicarbonato de sódio

Também neste caso, comece despejando água fervente pelo ralo, depois pegue 100-120 gramas de bicarbonato e, se necessário, use um arame (até mesmo um cabide esticado) para tentar baixar o bicarbonato o máximo possível no ralo e deixe agir por alguns minutos. Enquanto isso, crie uma mistura de partes iguais de água quente e vinagre e despeje pelo ralo, tampando o ralo com um tampão. Deixe por 10 minutos. Após este tempo, despeje um copo de água quente para enxaguar. Se lhe parecer que o ralo ainda não foi totalmente esvaziado, despeje mais quatro xícaras de água fervente. Se necessário, você pode repetir a operação despejando bicarbonato e vinagre novamente.

Com sal, vinagre e bicarbonato de sódio

Essa é a solução a ser usada quando a obstrução for muito grande. Você vai precisar de: 60 gramas de bicarbonato de sódio, 40 gramas de sal, 230 ml de vinagre. Comece misturando o bicarbonato de sódio com o sal e despeje no ralo, depois aqueça o vinagre e despeje-o sobre os outros ingredientes e deixe escorrer pelo tubo. A esse ponto, coloque uma tampa para fechar o ralo, para que a espuma que se forma não saia. Espere 20 minutos e enxágue com água quente.

Sissel Karlsen/Wikimedia

Sissel Karlsen/Wikimedia

Hidróxido de sódio

A soda cáustica (ou hidróxido de sódio) é uma substância que você pode comprar em lojas de ferragens, lojas de materiais de construção ou online. É uma substância muito corrosiva que deve ser tratada com muito cuidado, sempre utilizando proteções adequadas, como luvas e máscara.

Encha um balde com três litros de água, adicione 750 ml de soda cáustica e espere que a solução comece a espumar. Despeje tudo na pia e aguarde 20 minutos, depois enxágue com água fervente

Com ácido cítrico

O ácido cítrico é a alternativa mais ecológica dos muitos limpadores domésticos, e é útil como remédio caseiro para desentupir ralos, pois tem boa eficácia contra o calcário e funciona bem como detergente, removendo também odores desagradáveis.

Para utilizá-lo é necessário misturar 150 gramas em um litro de água bem quente, fazendo com que se dissolva bem. Se desejar, você também pode adicionar 150 ml de vinagre de vinho branco. O importante é que a água que vai pelo ralo seja quente, para melhor dissolver a obstrução de substâncias gordurosas.

Carbonato de Sódio

Ferva um litro de água. Quando estiver quase pronta, despeje 230 gramas de carbonato de sódio (também conhecido como refrigerante de lavanderia) pelo ralo. Despeje a água fervente lentamente, várias vezes. Você perceberá que a obstrução desapareceu quando a água drenar rapidamente e poderá terminar de despejá-la. Se ficarem restos na pia, coloque mais 230 gramas de carbonato de sódio na água e deixe descansar até dissolver a obstrução e depois enxágue novamente com água fervente.

Refrigerantes

Bebidas gaseificadas como a Coca-Cola podem ser úteis para ralos entupidos e devem ser usadas em temperatura ambiente. Experimente encher uma garrafa de dois litros e deixe descansar (sem usar a pia) por pelo menos duas horas. Há quem deixe agir por toda a noite toda ou até 24 horas. Em seguida, despeje em uma panela média de água fervente para enxaguar bem, e a congestão deve desaparecer.

Com uma sonda

Existem mangueiras flexíveis com manivela ou alicate e uma ponta capaz de agarrar o material que obstrui os ralos que podem ser úteis nesses casos. Para utilizá-las, às vezes é necessário desmontar alguns pedaços da tubulação embaixo da pia, portanto, coloque primeiro uma grande bacia por onde possa escapar a água.

Insira a sonda no tubo baixando-a até encontrar uma obstrução e mova-a de forma a quebrar suavemente a massa que cria a obstrução. Se estiver equipado com algum tipo de gancho, se certifique de enganchar a obstrução e puxá-la em sua direção. Às vezes, para melhor alcançar o obstáculo nas tubulações, é necessário desconectar o pedaço em forma de cotovelo logo abaixo da pia, com a mão se for em PVC ou com o auxílio de um alicate papagaio para os de metal. Drene o excesso de água recolhendo-o na bacia. Em seguida, insira a sonda no tubo que sai da parede, até encontrar resistência, momento em que deve girar a sonda para enganchar na obstrução e continue a extraí-la e girá-la até que seja eliminada. Remonte os pedaços do tubo corretamente e deixe correr água quente para verificar se a drenagem funciona. Se a água estiver escorrendo lentamente, use a ventosa para limpar ainda mais o tubo.

