Mau cheiro de roupas penduradas? Livre-se disso com alguns métodos simples, mas eficazes
Normalmente, quando penduramos as roupas depois de retirá-las da máquina de lavar, elas ainda cheiram ao detergente ou amaciante de roupas que usamos para lavá-las. Às vezes, no entanto, acontece que, depois de um tempo, penduramos as roupas e percebemos que, na realidade, elas começaram a deixar um cheiro levemente desagradável no ambiente e, às vezes, é até um cheiro irritante de mofo.
Isso geralmente se deve ao fato de as roupas não secarem rápido o suficiente ou por causa de algum erro cometido durante a própria lavagem. No entanto, você pode minimizar o problema e evitar que isso aconteça no futuro, recorrendo a algumas medidas simples.
Creativo
Para remediar isso, você pode acelerar o processo de secagem o máximo possível de várias maneiras, a serem escolhidas de acordo com as condições climáticas externas. São medidas para se livrar rapidamente da umidade retida nos tecidos, que muitas vezes causa esse tipo de mau cheiro.
- Areje o ambiente abrindo as janelas ou criando uma corrente de ar entre a porta e as janelas.
- Coloque um ventilador direcionado para o varal.
- Coloque o varal perto de fontes de calor
- Coloque o varal ao sol o máximo possível: os raios solares, de fato, são um dos remédios mais eficazes contra a formação de mofo e também neutralizam os maus cheiros se não forem muito fortes. Tenha cuidado no verão para não manter tecidos coloridos ou escuros por muito tempo ao sol, pois eles desbotam.
- Você pode então se servir com produtos de bricolage para desodorizar delicadamente as roupas. Misture meio litro de água destilada com 2 colheres de álcool etílico ou até vodka (sem sabor, mesmo de baixa qualidade) e depois adicione 20 gotas de um óleo essencial a gosto. Aquele de tea tree é excelente contra o mofo, mas também aromas balsâmicos ou frescos como menta, eucalipto ou lavanda são adequados para combater o cheiro de roupas úmidas. Borrife o produto nas roupas já secas, ou mesmo antes de passá-las, e elas terão um cheiro agradável.
Para evitar o problema no futuro
- No inverno, pendure a roupa pela manhã, para aproveitar todas as horas com mais luz para a primeira parte do processo de secagem.
- Não lave muitas roupas juntas, para não sobrecarregar os varais com roupas: elas demoram mais para secar e também aumentam muito o nível de umidade da casa.
- Todas as fibras grossas que armazenam muita água e sempre saem da máquina de lavar encharcadas ou quase encharcadas (como a lã), podem ser enroladas em toalhas que absorverão o excesso de água antes de serem penduradas.
- Nunca deixe roupas na máquina de lavar por muito tempo após o término da lavagem. Se você esquecê-las, inicie um novo ciclo de enxágue simples, talvez colocando apenas um pouco de bicarbonato de sódio no tambor ou uma gota de amaciante de roupas.
- Também ajuda a escolher programas com muitas velocidades de centrifugação, mesmo que isso signifique consumir mais e, em qualquer caso, não é um tratamento adequado para peças de tecidos delicados.
- Não use muito detergente ou amaciante, que não são enxaguados adequadamente e causam odores desagradáveis quando ficam entre as fibras dos tecidos.
Com essas precauções, a roupa fedorenta não será mais um problema.