Descubra como usar o forno de forma eficiente para evitar o desperdício de eletricidade
Há muitos alimentos que costumamos consumir e que devem ser cozinhados no forno, e há muitos outros que podem ser cozinhados desta forma como uma versão mais saudável em relação às receitas tradicionais que podem incluir frituras. O sabor dos alimentos assados é inconfundível e muitas vezes irresistível, incluindo pratos salgados e doces.
Em geral, no entanto, cozinhar no forno significa ligá-lo com bastante antecedência para que aqueça até o ponto certo e depois mantê-lo a uma temperatura constante por intervalos de tempo variáveis, mas em média bastante longos. O que significa que esse grande aparelho acaba consumindo muita eletricidade. Então, se quiséssemos controlar o consumo, como fazer sem abrir a mão do forno?
- Mantenha a câmara de cozimento sempre muito limpa: se não houver sujeira, o calor se espalha mais uniformemente e, portanto, os pratos são cozidos mais rapidamente e nos lugares certos, sem causar maior consumo de energia.
- Evite ao máximo abrir a porta durante o cozimento: cada vez que fazemos isso, abaixamos a temperatura interna, e o forno deve compensar gastando mais energia. Portanto, é necessário ter o cuidado de manter sempre as luzes internas funcionando bem e o vidro da porta perfeitamente limpo. Às vezes será necessário desmontá-lo para eliminar a sujeira que está entre os dois vidros que o compõem, mas depois vai ser mais fácil usá-lo.
- Prefira sempre os métodos de cozimento com o forno ventilado: se a receita não exigir expressamente um forno estático, o modo ventilado garantirá que o calor seja distribuído uniformemente e cozinhe os alimentos mais rapidamente.
- Mantenha-o sempre aberto ao final do cozimento, para que os ventiladores não precisem permanecer em funcionamento para abaixar a temperatura interna.
- Não o utilize para descongelar: tente sempre descongelar os alimentos deixando-os no frigorífico do dia anterior. Se você tiver pressa, até mesmo fora da geladeira, mas apenas se eles conseguirem descongelar em algumas horas. Caso contrário, use a mesma função em um forno de microondas, que consome menos energia.
- Desligue o forno da tomada quando sair de férias. Como todos os dispositivos elétricos, ele continua consumindo um pouco enquanto está conectado.
- Para todas as tarefas em que você pode usar o microondas, use. Como no caso de pratos que devem ser aquecidos!
- Verifique a resistência: às vezes ela quebra ou fica danificada e o forno demora muito mais para aquecer, consumindo muito mais energia.
- Se for trocar, prefira sempre os de classe energética mais alta, que exigem um investimento maior para a compra, mas economizam na conta.
São pequenos cuidados que no final do ano podem fazer a diferença no consumo de energia elétrica!