4 erros que você deve evitar se quiser que sua casa pareça mais espaçosa
Às vezes não percebemos que as escolhas feitas ao longo dos anos, ou mesmo aquelas que são feitas ao mobiliar a casa, podem acabar por arruinar o potencial do espaço que decoramos.
Se um ambiente é pequeno, você precisa encontrar uma maneira de torná-lo mais espaçoso, arejado, um lugar para se movimentar livremente sem sacrificar o conforto. E às vezes esse objetivo é prejudicado por alguma escolha míope, que parecia boa no momento, mas acaba se revelando errada a longo prazo. De fato, existem erros de decoração que podem acontecer com mais frequência, como os que vamos mostrar abaixo.
Cores escuras nos móveis
São o tabu tentador: bonitos e fascinantes, especialmente quando vemos alguns exemplos perfeitamente bem-sucedidos, podem também nos cansar mais facilmente. Independentemente do fator de satisfação ao longo do tempo, paredes, pisos e móveis escuros são escolhas possíveis apenas quando o ambiente é grande e, acima de tudo, muito luminoso - graças a uma abertura abundante para o exterior que permite a entrada de muita luz natural durante o dia - e que conte com um adequado sistema de iluminação difusa em toda a sala. Caso contrário, as cores escuras devem ser evitadas.
E se você acha que tem que vender ou alugar a casa, é quase certo que quartos com cores muito opressivas farão com que potenciais compradores ou inquilinos desistam.
Móvel de TV volumoso
O gosto moderno está cada vez mais voltado para alguns elementos funcionais em cada ambiente: linhas ágeis e leves, formas simples e economia de espaço. Assim, todos os móveis mais volumosos ou excessivamente trabalhados dão uma sensação de antigo. Um dos móveis que agora podem ser ignorados é, sem dúvida, aquele destinado para a televisão. Hoje em dia as TVs são de telas planas, com pés ou para serem fixadas na parede, no máximo com suportes especiais, então são suficientes para preencher uma parede inteira, talvez cercada por alto-falantes ou caixas de som, e nada mais.
Cortinas pesadas e molduras de janelas
Cortinas pesadas são um pouco como cores escuras: sob certas condições, dão um toque único e elegante, mas na maioria dos casos pesam e escondem a janela. Considerando que a janela também é fonte de luz natural, deixá-la o mais livre possível é melhor. Tudo bem colocar cortinas, mas melhor se não forem muito volumosas ou vistosas. O mesmo vale para as molduras das janelas: não devem ser muito grossas para deixarem entrar o máximo de luz.
Considere se intervir nesses elementos pode rejuvenescer e tornar sua casa mais luminosa e espaçosa!