Móveis de madeira arranhados? Descubra alguns remédios simples para eliminá-los
Mesmo os melhores móveis de madeira, ao longo dos anos, começam a mostrar os sinais do tempo: o uso prolongado faz inevitavelmente com que surjam riscos mais ou menos grandes nas superfícies mais expostas, por vezes apenas superficiais, outras vezes mais profundos. Embora essa seja uma característica que também pode dar um charme à peça, nunca é uma má ideia tentar reparar, ou pelo menos disfarçar, as marcas quando elas se tornam óbvias demais.
Os melhores métodos são aqueles que respeitam a madeira, trabalhando nela para nutrir suas fibras para que todos aqueles arranhões e depressões fiquem menos visíveis ou desapareçam por completo. Aqui estão três remédios caseiros simples que valem a pena tentar para dar um novo brilho à sua mobília de madeira.
Borra de café: esmigalhe bem a borra de café completamente seca e misture com um pouco de óleo de linhaça, passe a mistura sobre os arranhões, para impregná-los. Com um pano seco e macio próprio para polir madeira, esfregue até a absorção do produto. Tente um pouquinho de cada vez, possivelmente repetindo o processo.
Pasta de dente: misture 1 colher de sopa de óleo de oliva com uma colher de chá de pasta de dente, de preferência do tipo tradicional sem gel. Espalhe uma pequena quantidade apenas sobre os arranhões, deixando agir por 5 minutos. Basta umedecer um pano macio e retirar tudo com cuidado, secando em seguida.
Esses remédios devem disfarçar arranhões leves, mas se você quiser tentar consertar uma situação um pouco mais séria, pode tentar o seguinte método.
Uma pasta contra arranhões:
- 3 colheres de sopa de cera de abelha
- um corante (alimentar ou aquarela) ou um lápis de cera de uma cor o mais semelhante possível à da madeira
- água quente
Em uma tigela despeje a água quente, em seguida, misture a cera de abelha e a cor, até obter uma consistência cremosa.
2. Despeje tudo em um recipiente (uma jarra de vidro ou lata) e deixe tomar forma
3. Depois de esfriar e solidificar, passe a pasta nos arranhões, esfregando com um pano macio, até de lã, e depois retire todo o excesso com a parte limpa do próprio pano.
Depois, há sempre o remédio tradicional das nozes, que consiste em esfregá-las diretamente nos arranhões mais evidentes. Não é um tratamento milagroso, mas tem um resultado satisfatório em arranhões não profundos, mas visíveis, que pelo menos são atenuados.
Você já tentou esses métodos?