Faça assadeiras e pingadeiras parecerem novas com alguns truques simples
Quando cozinhamos alimentos no forno, muitas vezes usamos uma pingadeira que recolhe todos os alimentos, óleo ou gordura produzidos pela comida que está sendo cozida nas prateleiras mais altas, para que o fundo do próprio forno não fique sujo com incrustações que sejam difícil de remover. E mais ainda, até mesmo as assadeiras que contêm diretamente os alimentos durante o cozimento, mesmo que forradas com papel vegetal ou com papel de alumínio, ficam sempre muito sujas após cada utilização.
O ideal é limpá-las após cada cozimento, mas nem sempre o fazemos, e existem preparações que causam manchas e incrustações de tal forma que, mesmo agindo prontamente, dá muito trabalho para remover tudo. Portanto, vale a pena usar alguns truques caseiros que nos ajudam a remover halos e incrustações sem muito esforço e com resultados satisfatórios.
Creativo
Se a situação não for muito grave, apenas faça um pré-tratamento mergulhando a assadeira em água quente com detergente (ou mesmo sabão de Marselha) por meia hora e depois usando um raspador de plástico ou colher de madeira para soltar as incrustações, e então você pode colocá-lo na máquina de lavar louça.
Se, por outro lado, elas estiverem muito sujas com incrustações duras, tente remover a sujeira o máximo possível com uma toalha de papel, feche o ralo da pia e encha com água fervente, despeje 150 gramas de bicarbonato de sódio nela e mergulhe a assadeira deixando-a de molho por uma hora. Este passo irá amolecer as incrustações o suficiente para que você possa removê-las com uma esponja e, em seguida, você pode lavá-las como costuma fazer à mão ou na máquina de lavar.
Como alternativa ao bicarbonato de sódio, você pode encher a pia (ou até mesmo uma bacia suficientemente grande) com água fervente e uma xícara de vinagre branco.
Se você ainda precisar raspar a sujeira sem ser muito agressivo com a superfície, você pode cortar um limão ao meio, polvilhar a assadeira com bicarbonato de sódio e depois esfregar o limão nela, como se fosse uma esponja. Esprema um pouco enquanto isso para liberar o suco. Para os cantos, você também pode se servir com uma escova de dentes velha, que não tenha cerdas muito duras. Em seguida, enxágue com água quente e lave novamente com detergente normal ou sabão de Marselha.
Qual é o seu método favorito para limpar assadeiras e pingadeiras?