Dicas muito úteis ao mobiliar um apartamento pequeno
Mobilar uma casa nunca é fácil, e se torna ainda mais desafiador quando temos pouco espaço disponível. O planejamento é essencial, mas por vezes nos limitamos a escolher o que podemos inserir ou talvez as cores a serem exploradas, acreditando que uma casa pequena não possa nos permitir usar objetos de design mais originais ou personalizados como acontece com as casas maiores.
É certo que o branco das paredes torna os ambientes mais espaçosos, mas não é certo que não podemos colocar também um pouco de cor aqui e ali. E que tal uma grande mesa de jantar? Pode ser inserida, desde que tenha um design leve e economize espaço. Existem, portanto, vários aspectos a serem considerados e alguns conselhos a serem seguidos ao projetar o mobiliário de uma casa, mesmo que tenha menos de 100 metros quadrados.
A cozinha é o coração da casa, e a sala é o espaço mais vivido, tanto sozinho como na companhia de convidados: combiná-los em um espaço aberto é uma escolha importante, pois tudo o que fazemos em um dos dois ambientes é visível no outro, e cozinhar pode incomodar quem está sentado à mesa ou no sofá. Mas para ganhar espaço é uma excelente solução, que em muitos casos permite também ter uma ilha na cozinha, daquelas que de vez em quando se transformam numa mesa para comer.
Ou, em vez da ilha, pode ser a própria mesa de jantar que fica perto da cozinha. E assim você pode ter uma mesa grande para acomodar mais pessoas.
Entrada diretamente na sala de estar: uma pequena casa nem sempre permite o luxo de criar um hall ou distinguir uma área de entrada separada. Mas abrir os espaços dessa forma evita áreas apertadas e também aproveita melhor a luminosidade da casa.
Os móveis devem ser essenciais: não há espaço para sofás e poltronas com formas volumosas, e é bom escolher peças que não preencham todo o espaço. O mesmo pode ser dito para a mesa na sala de estar: usar uma com tampo de vidro pode permitir que você escolha uma maior, sem confusão visual.
Considere o espaço disponível no quarto das crianças: se você precisa colocar duas camas, a única solução não é necessariamente um beliche. Cada um pode ocupar uma metade, com uma estante a ser compartilhada para separar as áreas, ou você pode pensar em colocá-los em dois lados adjacentes do quarto.
No quarto principal, no entanto, poderia haver espaço para um closet, talvez entre a parede dos fundos do quarto e aquela que funcionaria como cabeceira da cama.
Use a cor para animar e articular os espaços: em uma casa branca com móveis claros, escolha algum móvel que dê um pouco de energia, como prateleiras ou estantes abertas.
Mas até as paredes podem reservar surpresas: às vezes pintar uma parede de destaque, talvez colorir apenas a parede do fundo de uma sala, faz com que pareça mais profunda. Ou usar uma cor contrastante em apenas metade das paredes altera a percepção da altura do teto. Resumindo, vale a pena estudar os vários truques para aproveitar outras cores além do branco ou cinza.
As cores também podem servir para criar uma ligação ideal entre os vários espaços, escolhendo uma paleta de tonalidades de modo a que cada divisão utilize uma diferente com um tom predominante.
Como você mobiliaria uma casa pequena?