Remova manchas e poeira dos parapeitos de mármore com métodos simples de "faça você mesmo"
Quando fazemos a limpeza da casa, raramente pensamos nas partes externas, como os parapeitos das janelas. Muitas vezes são de mármore, um material precioso e resistente, perfeito para este tipo de elemento arquitetônico, mas também está sujeito a ficar sujo e manchado devido à contínua exposição à vários elementos. E se normalmente mantemos vasos de flores no parapeito da janela, é provável que halos redondos inconfundíveis também sejam criados nele.
Para limpar essas superfícies da maneira certa, você pode usar alguns remédios do tipo "faça você mesmo", como os que vamos mostrar a seguir.
Creativo
A primeira coisa a fazer é varrer ou limpar a sujeira mais seca, como poeira e outros detritos que se acumulam nessas superfícies. Em seguida, você pode proceder de várias maneiras:
- Sabão de Marselha e bicarbonato de sódio: dissolva duas colheres de sopa de sabão e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água e use o produto resultante esfregando com uma esponja ou pano velho. O bicarbonato de sódio vai ajudar a raspar as manchas e com o sabão você vai lavar tudo.
- Água oxigenada: você pode só ela, esfregando com uma esponja ou escova e enxaguando bem a seguir.
- Pedra-pomes: esta pedra, também indicada para peles mortas, é abrasiva sem ser excessivamente agressiva, por isso é útil nas manchas mais difíceis, que podem ser assim "apagadas". Portanto, é melhor usá-la apenas em pontos difíceis e recorrer a outros métodos de lavagem.
- No caso dos círculos de calcário deixados por vasos de plantas, podemos esfregar com vinagre ou alvejante com a ajuda de uma escova de dente velha: é um remédio eficaz, mas também tem uma desvantagem. Essas substâncias, de fato, corroem o mármore e o tornam mais poroso, portanto mais sujeito a reter sujeira. Portanto, para ser usado apenas quando não puder ser feito de outra forma.
- Sabão para louças: algumas gotas em meio litro de água é uma solução delicada para lavar e desengordurar o mármore.
O mármore é um material precioso que convém não tratar com substâncias abrasivas ou muito corrosivas, por isso é melhor tentar primeiro os remédios mais delicados e recorrer aos agressivos apenas em caso de necessidade e apenas nas áreas afetadas por manchas resistentes. Bom trabalho!