Lavar os tênis na máquina de lavar: saiba como evitar que se danifiquem
Quem não tem um par de tênis favorito em casa? Podem ser os sapatos com os quais corremos ou nos movimentamos, ou aqueles mais na moda que usamos com uma infinidade de roupas diferentes. Seja qual for o uso, é inevitável que os tênis fiquem sujos depois de um tempo: poeira, suor, mas também chuva ou lama certamente deixam os seus vestígios e, portanto, temos que lavá-los de vez em quando.
Para deixá-los como novos sem muito estresse podemos usar a máquina de lavar, e com uma série de atenções esse tipo de lavagem não será muito agressivo.
Antes de tudo, se certifique de que seus tênis podem ser lavados: basicamente não há problema em lavar tênis de lona ou aqueles feitos de materiais como nylon, algodão ou poliéster. São materiais duráveis que não devem sofrer nenhum dano em contato com o sabão em pó. Se não tiverem strass, lantejoulas ou detalhes em tecidos delicados, não terá problema.
1. Remova a maior parte da sujeira: bata os sapatos com as solas voltadas uma para a outra contra a parte interna de um lixo, fazendo com que poeira e detritos caiam. Você também pode se servir de escovas, escovas de dente velhas ou até palitos de dente para alcançar as partes mais difíceis.
2. Retire os cadarços dos sapatos e coloque-os em um saco de lona perfurado, do tipo para lavar roupas delicadas na máquina de lavar. Se estiverem realmente muito sujos, é sempre melhor lavá-los à mão com a ajuda de uma escova de dentes.
3. Se as palmilhas forem removíveis, retire-as e lave-as separadamente. Você também pode colocá-las em um saco de rede, se forem do tipo que podem ser lavadas na máquina de lavar, caso contrário, melhor lavar à mão com sabão em pó ou sabão de Marselha e talvez um pouco de bicarbonato de sódio.
4. Para lavar os tênis na máquina de lavar, é sempre recomendável usar (também para eles) sacos de malha a serem fechados, que evitam que os sapatos saltem para todos os lugares durante a lavagem, com risco de serem danificados. Outro truque para evitar que fiquem muito danificados é adicionar toalhas, talvez velhas, à lavagem, para que encha o tambor o suficiente para amortecer os golpes. É melhor usar sempre toalhas brancas ou velhas, que tenham passado por várias lavagens para não correr o risco que soltem tinta.
5. Escolha um ciclo de lavagem delicado e frio ou um ciclo de lavagem de 20 graus, com o menor número de ciclos de centrifugação para imitar ao máximo o tratamento delicado que é feito à mão.
6. Use sempre detergente líquido e não em pó.
7. Depois de terminar de lavar, pegue os tênis, cadarços e solas e deixe secar ao ar livre. Se não estiver muito quente, pode levar até dias para que os sapatos fiquem perfeitamente secos. Você pode ajudar a acelerar o processo removendo a umidade residual colocando toalhas secas velhas neles ou até jornais amassados.
Com todos esses cuidados seus tênis ficarão como novos!