Flores de inverno: aprenda a cultivar heléboro, uma planta fácil e resistente

por Roberta Freitas

26 Janeiro 2022

Flores de inverno: aprenda a cultivar heléboro, uma planta fácil e resistente

O inverno é a época do ano em que a maioria das plantas entra em fase de dormência. De fato, são muito poucas as espécies que apresentam folhagens bonitas durante os meses mais frios do ano, e menos ainda aquelas que exibem flores nessa época. É por isso que uma flor como o heléboro se torna ainda mais fascinante.

O fato desta planta herbácea poder florescer exatamente nos meses com menos horas de sol e temperaturas mais rígidas, com inflorescências simples ou duplas, de muitas cores diferentes, faz com que seja conhecida como Rosa de Natal (já que o Natal no hemisfério norte é no inverno), embora nem sempre os exemplares cultivados em ambientes fechados, estejam prontos para florescer já em dezembro. Saiba mais sobre como cuidar desta bela planta.

via gardenersworld.com

Pixabay

Pixabay

  • Exposição: são plantas que crescem nas matas e à beira dos campos. Elas podem se adaptar a posições de plena luz (nas áreas mais frias) até as de sombra parcial.
  • Solo: o solo deve ser fértil e bem drenado, sem risco de estagnação da água. Também é aconselhável cobrir todos os anos com fertilizante ou mesmo algum estrume.
  • Irrigação: no inverno, a menos que haja períodos excepcionais de seca, as plantas no solo praticamente não precisam ser regadas, enquanto aquelas em vasos precisarão ser irrigadas quando o solo secar. A mesma regra vale para o resto do ano.
  • Quando plantar: Podem ser plantadas em qualquer época do ano, desde que o solo não esteja congelado. Elas são facilmente encontrados em viveiros e lojas quando estão em flor, mas também no resto do ano é possível encontrá-las e, plantá-las no final do verão ou durante o outono, as prepara da melhor maneira para o primeiro inverno. Depois de enterrá-los, no entanto, não os mova mais. Quando as novas folhas surgirem, então, corte as velhas já marrons.

Algumas curiosidades

Algumas curiosidades

Commons Wikimedia

  • Período de floração: dão o seu melhor, dependendo da variedade, no final do inverno e na primavera. Suas flores são muito ricas em pólen, por isso são uma reserva preciosa para os insetos polinizadores que circulam nos períodos mais frios do ano.
  • Aparência das flores: muitos heléboros têm a particularidade de ter flores sempre voltadas para baixo. Somos obrigados a fazer uma reverência e pegá-las suavemente entre os dedos para poder admirar as cores e as diferentes formas das pétalas. A razão está no fato de que desta forma elas são capazes de "sacudir" a neve e a chuva que podem atingi-las no inverno. As pétalas podem ser mais ou menos pontiagudas, e a flor também pode ter uma corola dupla. As cores variam do branco ao roxo tão escuro que parece preto, e mesmo quando passa a fase em que têm tons mais vívidos, permanecem na planta por muito tempo, passando a vários tons de verde (um pouco como as hortênsias).