Chega de vidro embaçado: 5 maneiras simples de evitar a condensação em espelhos e janelas
Quando as temperaturas caem e em casa ligamos os aquecedores, cozinhamos ou tomamos banho, sempre notamos que se forma condensação nas janelas e espelhos, que depois, a longo prazo, deixam riscos no vidro.
É difícil evitar que estas superfícies embacem, pois o choque térmico que provoca este fenômeno não pode ser evitado, a menos que sejam utilizados os espelhos especiais que não embaçam, de última geração, mas é possível minimizar a formação de condensação recorrendo a alguns truques, como os mencionados abaixo.
Creativo
- Produtos como a pasta de dente, o sabão em pó, a espuma de barbear impedem que as moléculas de água possam aderir ao vidro. Basta espalhar um véu bem leve sobre o vidro, com um pano macio e sem fiapos, continuando a esfregar suavemente até que o próprio vidro fique transparente e refletivo. Atenção: se a umidade no ambiente for alta, você poderá eventualmente ver a água misturada a esses produtos, portanto, você deve lavar os espelhos e repetir o procedimento regularmente.
- Vinagre branco: misture em partes iguais com água e limpe o vidro com um pano. Você também pode adicionar muito poucas gotas de sabão.
- Produtos contra o embaçamento para vidros de automóveis, ou cera de automóveis: tal como nos veículos, estes produtos também podem ser aplicados nos vidros de casa, esfregando-os diretamente na superfície.
- Glicerina: é um dos remédios preferidos para os espelhos do banheiro, não tóxico e prontamente disponível em farmácias. Deve ser usado espalhando uma pátina invisível no espelho, como no caso da espuma de barbear e afins.
Os resultados são diferentes dependendo das condições que surgem na casa em termos de temperatura, umidade e até dureza da água, portanto, alguns métodos podem ser mais eficazes que outros. E em qualquer caso, é bom lavar os vidros de vez em quando, para remover a pátina antiga do produto e aplicá-lo novamente. Você já usou algum desses truques em casa?