Pernas contra a parede: aprenda a relaxar com uma posição super confortável que você pode fazer em casa todos os dias
Apoiar as pernas na parede, postura que em sânscrito e nas práticas de yoga também é conhecida como Viparita Karani, é uma posição de relaxamento que tem diversos efeitos benéficos para o corpo.
Fácil de fazer, você pode deixá-la mais confortável de várias maneiras e até modificá-la alterando a posição das pernas e dos braços. Pode ser usada tanto para recuperar o fôlego após uma sessão intensa de exercícios ou apenas para relaxar de forma agradável no final de um dia cansativo. Como pode ser praticada onde quer que haja uma parede livre e é muito fácil de aprender, vale a pena integrá-la ao seu dia a dia.
Tudo que você precisa é de um colchonete e, se isso ajudar você a ficar mais confortável, um cobertor ou travesseiros (até mesmo aqueles para ioga, tubulares ou retangulares). Você pode colocá-los sob a cabeça, ou sob os quadris ou mesmo atrás das costas: você escolhe o ponto em que eles te ajudam mais a ficar mais confortável. A intenção é, de fato, assumir uma posição confortável na qual você possa ficar o tempo que quiser.
Você pode, portanto, manter as pernas um pouco flexionadas, até mesmo colocar um travesseiro atrás dos joelhos e contra a parede. E se você quiser se afastar um pouco do mundo enquanto relaxa nessa posição, pode cobrir os olhos com um lenço, um travesseiro leve ou algo semelhante.
1. Sente-se ao lado da parede
2. Levante as pernas e, enquanto isso, gire o corpo para trazer as pernas para a parede.
3. Coloque seus quadris o mais próximo possível da parede
4. Mantenha as pernas retas (ou levemente flexionadas, como preferir), ao longo da parede.
5. Seus braços podem ficar retos ao lado do corpo ou estendidos para ajudá-lo a encontrar estabilidade.
6. Encontre o ponto de equilíbrio, solte o peso das pernas na parede e relaxe lentamente todo o corpo, incluindo o pescoço e a cabeça. Se necessário, ajuste os travesseiros ou cobertores e se deixe levar. Fique nessa posição por 10 a 20 minutos.
7. Para sair da posição, dobre os joelhos e traga-os em direção ao peito, enquanto isso, vire para um lado.
8. Descanse alguns momentos antes de se levantar desta posição.
Existem também variações dessa postura: por exemplo, você pode abaixar os pés e dobrar os joelhos para fora, de modo que as solas dos pés se toquem e criem uma espécie de losango com as pernas, a chamada posição de borboleta. É ótimo para abrir os quadris e fazer alguns alongamentos bem leves.
Você também pode quase cruzar as pernas, ou seja, colocar o calcanhar direito no joelho esquerdo e o calcanhar esquerdo logo atrás ou abaixo do joelho direito, criando uma espécie de quadrado com as pernas, sempre encostadas na parede.
Há também quem coloque um travesseiro dos mais pesados (geralmente tubular) nos pés, como se fosse para sustentar o peso segurando-o com as solas dos pés voltadas para cima.
Quanto às mãos e braços, você pode experimentar várias posições: as das mãos, na prática de ioga, são chamadas de mudras e existem muitas, também para promover a meditação. Caso contrário, você pode abrir totalmente os braços para que fiquem perpendiculares ao tronco. Tudo aquilo que faça você se sentir mais relaxado e com o corpo esticado e no lugar!
Você já tentou passar o tempo nesta posição?