Cobertores de crochê para bebês: inspire-se nestes modelos e faça cobertinhas adoráveis

por Roberta Freitas

15 Fevereiro 2022

Cobertores de crochê para bebês: inspire-se nestes modelos e faça cobertinhas adoráveis

Um dos objetos que sempre foram feitos com crochê são as mantas, principalmente aquelas para crianças: pequenos projetos que se adaptam perfeitamente às características de uma textura trabalhada com essa técnica. O crochê dá vida a criações que tendem a ser mais grossas e perfuradas, com uma enorme variedade de tipos de pontos que podem ser explorados.

Aqui ficam algumas ideias de mantas de bebê coloridas, mais tradicionais ou um pouco mais modernas, todas para serem feitas à mão!

Ravelry – Sweet As Honey Baby Blanket and Hat Set with Bee Applique

Ravelry – Sweet As Honey Baby Blanket and Hat Set with Bee Applique

Para o enchoval do bebê, assim como para as roupas ou móveis de seus quartos, é sempre bom escolher motivos decorativos bonitos e divertidos. Por exemplo, fazer tudo relacionado às abelhas, verdadeiras guardiãs do nosso ecossistema, pode ser adorável. Sem contar que os hexágonos são uma forma geométrica muito popular no mundo do design e, por isso, uma manta que lembra o desenho de uma colméia é muito fofa. Você também pode combinar um gorro no mesmo estilo!

Tutorial via maisieandruth.com

Tutorial via maisieandruth.com

As cobertas de crochê feitas em quadrados nunca perdem o charme, que podem ser decoradas com muitas figuras encantadoras, como o rosto de algum urso. Trabalhar um quadrado de cada vez, então, torna a realização de todo o projeto muito mais viável!

Tutorial via repeatcrafterme.com

Tutorial via repeatcrafterme.com

Esta manta de retalhos é feita com crochê afegão, que trabalha com uma técnica entre o crochê tradicional e o ponto tricô. O projeto é simples: muitos quadrados do mesmo tamanho, trabalhados com o mesmo ponto e depois unidos. Alguns deles, porém, também terão uma camada extra no centro, que é a margarida sempre trabalhada com crochê afegão! Você decide a combinação de cores mais adequada para você.

Já quando apenas um tipo de ponto é usado, para criar uma forma grande e simples, como um quadrado ou um retângulo, você pode se deliciar mais com a escolha do fio, que também pode ter uma cor só ou uma mescla com mais ou menos contrastes. Assim, um único projeto pode assumir mil aspectos diferentes e personalizados.

No crochê há muitos pontos para aprender, e alguns são escolhidos justamente por serem mais adequados para fazer mantas: são pontos mais grossos e talvez perfurados, que não ficariam bem em pequenos objetos ou roupas, mas deixam as cobertas realmente bonitas.

Por isso, na busca de inspiração também leve isso em consideração, e sempre preste atenção no tipo de fio usado: há pontos que só impressionam com uma lã ou algodão mais grosso, outros que perdem toda a beleza se não forem feitos com fios finos. Depois de entender as medidas, você pode escolher entre os muitos tons de novelos que existem!