Deixe o assento do vaso sanitário branquinho de novo com alguns truques caseiros simples

por Roberta Freitas

08 Fevereiro 2022

Deixe o assento do vaso sanitário branquinho de novo com alguns truques caseiros simples

A utilização diária do vaso sanitário faz com que se desgaste, principalmente o seu assento que, na maioria dos casos, é feito de plástico branco. Ao contrário do resto do vaso sanitário que é feito de cerâmica, que é um material decididamente durável, o plástico deste acessório certamente está sujeito a se deteriorar mais rapidamente. De fato, com o tempo, apresenta halos acinzentados ou amarelados e, mesmo quando ainda não os apresenta, deve ser mantido limpo para permanecer branco o maior tempo possível, além de bem higienizado.

Para voltar a ter um assento de vaso sanitário branco, você pode usar alguns remédios caseiros muito simples.

Creativo

Creativo

Como este é um material menos resistente à abrasão do que a cerâmica, é melhor não usar substâncias muito agressivas, a menos que essa não seja a única opção que resta.

De fato, em geral, a limpeza da tábua pode ser feita simplesmente com água morna e sabão. Você pode usar sabonete antibacteriano, mas também detergente. Até mesmo lenços umedecidos desinfetantes são um bom método;mas lembre-se sempre de secar imediatamente toda a superfície com papel absorvente ou algum pano seco e macio.

Existem outros remédios que ajudam a clarear o assento do vaso quando ele apresenta sinais de envelhecimento, mas são mais agressivos e também correm o risco de estragar o acabamento brilhante, corroendo a camada superior do plástico. São eles o vinagre branco, água sanitária, suco de limão ou ácido cítrico dissolvido em água. Também bicarbonato de sódio ou sal, devido à sua granulação, são certamente abrasivos e, portanto, corroem a superfície do assento tornando-a ligeiramente mais áspera, mas também mais porosa e, portanto, facilitando o assentamento de sujeira e bactérias.

Portanto, você pode descolorir com certeza, mas também precisa ser bastante consistente na limpeza com água e sabão para manter o vaso nas melhores condições por um longo tempo. Quando isso não for mais possível, é hora de trocar o próprio assento do vaso sanitário.

De qualquer forma, é melhor não usar produtos projetados para louças sanitárias, que às vezes mancham ou descolorem o plástico permanentemente.