Truques famosos para ter cabelos bonitos: quais realmente funcionam?
Poder mostrar um cabelo saudável e brilhante é um hábito de todas aquelas pessoas que gostam de dar atenção ao cabelo, e é verdade que, para cada um de nós, o penteado certo, um cabelo bem cuidado, nos dá um aspecto completamente diferente. Para alcançar esse resultado, é necessário experimentar muitas cores e, sobretudo, diferentes tratamentos e rotinas de cuidados, talvez até influenciados pelos conselhos que lemos ou pelos truques que nos são relatados.
É verdade que existem vários ingredientes naturais (alguns que provavelmente temos na despensa) que fazem bem para o cabelo, além de encontrar a frequência certa de lavagem, mas temos sempre que discernir com base nas necessidades pessoais, e você também deve traçar uma linha e descartar alguns mitos que não tem um fundamento real.
Cortar o cabelo muitas vezes faz com que ele cresça mais forte: isso é verdade no sentido de que quando você espera para cortar, e seu cabelo forma pontas duplas e enfraquece ao longo do comprimento, ele se torna mais quebradiço e pode quebrar mais perto da raiz. Em vez disso, cortando com mais frequência, geralmente reduzimos esse risco e o cabelo fica mais cheio.
Mas com que frequência? Depende do tipo de cabelo. Os finos ou coloridos devem ser cortados uma vez por mês ou a cada 5 semanas, se forem ondulados e mais grossos, um intervalo de um mês e meio é bom, os cacheados podem esperar até dois meses. Mas a experiência é o melhor guia nesses casos.
2. Arrancar o cabelo branco faz com que cresçam mais: isso não é verdade, porque agir sobre um folículo dessa maneira só terá como consequência o crescimento do mesmo fio de cabelo branco que foi arrancado. Mas só isso. No entanto, é verdade que às vezes o cabelo “seguidor” pode não ser tão branco quanto seu antecessor, mas isso não significa que arrancar o cabelo seja uma prática recomendada, muito pelo contrário.
3. Tudo bem não lavar o cabelo, eles vão se limpar sozinho: não. O cabelo não consegue se limpar sozinho, e toda a sujeira que não retiramos da pele obstrui os folículos e isso certamente afetará o crescimento do cabelo.
4. Nada de xampu, apenas alternativas green: o xampu que contém as propriedades adequadas ao seu tipo de cabelo é um excelente aliado, principalmente se o cabelo não tiver tratamentos específicos.
No entanto, também é verdade que existem alimentos e ingredientes que podem ajudar o cabelo a ficar mais saudável ou mais brilhante ou mais macio, dependendo do caso. Portanto, sempre que você ler sobre quaisquer alternativas naturais, se certifique de que é certo para o seu tipo de cabelo e experimente.
5. O shampoo não precisa fazer muita espuma: é verdade. Geralmente os xampus que têm esse efeito são aqueles com muito sulfato, que fazem mal à saúde da pele e não ajudam particularmente os cabelos - e algumas empresas os eliminaram de suas formulações. Verifique sempre o rótulo.
6. Os óleos não são bons para quem tem cabelos oleosos: isso não é verdade. Você pode adicionar excelentes óleos vegetais naturais à sua rotina, como azeite, argan, coco ou amêndoa doce (e muito mais). O importante é que sejam de boa qualidade e que sejam usados da forma certa, sem exageros. Também nesse caso, a experiência mostrará quanto óleo e com que frequência usá-lo. De fato, os óleos penetram na fibra capilar, nutrindo-a profundamente.
7. Melhor secar com uma toalha do que com um secador de cabelo: não. Quando molhado, o cabelo fica mais frágil e propenso a quebrar. Então esfregá-lo não é uma boa ideia. No máximo podemos estender o tempo que seguramos a toalha na cabeça, e então devemos sempre pressionar suavemente para retirar o excesso de umidade. Um bom secador de cabelo, usado com cuidado e sem temperaturas muito altas, é bom. E também aproveitar o calor do sol sempre que possível.
8. Escovar 100 vezes por dia: escovar demais o cabelo o estressa e pode quebrar ou danificar as cutículas, então faça sempre com cuidado, parando quando o cabelo estiver sem nós. Existem cabelos, como os cacheados, que não precisam disso e, para esses, até escovar quando molhados pode danificá-lo no final.
Resumindo, é sempre preciso moderação e, acima de tudo, você deve sempre conhecer as necessidades do seu tipo de cabelo (que também mudam de acordo com as estações e a idade) e escolher os truques certos.