10 móveis fantásticos para aproveitar ao máximo o espaço em pequenos apartamentos
Nem sempre temos todo o espaço que gostaríamos em casa para colocarmos as montanhas de objetos úteis ou mesmo decorativos que gostamos ou precisamos no nosso dia a dia. Quando o espaço é escasso, portanto, é necessário aguçar a inteligência e encontrar soluções esteticamente agradáveis, mas também funcionais.
De fato, em cada cômodo, você pode usar algum móvel que ajude a ganhar espaço útil, ou onde guardar todos os objetos que precisamos. Aqui você encontrará, portanto, algumas ideias úteis a serem exploradas em pequenas casas, para mobiliar e arrumar ao mesmo tempo.
Uma estante nunca é apenas um móvel para guardar livros, mas acabamos colocando enfeites, plantas, molduras e objetos decorativos em geral. Então, por que não usar uma estante como parede para dividir os ambientes? As prateleiras podem substituir uma porta de comunicação entre dois ambientes, entre a entrada e a sala ou o hall, por exemplo. Elas deixam a luz passar e podem ser preenchidas com diversos tipos de objetos.
Prateleiras desse tipo também podem servir como divisores ideais de várias áreas de um único cômodo, um truque que sempre é útil em pequenas casas onde um cômodo é destinado a múltiplos usos.
As ideias para a construção de divisórias em ambientes são infinitas, dependendo dos materiais utilizados, do uso a ser feito e das dimensões gerais. Por exemplo, podem ser tubos que incorporam objetos úteis, como relógios e espelhos.
São ótimos também os móveis multifuncionais ou, melhor ainda, mesas e prateleiras dobráveis, a serem abertas apenas quando necessário. Existem muitos no mercado, mas uma rápida pesquisa online revela mil projetos para construí-los com o faça você mesmo, tanto para serem fixados na parede ou inseridos em outros móveis.
Cadeiras, bancos ou assentos rebatíveis, que ficam grudados na parede quando não são necessários. Eles são úteis como apoios extras, sem que suas pernas ocupem espaço no chão, por isso também é mais fácil de limpar. Eles poderiam ser usados na entrada para trocar de sapatos!
Você sonha com uma ilha na cozinha ou não tem superfícies de trabalho suficientes? Você pode comprar ou construir aquelas pequenas e móveis, que são essencialmente mesas ou móveis que foram adaptados (como aparadores ou até cômodas) com rodas, para serem retirados do caminho quando não forem necessários.
Os painéis perfurados são outra ideia que continua a fazer sucesso: podem ser os clássicos de metal (que você pode pintar em cores que se adequem ao mobiliário), mas agora também não faltam modelos de design de madeira ou ideias para fazê-los você mesmo e pode realmente usá-los em qualquer cômodo da casa.
Não se esqueça do espaço sob as escadas. Até mesmo os menores, podem acomodar compartimentos que podem ser fechados com portas ou gavetas, para guardar os objetos usados com menos frequência. Ou eles se tornam o guarda-roupa para organizar as jaquetas dos convidados ou o depósito para acessórios.
Plataformas elevadas: por que não colocar o sofá, ou mesmo a cama, em um pedaço de piso elevado, de modo a armazenar tantos itens úteis nessa plataforma elevada? Há quem as use para o colchão extra para tirar quando os hóspedes chegam, mas também para guardar roupas de cama, equipamentos para esportes de inverno e tudo o que você precisa apenas ocasionalmente.
Confie nos ganchos: nas paredes, nos guarda-roupas ou mesmo nas laterais internas das portas dos móveis, eles podem fazer você se livrar de muitos objetos que, de outra forma, ficariam espalhados pela casa. E tem uns lindos, com design refinado, de diversos materiais, além daqueles que você pode fazer sozinho.
Com um pouco de imaginação, até uma casa pequena se torna espaçosa e confortável!