O seu jardim parece anônimo? Tente deixá-lo mais alegre com projetos criativos de DIY
Existem inúmeras maneiras de dar movimento a um jardim anônimo: quando você se depara com um terreno sem pontos de interesse, é possível utilizar ideias criativas e se dar ao luxo de inserir outros detalhes.
Você pode deixar uma calçada com plantas mais bonitas ou, escolhendo um piso original, pode decorar um canto do gramado ou cercar uma árvore com um canteiro de flores, inserir elementos de água e muito mais. Inspire-se com as ideias abaixo para encontrar uma ideia que você possa fazer na sua casa e dar um novo brilho ao seu jardim.
As mais belas estradinhas costumam ser curvas, mas mesmo uma reta que parecia austera pode se tornar muito agradável com a adição de canteiros cheios de plantas e flores.
Com muita paciência também é possível decorar as estradinhas com mosaicos: é uma ideia verdadeiramente fantástica que compensa todo o tempo que se dedica a ela.
Frequentemente, cortar a grama ao redor do tronco de uma árvore é difícil e muitas ervas daninhas acabam crescendo ali: uma maneira de evitar que isso aconteça e decorar o jardim ao mesmo tempo é cercar a árvore com um canteiro de flores. Pode ser simples, com várias alturas, enriquecido com bancos... São tantas as ideias!
Desenhar canteiros de flores no meio do gramado muitas vezes deixa tudo mais colorido.
As bordas podem ser muitas, de pedra ou mesmo apenas placas de metal: nesse caso não foi preciso mais nada!
Os seixos criam contraste com a parte de onde emergem as folhas e as flores: a cobertura de pedras tem uma função decorativa, pois certamente destaca as plantas, mas também serve para manter a umidade do solo no verão e evitar geadas no inverno.
As pedras brancas são muito apreciadas em muitas formas de arquitetura paisagística: simples e elegantes, combinam com qualquer estilo, principalmente os mais modernos. Num pequeno pátio pavimentado, um canteiro elevado com uma borda de madeira como assento e as pedras que envolvem as plantas, é muito sofisticado.
Gabiões são estruturas de malha metálica preenchidas com grandes pedras que são utilizadas para fins estruturais mas também decorativos no jardim: há cada vez mais ideias para torná-los elementos inovadores, como é o caso desse canteiro em espiral, que desenvolve o espaço verticalmente.
No meio de um gramado quadrado você pode criar uma área pavimentada (talvez como o resto do jardim), e torná-la o ponto que abriga uma fonte.
E a ideia de criar um espaço aberto pavimentado redondo com uma fonte simples no centro, que também servirá de bebedouro para os pássaros, é muito boa.
Se por acaso você cortou uma árvore e restou o seu tronco, você pode usá-lo para fazer uma casa de fadas!
E então existem opções verdadeiramente infinitas para inserir lagoas, laguinhos ou até mesmo pequenas mas adoráveis fontes de água no jardim!
Como você gostaria de decorar o seu cantinho verde?