O que falta na sua sala para ficar linda e acolhedora? Descubra os pequenos ajustes que fazem a diferença

por Roberta Freitas

21 Fevereiro 2022

O que falta na sua sala para ficar linda e acolhedora? Descubra os pequenos ajustes que fazem a diferença

Uma vez que escolhemos as cores das paredes e os estilos e padrões de móveis, completamos a maior parte da decoração de uma sala, mas nunca termina aí. Quando começamos a vivê-la, inevitavelmente trazemos mudanças, talvez adicionamos acessórios aqui e ali que às vezes se acumulam criando mais desordem do que qualquer outra coisa. E outras vezes, porém, não percebemos que deixamos de lado alguns pontos.

Os vários cômodos da casa devem ser sempre acolhedores e agradáveis, e a sala de estar é aquela em que passaremos momentos relaxantes, sozinhos ou com convidados, então talvez ela mereça estar sempre pronta e arrumada mais do que as outras. Onde intervir para tornar esse espaço mais bonito e confortável? Aqui estão algumas dicas dos especialistas.

Disposição dos móveis

Os sofás e poltronas que vão parar nas nossas salas devem ser confortáveis, portanto nunca muito duros ou macios, mas também dispostos de forma a criar um espaço tranquilo para todos.

Considere o tempo que você quer passar lá, e se você costuma ter alguns convidados para passar tardes e noites: se o foco for a televisão, todos terão que vê-la bem, mas se você preferir mais um espaço para conversar, se certifique de que cada móvel olhe um para o outro de forma a criar um espaço inclusivo.

Cantinhos vazios

Se houver um canto da sala, mesmo próximo à entrada, que esteja vazio, insira um elemento decorativo. Desde simples molduras de parede, ou até prateleiras com um design diferente, a um vaso com uma planta (se houver luz suficiente) ou uma mesa de centro com alguma decoração.

Almofadas

Almofadas sim ou não? Certamente são objetos que agregam cores e padrões ao mobiliário geral, por isso são sempre esteticamente agradáveis ​​de se ver quando realmente combinam com o restante do ambiente. Mas quando elas são muitas e, para sentar no sofá ou na poltrona, você tem que removê-las todas as vezes, melhor tirá-las completamente. Deixe sempre apenas aquelas que realmente tornam mais confortável sentar e relaxar na sala.

Objetos de decoração

Se você tem algum armário, as prateleiras de uma estante ou outro móvel com superfície plana, se tornam o receptáculo de mil objetos que colocamos e esquecemos ali. Em vez disso, você pode decorá-las com uma composição de artigos bem estudada, sem exagerar. Assim o espaço é ocupado e não há risco de criar caos.

A mesa de centro

No centro da sala há sempre uma mesa de centro, e até mesmo sobre ela muitas vezes acabamos por colocar de tudo, mas seja qual for o modelo, nunca é legal deixá-la cheia de coisas em cima. Assim, se os convidados chegarem ou quiserem comer algo na hora, você tem onde colocar os pratos e a bandeja... que depois voltarão para a cozinha!

Luzes

Crie muitos pontos de luz para que cada área seja iluminada e que você possa selecionar quais manter acesas. Estar cercado por cantos escuros torna o espaço menos agradável, principalmente na hora de entreter alguém.

Além disso, é aconselhável sempre camuflar os cabos à vista e considerar a eliminação das cortinas nas janelas: de fato, se não houver perigo de olhares indiscretos, uma janela sem cortina faz com que o ambiente pareça maior.

Corrigir esses aspectos às vezes é tudo o que é preciso para transformar uma sala de estar!