Quer comer batatinhas fritas melhores do que aquelas do fast food? Descubra os segredos para prepará-las em casa
Um dos pratos mais deliciosos que aprendemos a amar desde cedo são certamente as batatas fritas. Praticamente não há pessoa no mundo que resista a essas delícias de vez em quando, e não é por acaso que elas estão entre os acompanhamentos mais bem sucedidos de qualquer refeição nas cadeias de fast food mais ou menos conhecidas, mas elas são sempre muito bem-vindos também em restaurantes e até em casa.
As que nós mesmos preparamos, no entanto, nem sempre têm exatamente o sabor e a textura que podemos desfrutar em um Mc Donald ou em algum outro lugar em que tenham nos impressionado. Mas qual é o segredo para fazer algumas batatas fritas incríveis, crocantes por fora e macias por dentro? Leia mais para descobrir.
Obviamente, os ingredientes têm prioridade: batatas boas começam com uma enorme vantagem sobre as demais, por isso vale a pena procurar as que você realmente gosta nos pontos de venda das redondezas. A mesma coisa devemos dizer sobre o óleo com o qual você vai fritar. Escolher o de oliva ou um de sementes ou outro tipo de azeite é uma questão de gosto, mas aí também a qualidade faz a diferença. Se você quiser fritar à moda belga, deve escolher a banha!
As batatas devem ser cortadas em fatias grossas no sentido do comprimento, cada uma das quais será cortada novamente no sentido do comprimento para criar palitos. No entanto, se preferir fatias grandes, você também pode cortá-las dessa maneira. Depois de cortar as batatas, seque-as bem, enxugando-as com papel de cozinha.
Depois, há um passo opcional: para alguns é obrigatório, para outros não é necessário... Caberá a você experimentar para entender se vale a pena ou não. Consiste em escaldar as batatas em água fervente. Aqui também há duas escolas de pensamento: quem coloca as batatas na panela com água quente e as mantém lá até que a água comece a ferver, depois espera 5 minutos desde o início da fervura para removê-las, e quem as deixa cair na água apenas quando começa a ferver, mantendo-as ali durante 5 a 10 minutos. De qualquer forma, assim que você os tirar da água, você deve secá-las rapidamente (caso contrário, haverá muitos respingos em contato com o óleo) e mergulhá-las imediatamente no óleo.
Assim chegamos ao "segredo" mais importante, aquele da fase de fritura. O truque para obter a consistência certa é fritar duas vezes. A primeira a uma temperatura mais baixa, a cerca de 160°, e depois a segunda a 180° C.
O método do amido
Há também aqueles que usam um truque diferente, no qual usam amido de milho e vinagre.
Na verdade, isso envolve mergulhar as batatas cortadas em tiras em uma tigela cheia de água, na qual você também irá derramar 50 ml de vinagre branco. Você tem que manter as batatas imersas por alguns minutos, depois escorrê-las bem e colocá-las em outro recipiente (forrado com papel absorvente, para tirar o excesso de umidade). Em seguida, polvilhe as batatas ainda cruas com uma colher de sopa de amido de milho (alternativamente, amido de batata). Misture com as mãos e depois passe para a fritura, normal ou dupla, como preferir.
Qual dos dois métodos é o seu favorito?