5 dicas básicas para deixar sua casa mais luminosa e fazer com que pareça mais espaçosa
Ter uma casa iluminada não é apenas algo bonito de se ver, mas também tem um impacto direto no bem-estar de quem mora lá: não só a luz natural é essencial para o nosso bom humor e para a saúde do nosso corpo, mas nos permite, por exemplo, de poder até cultivar algumas plantas, e inseri-las no nosso ambiente doméstico também é uma coisa benéfica para nós.
Então, o que fazer se algum cômodo da casa parece muito escuro e opressivo? Existem vários truques que você pode colocar em prática, mas os principais se resumem a algumas regras comprovadas. Saiba mais lendo o artigo abaixo.
Paredes
A primeira regra, que todos conhecemos, mas que às vezes é difícil de seguir, é escolher cores claras e brilhantes tanto para as paredes quanto para o teto. É verdade que com os papéis de parede, revestimentos e tintas de vários tipos, temos vontade de experimentar de tudo, mas sem a ajuda de um especialista para orientá-lo na escolha do tom e do ponto do cômodo em que você pode ousar, é melhor ficar em cores clássicas: branco acima de tudo, mas também cores pastel com tons frios ou quentes, dependendo das outras cores do ambiente.
Tetos
Especialmente ao escolher cores diferentes do branco para as paredes, não faça isso também para os tetos: a menos que sejam tetos muito altos, pintá-los de branco faz com que o ambiente pareça menos abafado, e a luz dos lustres se espalhará muito mais também de noite. De qualquer forma, evite cores escuras que absorvem muita luz.
Cortinas
Os tecidos das cortinas devem ser o mais leves e transparentes possível, geralmente as cores claras devem ser preferidas: quando fechadas, de fato, as de tecidos pesados filtram muita luz, escurecendo excessivamente o ambiente.
Iluminação artificial
Quando cai a noite, ou nos casos em que a casa não está bem exposta ao sol, você precisa se ajudar com luz artificial, e o truque é escolher mais pontos de luz em cada cômodo, combinando o design e a cor. Seja qual for a sua escolha, anote também o tipo de lâmpadas que irá utilizar: dependendo da sua potência e do calor da luz que emitem, terão efeitos diferentes, ainda mais alterados pelas várias cores das paredes. Obtenha ajuda de alguns especialistas: assim que encontrar a combinação ideal, não a mude mais.
Uma casa escura pode ter efeitos negativos no humor de seus habitantes e também no organismo. Muitas vezes as casas do térreo de um prédio sofrem com a falta de luz natural, ou aquelas localizadas em prédios cercados por muitos outros, que bloqueiam os raios do sol.
Nesses casos é necessário ajudar com luz artificial: nada de lustres imponentes ou luminárias de chão muito volumosas e amplas para focos direcionais. Se você ainda quiser adicionar luminárias de piso, lembre-se de colocá-las nos cantos dos cômodos. Então pense sempre no uso que você faz do cômodo em questão: na cozinha, ilumine todas as superfícies de trabalho, assim como a mesa de jantar da sala e, nesses casos, use lustres que desçam o mais próximo possível dessas superfícies.
Móveis
A sensação de falta de espaço em uma casa pequena e mal iluminada é reforçada pelos móveis volumosos e pelo design elaborado. Por isso, prefira móveis com linhas simples, seja ultramoderno ou mais rústico, não importa. Mas desde que não sejam volumosos, mesmo a nível visual.
São dicas simples, mas se você não estiver aderindo a nenhuma delas, poderá notar melhorias notáveis ao tentar segui-las!