Reduza o consumo ao usar a máquina de lavar louça evitando um programa desnecessário

por Roberta Freitas

21 Janeiro 2022

Reduza o consumo ao usar a máquina de lavar louça evitando um programa desnecessário

Uma máquina de lavar louça é uma grande ajuda em casa, especialmente quando você cozinha muito ou são muitas pessoas vivendo sob o mesmo teto. Comparado com a alternativa de lavar a louça à mão, o uso deste aparelho geralmente garante economia no consumo de água, mesmo que o mesmo não se possa dizer da eletricidade.

No entanto, há uma função utilizada na maioria dos ciclos de lavagem que, na verdade, não é tão essencial e faz com que a máquina trabalhe mais, consumindo mais água e eletricidade que poderiam ser economizadas: é o ciclo de secagem a quente.

Pixabay

Pixabay

O ciclo de secagem a quente é aquele em que a máquina de lavar louça ativa um jato de ar de alta temperatura sobre a louça para eliminar toda a umidade residual da lavagem. É uma forma de secar rapidamente e garantir que ao abrir o aparelho após lavar a louça, os copos e panelas estejam perfeitamente secos (e quentes!).

Este ciclo, no entanto, rouba cerca de meia hora extra após a lavagem (às vezes 15 minutos, dependendo do aparelho), resultando em consumo adicional de energia desnecessário por vários motivos. A louça, aliás, já está perfeitamente limpa e higienizada graças às temperaturas atingidas pela água e pelos detergentes usados ​​durante a lavagem, e também existem outras formas de secar louças e copos sem ter que manter o aparelho ligado nessa fase final.

  • Você pode usar a opção de secagem "airdry", que usa ar à temperatura ambiente, sem precisar aquecê-lo especificamente. Esta é uma característica de muitas máquinas de lavar louça modernas, e parece que ela usa 15% menos energia do que a secagem a quente.
  • Caso contrário, utilizando abrilhantador para melhores resultados mesmo sem a fase de secagem a quente, a porta pode ser aberta assim que a lavagem terminar, deixando entrar o ar exterior e deixando sair imediatamente o vapor que se forma no interior do aparelho.

Certamente ajuda muito, no controle dos consumos, a utilização de uma máquina de lavar louça mais moderna, que consegue ser eficiente sem consumir muita energia mesmo em ciclos de lavagem normais. São todos pequenos cuidados que podem fazer a diferença no final do mês!