O banheiro parece desleixado e bagunçado? Descubra como fazer com que pareça mais arrumado
Sinais de abandono ou desordem não são agradáveis de se ver em nenhum cômodo da casa, mas talvez o banheiro seja um dos ambientes em que mais se destaquem. Considerando então que é um dos cômodos onde você tem que se preocupar em fazer uma limpeza mais minuciosa para garantir uma higiene adequada, é ainda mais incômodo encontrá-lo desarrumado, cheio de objetos e mal organizado.
Frequentemente, porém, é preciso muito pouco para melhorar a impressão geral, interferindo em alguns pequenos sinais de negligência que fazem a diferença. Vamos mostrar alguns deles aqui embaixo.
- Produtos e acessórios de beleza espalhados por todas as superfícies: quanto mais produtos queremos ter à mão, mais teremos que pensar num local no qual guardá-los, mas longe de superfícies que devem permanecer só com o necessário. Ao redor da pia eles só criam confusão, então é melhor usar prateleiras ou cestos. Mas até mesmo esses, devem ser de tamanho adequado e dispostos em ordem, caso contrário, você verá um efeito como o da imagem, que não ajuda.
- Deixar o sabonete líquido na embalagem: todos os produtos usados com mais frequência, se forem colocados em frascos decorados sem rótulos, daqueles a serem recarregados, e talvez coordenados entre si, darão uma impressão muito agradável de ordem ao banheiro.
- Até mesmo para sabonetes, é melhor encontrar um pires que permita que a espuma e a água escoem bem, deixando o sabão seco. Evite soluções do tipo "faça você mesmo", como as esponjas de cozinha. Quando o sabão ficar ralo, guarde-o em um pote e coloque um novo: com as sobras você pode fazer novos ou utilizá-los de diferentes maneiras úteis.
- Encher a parte de trás da porta com ganchos cheios de roupões, toalhas ou roupas: a menos que não seja realmente o único lugar para pendurar essas peças, os ganchos atrás da porta (ou na parede) devem ser usados apenas para as toalhas que precisam ser trocadas frequentemente. Em vez disso, roupões de banho e outras toalhas devem ficar fora do banheiro para maior higiene. A roupa então nunca deveria ser deixada no banheiro.
- Muitas esponjas penduradas em um gancho ou torneira na banheira ou chuveiro também dão uma impressão de negligência que pode ser evitada usando recipientes adequados, talvez em uma prateleira próxima.
- Se você optou por usar prateleiras, certifique-se de que haja uniformidade nos modelos e que não sejam sobrecarregadas com objetos espalhados: racionalize o espaço com cestos e potes para inserir os objetos, e organize as prateleiras em um maneira ordenada.
- Em vez de deixar expostas as embalagens cheias de rolos de papel higiênico, esconda-as no interior de alguma mobília, ou utilize um móvel ou cesto para os conter, mesmo que desta forma corram o risco de ficarem húmidos antes de serem utilizados.
- Não deixe à vista nem mesmo as esponjas e panos que costuma usar para limpar o banheiro: também para eles haverá algum recipiente de plástico ou canto menos visível para os guardá-los após o uso.
- Deixar sabonetes, shampoos e outros produtos semelhantes descansando na borda da banheira ou ao redor da base do box não é legal, mas o tipo de prateleira (geralmente de canto) que você escolhe também faz a diferença. Se preferir aquelas com grades de aço, tome cuidado para eliminar o calcário e a ferrugem assim que se formarem.
- Se houver canos oxidados ou cujo revestimento parece estar danificado, pense se é possível repintá-los com tinta spray para esconder os sinais de envelhecimento.
São pequenos truques que podem fazer a diferença!