Aspirador de líquido e sólido

Se você tiver uma máquina que pode aspirar tanto líquido quanto material sólido, coloque o copo de borracha do êmbolo na extremidade da mangueira do aspirador de pó e ligue o aparelho, deve fazer um ruído diferente do normal ao tentar aspirar o que está obstruindo o tubo. Mantenha-o ligado até que o ruído mude, mas se demorar mais de um minuto, desligue o aspirador e imite o movimento que faria com um êmbolo normal e ligue novamente o aspirador.

Se nenhum desses métodos (que, no entanto, é aconselhável não combinar) funcionar, será necessário envolver alguém com um especialista, mas na maioria dos casos eles são mais do que suficientes para evitá-lo.

Melhor ainda, tente evitar ao máximo a formação de obstruções: por isso, lembre-se de esvaziar os pratos de quaisquer resíduos de alimentos antes de colocá-los na pia, e de usar sempre (mesmo no banheiro) os filtros para o ralo, assim que quase exclusivamente líquidos acabem nos canos.

Andy Pixel/Flickr

Andy Pixel/Flickr

Para o chuveiro

O ralo do chuveiro pode ficar entupido devido ao calcário ou muito mais frequentemente devido a fios de cabelo ou pelos que também permanecem emaranhados com resíduos de sabão. Os métodos descritos para desentupimento de pias também podem ser usados ​​para o chuveiro, exceto aqueles que envolvem a remoção de canos sob o ralo. Em qualquer caso, para evitar a formação de tais problemas, que no caso do chuveiro são mais difíceis de resolver se bloquearem os tubos abaixo do chão, é sempre bom manter filtros ou redes metálicas por cima do ralo, apenas para evitar que muitos cabelos caiam ali. 

Arame

É o método de remoção mecânica mais comum, que se utiliza sobretudo para retirar os fios de cabelo presos no ralo: basta pegar um arame de ferro e alisar com um alicate, moldando o gancho para que se torne um gancho longo e fino, capaz de escorregar pelo ralo. Depois de criar esta ferramenta, coloque-a no ralo e remova tudo o que bloqueia o fluxo de água, talvez com a ajuda de uma tocha. Se a obstrução for tão compacta que bloqueie a água, deve ser possível puxá-la totalmente sem quebrar em várias partes, mas para garantir que tudo foi removido, tente pegar várias vezes o material que está bloqueando o ralo, até que não fique completamente livre de pelos e sujeira. Neste ponto, tente abrir um pouco de água para verificar se a drenagem está funcionando normalmente.

Da mesma forma, uma chave de fenda fina o suficiente para caber nos orifícios do cano pode ser usada. Para inseri-la no entanto, você deve primeiro remover a grade que cobre o ralo. É melhor usar uma lanterna para ver o que se formou logo abaixo da grelha, e às vezes a ponta da chave de fenda é realmente suficiente para puxar para cima o caroço que bloqueou tudo perto da boca.

Você também pode tentar com uma ventosa, ou com sondas e mangueiras especiais, da mesma forma que você faz no caso das pias.

Se mecanicamente não foi possível remover tudo, você também pode tentar usar o bicarbonato, despejando 300 gramas pelo ralo e seguido de 100 ml de vinagre branco. Assim como no caso das pias, feche com uma tampa e deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso, ferva um litro de água em uma panela ou chaleira e depois da meia hora indicada, despeje a água pelo ralo. Isso deve liberar os resíduos já dissolvidos pela ação do bicarbonato de sódio e do vinagre.

Para a banheira

Também nesse caso, o arame pode ser usado, já que muitas vezes, como no chuveiro a obstrução é devido a cabelos no ralo.

Como alternativa, você também pode usar uma sonda de encanador. Como no caso do chuveiro, será necessário retirar a grade que cobre o ralo, e então inserir a sonda até encontrar o obstáculo, que muitas vezes fica bem próximo à boca. Às vezes, basta uma chave de fenda plana para remover a grade, outras vezes é preciso desapertar alguns parafusos. Ao prosseguir, remova sempre toda a sujeira que notar ao redor da tampa e do ralo, talvez até com o auxílio de uma escova de dente velha.

Essas sondas possuem uma ponta equipada com ganchos adequados para agarrar os cabelos, de modo a puxá-los para cima enquanto você move a alça. Ao remover a sonda, certifique-se sempre de limpá-la de toda a sujeira com a qual entrou em contato, para que esteja sempre em perfeito funcionamento. Deixe correr um pouco de água para ver se flui bem e, em caso afirmativo, feche o ralo remontando as várias peças.

Caso não consiga eliminar toda a sujeira com esses métodos, pode-se proceder com água fervente, vinagre e bicarbonato conforme indicado para o chuveiro, ou experimentar os detergentes químicos, seguindo as instruções da embalagem.