Boina de crochê: 6 ideias para fazer bonés personalizados e confortáveis à mão
Entre os muitos tipos de chapéus existentes, a boina tem um inegável charme: tradicionalmente associado à cultura anglo-saxônica e mediterrânea, se tornou então um tipo de chapelaria verdadeiramente utilizada em todo o mundo.
Costumam ser feitas de lã ou veludo, mas também é possível replicar a sua forma trabalhando à mão em crochê: desta forma a boina se torna um gorro com linhas mais suaves, sempre equipado com uma pequena viseira. Então, trabalhando à mão, você pode escolher as melhores texturas decorativas, cores e tamanhos para ter uma boina do jeitinho que você mais gosta.
Um processo muito simples, que alterna pontos baixos e meia altura para criar uma forma com uma cúpula redonda e uma pequena viseira. Os botões nas laterais da faixa que corre acima da viseira são uma decoração típica deste tipo de boina.
Tutorial via ineeditcrochet.com
Ponto simples, baixo, meio alto: esses pontos básicos são combinados para trabalhar o que em inglês se chama Mixed Cluster Stitch, que neste caso dá vida a uma boina com uma textura um pouco mais trabalhada. A cúpula é macia e achata um pouco na cabeça, e obviamente não falta a viseira mais saliente e a faixa com botões.
Tutorial via shareapattern.com
Você pode brincar com cores diferentes e depois também procurar modelos que tenham decorações mais particulares, como essas listras em relevo que criam um movimento levemente espiralado na cúpula do chapéu. Esta boina lembra a forma de um chapéu de marinheiro.
Se você quer um gorro que tenha uma cúpula mais macia que chega até a nuca, como alguns chapéus de inverno, você pode pensar em tricotar um como este, com o ponto amendoim que dá um efeito de relevo mais evidente e é bem grosso e quente.
Outra ideia para uma versão ampla, macia e confortável de uma boina. A viseira desce muito para os lados da circunferência da cúpula, de modo a enquadrar efetivamente metade do rosto.
Uma boa ideia aproveitar a viseira em vez da faixa acima: na verdade é uma viseira mais larga do que o habitual que é fixada dos lados com os botões, virando os cantos para cima. Uma variante simples, mas impressionante, que pode ser inserida para personalizar outros modelos também.
Gostaria de fazer boinas de crochê como essas?