Buracos em vasos de orquídeas: descubra este truque para fazer com que elas cresçam melhor
Muitas pessoas adoram cultivar orquídeas em casa, onde recriar as condições necessárias para seu crescimento e floração sempre exige um pouco de atenção, mas não é muito difícil. Na natureza, de fato, muitas das orquídeas que mais amamos são epífitas, por isso vivem em árvores e não com suas raízes imersas na terra como muitas outras plantas.
Entre elas está a Phalaenopsis, que é a espécie de orquídea que mais encontramos em lojas e viveiros e, portanto, entre as plantas de casa mais populares. Muitas vezes, é recomendável cultivá-las em vasos de plástico transparentes e usar o solo de envasamento certo, que é uma mistura fácil de encontrar à base de casca. Na verdade, esta é a combinação que faz com que as raízes obtenham a água necessária para a nutrição da planta sem, no entanto, permanecerem imersas nela.
Para ajudar a drenar a água e arejar o sistema radicular, no entanto, você também pode usar um truque que muitos adoram: fazer furos no vaso.
Video Tutorial via MissOrchidGirl/YouTube
Como fazer os furos: você pode usar uma tesoura pontiaguda, se não quiser esvaziar o vaso e depois replantar toda a planta; ou uma chave de fenda ou mesmo um prego de ferro comprido.
- No caso da tesoura: veja bem o ponto do vaso onde não se vê raízes, e fure o plástico com a ponta (ou pontas) da tesoura, movendo-as um pouco de modo a criar um buraco de pelo menos 2 -3 mm de diâmetro. No entanto, é mais adequado usar o outro método, principalmente se o plástico do vaso for mais duro ou se for hora de replantar.
- Com chave de fenda ou prego: esvazie o vaso e molhe a planta (essa é uma operação para fazer apenas quando precisar regar a orquídea, explicaremos como fazer mais adiante); aqueça a ponta na chama de um isqueiro ou até mesmo do fogão da cozinha e depois pressione o plástico, e o metal quente conseguirá perfurá-lo sem esforço. Use chaves de fenda não muito grossas. Em ambos os casos, primeiro decida onde fazer os furos no pote, que podem ser uma linha ou um círculo de um lado ou ambos, se o pote for maior.
As vantagens dos furos no pote:
- A água sai melhor do que o orifício de drenagem apenas na parte inferior, portanto, as raízes da planta não ficarão imersas na água, evitando o apodrecimento;
- O risco de formação de mofo entre as peças do substrato é reduzido, o que faz a orquídea durar ainda mais;
Para regar e trocar a orquídea de vaso
Ao usar esses vasos, a água fluirá mais rápido, portanto, ao regar, será necessário inserir o vaso em uma bacia de água, molhada abundantemente para que as orquídeas fiquem imersas na água por pelo menos 10 minutos (de preferência uma hora), mas se certificando de que a água atinja apenas 3/4 do vaso ou até a borda, sem nunca tocar o colo da planta. Nesse caso, você deve retirar um pouco da água e secar as folhas inferiores com algumas toalhas de papel.
Se você quiser aproveitar a oportunidade de mudar as orquídeas de vaso para fazer furos nele
- Mergulhe o novo substrato durante a noite
- Dilua 60 ml de lixívia em 2 litros de água e mergulhe o frasco e as ferramentas que irá utilizar nesta solução durante 15 minutos
- Remova o vaso e as ferramentas e lave-os bem
- Faça os furos conforme indicado
- Insira o substrato agora cheio de água e a orquídea no vaso, regue novamente e deixe escorrer a maior parte da água.
- Você colocará o pote em seu lugar quando a casca ainda estiver bem molhada, mas não sair mais água dos buracos.
Boa jardinagem!