Perder peso correndo: dicas úteis e erros a serem evitados
Uma das maneiras mais simples e baratas de perder peso e ficar em forma é correr: precisamos literalmente de um par de tênis e então qualquer rua ou parque tranquilo próximo à nossa casa se torna a nossa academia. Para quem já está acostumado a se exercitar, introduzir a corrida na rotina semanal não é um grande problema, mas para quem decidiu mudar seus hábitos sedentários se torna um desafio que, se abordado de forma errada, pode facilmente desencorajar.
Devemos, portanto, encarar o assunto com o seriedade e evitar os erros mais comuns que podem levar à desistência. O objetivo de perder peso, de fato, é alcançado com o equilíbrio certo entre uma dieta equilibrada e exercícios físicos. Quanto ao primeiro, todos sabemos mais ou menos quais alimentos ou tipos de cozinha evitar e quais preferir, mas é sempre bom contatar nutricionistas que possam nos dar um programa específico para nossa idade, estilo de vida e quaisquer patologias. Quanto à corrida, trazemos alguns conselhos sobre como lidar com ela da melhor forma para que se torne um hábito saudável.
O que fazer se você for um principiante
- Objetivos alcançáveis: faça questão de se exercitar (até mesmo uma caminhada rápida no início) por meia hora, 4 ou 5 vezes por semana. Aguarde para aumentar a duração do treino ou os quilômetros percorridos. Quando você atingir um novo recorde pessoal, faça questão de mantê-lo por uma ou duas semanas e depois tente melhorar. É muito mais importante construir um hábito e ter consistência do que queimar as etapas rapidamente: afinal, você está fazendo isso por você mesmo, para queimar calorias e fortalecer seu corpo, não por algum marco olímpico. À medida que cada treino fica mais longo e extenuante, você pode até diminuir a frequência para 3 vezes por semana.
- Não se apresse: se você achar difícil correr, mesmo que seja muito lento, você pode andar rápido nas primeiras duas semanas. O importante é não desistir e ser constante, e você vai ver que automaticamente, e aparentemente sem esforço, você melhorará a velocidade e a resistência. Até mesmo quando começar a correr, vá devagar, tomando o cuidado de levantar os pés o máximo possível. Seu passo melhorará automaticamente, e se você começar a correr rápido imediatamente, ficará sem fôlego em menos de 5 minutos. Assim que sentir dor, diminua a velocidade ou caminhe novamente, mas não pare abruptamente.
- A postura: o tronco deve estar ereto, alinhado com os quadris ou adiantado alguns centímetros. Não se incline.
- O passo: a forma como cada um apoia o pé ao correr pode mudar um pouco, mas geralmente é aconselhável colocar primeiro o antepé (metatarso) e depois o calcanhar.
- Escute música se você correr em um lugar calmo: é sempre bom estar atento ao ambiente ao nosso redor, mas ouvir música onde o ambiente não é perigoso e sem manter um volume que cubra todos os outros sons ajuda a manter o ritmo.
Os erros a serem evitados:
- Escolha os tênis certos: eles devem ser do tamanho certo (não muito pequenos, mas não muito grandes, ou você vai se machucar) e capazes de amortecer o passo e dar o impulso necessário.
- Escolha a roupa certa: além dos sapatos, as roupas que usamos durante a corrida também fazem muito para torná-la mais confortável. Escolha materiais respiráveis e se vista em camadas no inverno, para que você possa se descobrir durante a corrida se ficar muito quente e voltar a se cobrir logo depois ou se aumentar o vento. Além disso, roupas que são muito grossas e atrapalham seus movimentos devem ser evitas.
- Para começar, evite correr na estrada sobre o concreto ou asfalto ou em terreno muito mole, como areia à beira-mar. Um terreno muito duro pode ser incômodo devido ao impacto (e em qualquer caso, a longo prazo, também pode causar problemas na coluna, especialmente se você estiver acima do peso), enquanto o terreno macio torna excessivamente cansativo manter o ritmo. Portanto, prefira os caminhos de terra batida de algum parque.
- Nunca se esqueça do aquecimento. Caminhe rapidamente por pelo menos 5 minutos se você correr 10 e aumente proporcionalmente. O ideal é fazer um aquecimento de 15 a 20 minutos caminhando e depois correr por 40 a 60 minutos, com posterior desaquecimento de pelo menos 10 minutos, que sempre pode ser feito caminhando ou mesmo com exercícios de alongamento.
Resumindo, comece devagar e seguindo seu próprio ritmo, mas não desista: você colherá muitos benefícios!