Parquet: dicas úteis para lavar e cuidar dos seus pisos de madeira
Os pisos em parquet têm um encanto verdadeiramente único e inimitável: dão calor à casa e a colorem com os mil tons da madeira de que são feitos. Até o design que as várias tábuas criam dependendo de como estão dispostas pode mudar a forma como percebemos o espaço, bem como o impacto visual de uma sala inteira.
É um material que, mesmo sendo da mais alta qualidade e perfeitamente vedado, ainda é mais sensível a toda uma série de fatores em respeito à cerâmica, à pedra ou outros materiais mais duros. Portanto, deve ser tratado com muito cuidado, evitando erros comuns que obrigam os especialistas a intervir para restaurar a sua aparência original. Com as devidas precauções, no entanto, um piso de parquet pode durar para sempre!
- Escolha bem as ferramentas para limpá-lo: deve usar vassouras com cerdas muito macias (há aquelas próprias para pisos de madeira), esfregões planos com microfibra ou panos macios e um aspirador que seja delicado ao passar pelo piso, portanto com escovas adequadas para este tipo de revestimentos.
- Quanto aos detergentes: existem alternativas do tipo “faça você mesmo” (como soluções de sabão de Marselha para lavar ou cera de abelha para polimento), mas é sempre preferível usar os produtos recomendados pelos fabricantes. Eles serão diferentes dependendo do acabamento (pintado ou oleado) e projetados para limpar e nutrir a madeira sem deixar resíduos.
Como limpar
- O parquet deve ser espanado ou varrido todos os dias ou quase todos os dias, para que não se acumulem detritos que depois, com o tráfego diário, tornem-se concreções e manchas mais difíceis de remover.
- Se for realmente necessário lavar as manchas, você precisará usar um esfregão umedecido apenas com água. Mergulhe-o no balde com água e depois esprema muito bem, para que não perca água ao passar no chão. Obviamente, é uma operação a fazer sempre depois de retirar a maior parte da sujeira com uma vassoura ou aspirador, e imediatamente após passar o pano húmido terá de secar com um pano seco. Você também pode se ajudar mantendo as janelas abertas ou usando ventiladores portáteis enquanto estiver lavando para que nenhuma umidade permaneça. Em parquet selado há menos risco de inchar a madeira com água, mas às vezes mesmo nesses, a umidade pode penetrar entre as juntas sob a camada protetora, então é melhor nunca colocar muita água e nem demorar muito tempo para secar.
- Para limpezas ocasionais e profundas, nas quais apenas água não é suficiente e você deve usar o detergente específico para o seu parquet, use-o sempre em pequenas doses para ter que usar o mínimo de água possível.
Lembre-se também de proteger as áreas mais movimentadas com tapetes, manter as unhas de cães e gatos cortadas e tentar não andar pela casa com sapatos (principalmente saltos), trocando-os por chinelos assim que entrar em sua casa.