Zíper que não fecha mais? Descubra como consertá-lo com um truque simples
Há muitas peças de vestuário, mas também acessórios e objetos que usamos todos os dias com fecho. De casacos, jeans a malas de vários tipos, realmente usamos fechos todos os dias, e os que abrimos e fechamos com mais frequência também são os que mais correm o risco de se danificarem. Alguma vez você já quis fechar uma jaqueta ou bolsa e viu que o zíper deslizava mas permanecia aberto?
Nesses casos também é difícil trazer o cursor de volta para baixo para separar completamente as duas abas de tecido que o zíper teve que fechar, e repetir a operação nem sempre resolve o problema. Em vez de nos enfurecer inutilmente ou jogar a toalha, podemos tentar arrumar usando uma pinça.
Video tutorial via UCAN Zippers USA/YouTube
É melhor usar um pequeno alicate de bico comprido (pontiagudo ou chato, escolha os que você tem em casa ou com os quais se sente mais confortável), mas se não tiver, também pode tentar com um par de pinças para sobrancelhas, melhor se com uma ponta plana.
Quando o zíper fica no meio, ao invés de forçá-lo a deslizar de volta à sua posição original, pegue o alicate e feche as duas metades sem exagerar na pressão. Geralmente, é um problema devido ao desgaste do deslizador e não aos dentes da dobradiça.
2. Continue a deslizar o zíper na direção que você seguiu anteriormente.
3. Enquanto isso, se as abas abaixo do slider ainda estiverem abertas, passe por cima delas também, voltando ao início do zíper e deslizando por todo o fecho.
Assim, deve estar consertado. Se, por outro lado, parece que o método não está funcionando, pode ser necessário extrair o cursor e apertá-lo manualmente com mais cuidado.
Se isso também não funcionar, significa que o cursor precisa ser trocado: é facilmente encontrado em qualquer loja de artigos para costura, ou mesmo online. E para entender qual comprar, gire o zíper e você notará que na parte de trás (o lado plano), estão indicadas suas medidas.
Bom trabalho!