Quer aprender a passar com perfeição? Vamos mostrar alguns conselhos muito úteis
Passar a roupa é uma das tarefas domésticas mais impopulares, daquelas que gostaríamos de adiar, mas que às vezes são inevitáveis. Embora de fato existam muitos truques diferentes para evitar ligar o ferro para cada peça de roupa que lavamos, existem alguns itens que dificilmente podem ficar sem passar e tecidos que parecem ficar completamente amassados de uma maneira quase mágica.
Por isso, é bom arregaçar as mangas naqueles momentos em que não podemos deixar de passar e fazer essa atividade da melhor forma, para que os resultados valham todo o nosso esforço.
- Certifique-se de que o ferro esteja perfeitamente limpo: o uso do vapor às vezes cria pingos de calcário, assim como os produtos pulverizados para engomar ou perfumar as roupas, por isso certifique-se de limpar bem a chapa periodicamente e, nos casos mais graves, considere também substituir o ferro.
- Verifique se há água suficiente no tanque para usar o vapor.
- Certifique-se sempre de que as peças de roupa que vai passar podem ser passadas a ferro: se as etiquetas não o indicarem, terá de considerar o material de que são feitas.
- Especialmente com os itens mais delicados, passe-os sempre do lado avesso.
- Certifique-se de passar as roupas na temperatura certa, que você escolherá com o botão no próprio ferro.
- Comece pelos tecidos que requerem uma temperatura mais baixa e vá passando aos poucos aos outros, para não correr o risco de danificar nenhum deles ou terá que esperar o ferro esfriar até o ponto certo de vez em quando.
- Ao colocar cada peça na prancha, estique-a bem com as mãos para alisar os amassados e não correr o risco de passá-los com o ferro, o que os tornaria ainda mais visíveis.
- O lugar no qual você está passando deve sempre ser forrado com um tecido acolchoado ou que absorva o calor sem danificar a prateleira embaixo ou superaquecer o tecido. Se você não estiver usando uma prancha dedicada, coloque tecidos adequados em cima das mesas ou outras prateleiras que estiver usando.
- Os tecidos são passados quando ainda estão úmidos, portanto, se você os removeu tarde demais do varal ou se eles saírem secos da secadora, borrife um pouco de água (de preferência desmineralizada ou destilada) no tecido antes de passar. Você também pode usar este passo para perfumar roupas com um perfume caseiro. Mas tenha cuidado, existem algumas peças de roupa que devem ser passadas quando estiverem perfeitamente secas, pois passar o tecido úmido criaria manchas de umidade visíveis.
- Ao passar, não pratique movimentos circulares, mas sempre lineares sem ultrapassar o mesmo ponto, mas movendo-se constantemente e na velocidade certa para evitar acidentes desagradáveis, como a queima do tecido. Além disso, passar a ferro ao longo do comprimento da peça evita o estiramento das fibras.
- A ordem recomendada para passar as camisas: gola, punhos, mangas, ombros e depois frente e verso. E no que diz respeito, em particular, aos pontos com tecido duplo (gola, punhos e ombros), primeiro passe pelo avesso e depois do outro lado.
- Acima de tudo, torne o seu tempo de passar divertido: configure uma listas de reprodução de suas músicas favoritas ou até podcasts divertidos ou interessantes para ouvir enquanto trabalha!
Bom trabalho!