Sala longa e estreita? Descubra os truques para deixá-la bonita e confortável
Pode acontecer que a disposição dos cômodos de uma casa, principalmente quando se trata de uma casa de tamanho modesto, faça com que a sala fique relegada a um ambiente que se desenvolve em maneira longitudinal, como se fosse uma espécie de corredor mais largo que o normal.
Não é fácil arrumar a zona living e quem sabe até colocar uma mesa para comer ou um cantinho para montar uma escrivaninha em um espaço comprido e estreito como esses, mas existem algumas dicas que especialistas em design usam para criar ambientes bonitos e confortáveis, que parecem mais espaçosos. Continue lendo este artigo para saber mais.
Um dos erros que podem ser cometidos é empurrar os móveis contra as paredes compridas, o que aumenta a sensação de “túnel” de um espaço estreito e comprido. Em vez disso, ele precisa ser preenchido o suficiente para deixar apenas uma passagem confortável e clara ao longo de uma das paredes.
Uma maneira é, portanto, usar um sofá e uma mesa de centro, que depois permanece destacada da outra parede onde está a TV. Caso contrário, você também pode (se o espaço for grande o suficiente), colocar duas poltronas voltadas para o sofá, fechando a área de estar, para que você caminhe atrás delas para se movimentar pela sala, sem ficar passando entre os móveis.
É um espaço que quase certamente terá mais pontos focais: as paredes de fundo mais estreitas, aquelas para as quais o olhar é dirigido pela própria forma da sala, e depois o ponto para colocar a televisão que muitas vezes é o fulcro de uma sala de estar, aquela em torno da qual nos reunimos.
Portanto, se você precisa criar um espaço confortável tanto para conversar em torno de uma mesa de centro (talvez para um chá ou receber convidados) quanto para relaxar e assistir a filmes e séries de TV, muitas vezes é bom colocar o sofá em uma parte mais central e colocar as poltronas com uma pequena mesa em uma extremidade, talvez oom uma lareira na parede do fundo ou, em qualquer caso, decorando essa parede de uma maneira que seja digna da atenção que receberá.
Um tapete pode ajudar a definir a área de relax, indicando o ponto que fica como passagem para ir até as demais partes da sala ou para se deslocar em direção aos demais cômodos.
Se a área do sofá ficar no final da sala, pode ajudar usar um em forma de L ou adicionar uma chaise longue. E se você prefere colocar os móveis encostados nas paredes, então é bom quebrar um pouco e não preencher uma única parede: para isso, no entanto, você ainda deve manter um espaço para o caminho a percorrer para atravessar a sala. O mobiliário terá então de sugerir automaticamente por onde passar sem parecer um obstáculo injustificado.
Também as cores servirão então para tornar o espaço mais confortável: o branco que amplia a luminosidade e faz com que a peça pareça mais confortável e espaçosa, e depois talvez móveis com formas ou cores mais decisivas que se destaquem para articular o espaço de forma interessante.
Se o espaço for muito longo, é sempre aconselhável dividi-lo em duas áreas: sala de estar, área de mini escritório, área de entretenimento... dependendo do que você deseja, você pode combinar os espaços.
Como você mobiliaria uma sala de estar longa e estreita?