Pequenas rachaduras na parede? Tente consertá-las facilmente com o DIY
A passagem do tempo pode deixar marcas nas paredes das nossas casas, mesmo no interior. De fato, rachaduras e fissuras de vários tamanhos podem aparecer no acabamento da superfície, que deve sempre ser cuidadosamente verificada para entender a sua extensão, a fim de atuar prontamente nas mais perigosas.
Quando a fissura ultrapassa um centímetro de profundidade, e ainda dentro de três centímetros, você pode decidir se vai intervir por conta própria (aconselhável apenas se tiver experiência) ou entrar em contato com um profissional. No entanto, se forem ainda mais profundas, é sempre necessário chamar um especialista para entender rapidamente a situação e tomar as medidas necessárias, pois a rachadura provavelmente será sintoma de algum dano estrutural.
No entanto, quando a rachadura é superficial (dentro de 1 cm de profundidade), embora talvez larga e ainda visível, também é possível repará-la facilmente por conta própria.
O que é preciso para reparar uma rachadura na parede:
- Máscara protetora
- Luvas de latex
- Plástico protetor
- Lixa
- Espátula, em metal ou plástico
- Escova de dente
- Reboco adequado para o tipo de material do revestimento da parede
- Para finalizar: tinta e pincel ou rolo, para restaurar a mesma cor do restante da parede, de preferência com um primer adequado para usar na preparação da superfície.
Como proceder:
Proteja o chão e os móveis com um pedaço de plástico
2. Use as proteções adequadas (luvas e máscara) e lembre-se de trabalhar em uma área bem ventilada
3. Limpe bem a parede antes de começar, tirando as partes móveis com a ajuda da espátula. Você precisará então raspar suavemente dentro e ao redor da rachadura até que não haja mais pedaços que possam se soltar mais tarde durante o reparo.
4. Termine de remover toda a poeira e detritos da parede com a ajuda de uma escova de dentes primeiro e depois um aspirador de pó.
5. Quando tudo estiver limpo e perfeitamente seco, use uma espátula para espalhar a massa dentro da fenda, até que ela fique completamente preenchida.
6. Ainda com a espátula, alise a massa o máximo possível: certifique-se de que não apareçam grumos levantados na superfície e, em seguida, remova tudo o que estiver em excesso.
7. Deixe secar pelo tempo indicado na embalagem do reboco adquirido (geralmente entre 24 e 48 horas)
8. Quando estiver seco, use uma lixa para remover as partes ásperas.
Neste ponto, a parede está reparada e intacta novamente, para que você possa repintar a área afetada para que ela volte a ficar uniforme com o restante da parede. Lembre-se que para não ter um acabamento diferente do restante da parede (muitas vezes mais brilhante), é preciso usar um primer antes de aplicar a tinta.
Bom trabalho!