Uma planta suculenta que parece uma rosa? Descubra esta bela planta que vem das Canárias
Um de seus nomes comuns é Mountain Rose, mas na realidade é uma planta suculenta que, na verdade, se parece com um botão de rosa, com pétalas carnudas e cor de jade.
Greenovia Dodrentalis é uma planta nativa do arquipélago tropical das Canárias, em particular da ilha de Tenerife. Outro nome científico pelo qual é chamada é Aeonium dodrantale. Seu crescimento é lento, o que a torna fácil de cuidar em ambientes fechados, desde que as condições sejam adequadas. Atinge no máximo 20 cm de altura, e as rosas atingem no máximo 6 cm de diâmetro. Saiba mais sobre esta planta lendo este artigo.
- Exposição: se você quiser cultivá-la ao ar livre, recomendamos uma posição semi-sombreada, onde elas não sejam constantemente atingidas pelo sol, mas não sejam colocadas muito no escuro. Em casa, por outro lado, será necessária uma sala iluminada. Como correm o risco de morrer se expostas ao frio intenso por muito tempo, no inverno é sempre recomendável colocá-las em um lugar abrigado, levando a planta para dentro de casa. Aliás, o inverno é a época em que elas mais crescem, então o melhor é aproveitar o seu desenvolvimento de perto.
- Solo: Como outras suculentas, elas precisam de um substrato bem drenado. Portanto, é aconselhável usar um pouco de terra misturada com perlita e também pedra-pomes, para ficar bem leve.
- Irrigação: molhe quando o substrato estiver seco, então basicamente a cada duas semanas no inverno (ou mais) e com um pouco mais de frequência nos períodos mais quentes, mas cuidado para não exagerar.
Não as plante em vasos muito grandes: na natureza, elas geralmente crescem em fendas entre as rochas, portanto, mesmo em ambientes fechados, elas não precisam de muito espaço. Você pode replantá-las, se elas crescerem muito, a cada dois ou três anos no máximo.
Além disso, as folhas mais externas na parte inferior, quando a planta já está adulta, tendem a se desprender mais do corpo principal, assumindo uma cor areia levemente rosada.
Essas plantas então produzem filhas menores, geralmente ao redor da planta original e, se você quiser, pode separá-las (sempre usando facas ou tesouras esterilizadas e com um corte limpo, sem quebrar com a mão) para criar novas mudas. Ou você pode cultivá-las todas juntas e admirar a composição que elas irão moldar por conta própria.
Você gostaria de cultivar essas plantas dentro de casa?